Intolerância alimentares

intoleranciasNa semana passada falei no “stories” do Instagram de um exame de Intolerância alimentares que fiz no fim do mês passado e saiu no fim de Maio. Fiquei surpreendida? Nem tanto! Várias coisas desagradáveis estavam acontecendo no meu organismo já há uns 10 meses: perda de cabelo sem causa aparente, manchas na barriga e estofamento abdominal e há cerca de 5 meses leves enjoos e muita retenção de líquidos (não, não estou grávida). Alimento-me bem e os exames de sangue pareciam normais. Então, o que seria?

Resolvi tomar 2 atitudes: Fazer um exame genético para alimentação e esporte (está neste link) e um exame de intolerâncias alimentares. E hoje vou falar deste último. INTOLERÂNCIA ALIMENTAR.

Primeiro, qual a diferença entre Alergia e Intolerância:

  • A alergia  (mediada por IgE) é uma reação imunológica com sintomas imediatos.
  • A intolerância ocorre devido à uma alteração enzimática onde há formação de anticorpos IgG uma hipersensibilidade retardada, sendo que os sintomas normalmente não são imediatos e muitas vezes convivemos com eles sempre e não relacionamos com a alimentação.Intolerancias e alergias alimentares

Os principais SINTOMAS de intolerância alimentar são:

  • Retenção de Líquidos
  • Dor de cabeça e/ou enxaqueca
  • Intestino irregular podendo conter presença de muco
  • Muitos gases e sensação de abdômen estufado
  • Boca amarga
  • Tonturas e zumbidos no ouvido
  • Falta de apetite pela manhã
  • Compulsão alimentar e dificuldade de emagrecer
  • Imunidade suprimida
  • Cansaço e desânimo
  • Acne
  • Queda de cabelo
  • Dores no corpo
  • Insônia ou sensação de sono incompleto
  • Queratose pilar (bolinhas ásperas no braço ou pernas)
  • Rinite, sinusite, excesso de muco

Eu fiz, na minha Nutricionista, um exame de sangue que quantifica anticorpos IgG para 221 alimentos. E tenho intolerância a alimentos saudáveis como a clara de ovo (eu comia 4 ovos por dia), milho e castanha do Pará (estão todas na imagem abaixo).intolerancias vania

E agora? Cortei todos os alimentos que me fazem mal e após 21 dias: meu sono voltou a ser “de bebe”, perdi 3kg (acredito que de líquidos), o meu cabelo parou de cair e estou com mais energia. Acordo super bem disposta e ativa. Sem aquela preguiça de querer ficar na cama “só mais 5minutos”.

A minha nutricionista também reforçou os meus probióticos para que estas intolerâncias diminuam. E vou continuar 100% sem estes alimentos, pelo menos por enquanto, enquanto o meu corpo desinflama por completo.

As intolerâncias nunca vão sumir (ao contrário das alergias) mas a clara de ovo precisa baixar um pouco (estava super alta, acima do máximo) mas, daqui a uns meses já vou poder consumir, de vez em quando. No entanto, conhecendo-me como me conheço, acho que já a exclui do meu cardápio até porque também descobri que o meu corpo tem tendência à inflamação – mas isso é assunto para o exame de DNA- #cdfPelaSaude.

Como podemos ver a alimentação é algo muito particular. Só porque um alimento é visto como “saudável” não significa que ele seja saudável para você. Para mim a clara do ovo é um veneno, uma “kriptonita” que estava atacando o meu sistema imunológico e causando inflamações.

E quais os benefícios de retirar tais alimentos? Mais SAÚDE por diminuir processos inflamatórios. A causa da maior parte das doenças, incluindo o câncer. E ela é o nosso maior bem 🙏

Beijinhos e muita saúde,

vania castanheira

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

15 Comentários to “Intolerância alimentares”

  1. 18 de março de 2020 às 21:50

    Depois Que começamos a seguir a dieta corretamente cortando as coisas que não podemos comer, com quanto tempo para o inchaço?

  2. Alexandre
    27 de setembro de 2019 às 00:54

    Fiz o meu e fiquei muito chateado e procurando na internet assuntos relacionados eu vi o seu e exatamente os mesmos alimentos nem mais nem menos deram igual,isso me deixa mais confuso ainda. Não sei se acredito ou não nisso.

    • 3 de outubro de 2019 às 14:42

      Olá Alexandre,
      sério? Ja vi o resultado de vários exames e todos eles diferentes. Você chegou a fazer a dessensibilização, para testar como se sente?
      Um abraço,
      Vânia

  3. Barbara Cleide dos Santos
    1 de julho de 2019 às 18:01

    Por favor, me informe o telefone e/ou endereço de onde fazer esse exame. Sou de São Paulo e meu Watts SAP é 997559353.

  4. AMANDA DORIS RUIZ
    26 de novembro de 2018 às 12:20

    Oi, tudo bom? Você poderia passar o contato da sua nutri?
    Sou de São Paulo, caso ela seja tbm…
    Beijo

  5. Maiara Santos
    14 de setembro de 2018 às 22:18

    Olá Vânia, gostaria de saber como está a sua vida hoje depois de realizar o teste, se continua sem os efeitos colaterais, se voltou a consumir algum alimento. Meu médico pediu para eu fazer esse exame, tenho muito inchaço, gases, estufamento… mas muitos falam que este teste não tem comprovação científica, não funciona. Por isso procuro a opinião de alguém que o fez! Obrigada, abraço!

    • 22 de outubro de 2018 às 16:00

      Olá Maiara,
      este teste foi maravilhoso para a minha vida. MElhoraram os sintomas. Alguns alimentos consumo de vez em quando mas nao fazem mais parte do meu dia a dia.
      Um abs

Escreva um comentário

*