Triplo Negativo

A identidade de um câncer é bem mais complexa do que imaginamos. Não temos “apenas” um Câncer de Mama. Dentro do tipo de câncer, existem vários sub-tipos, várias características que formam a identidade de cada caso. Já falamos aqui de uma das identidades do meu tumor, cujo resultado veio do Anatomopatologico (neste post). Este diagnostica a doença e estabelece o estadiamento do tumor.

No entanto, isto não é suficiente. O que classifica o subtipo molecular do tumor é a análise Imuno-histoquimica (feita em laboratório). Um processo para verificar se o tumor tem algumas proteínas (HER2, Ki-67, p53) e se é receptor a alguns hormônios (estrógeno e progesterona). A maior parte destes subtipos moleculares de câncer de mama são positivos para os hormônios femininos (estrógeno e progesterona) e/ou para a proteína HER2. Quando estes são positivos as mulheres ficam muito tristes, no inicio, pois além da quimioterapia, têm que tomar o Herceptin (administrado da mesma forma que a quimioterapia convencional mas não tem efeitos colaterais) e têm que fazer hormonoterapia, através de um comprimido oral diário durante 5 anos. As mulheres ficam tristes mas na verdade deveriam ficar felizes. Isto porque a origem do câncer delas é detectada e “facilmente” tratada.

E quanto aos outros, que não são positivos para estes hormônios e/ou proteínas?! Sobram cerca de 10/20% que são negativos aos três e têm a origem do câncer desconhecida. Pode dar-se o caso de, por exemplo, tal como a Angelina Jolie, terem o gene do câncer de mama, o BRCA1 e o BRCA2. Ou seja, um tratamento menos demorado não significa que o caso é mais simples. Antes pelo contrário. E porque falo tanto disto?! E porque sei eu tão bem?! Porque este é o meu caso. O meu subtipo molecular de câncer é TRIPLO NEGATIVO. Faço parte dos raros 10/20%!! Oh sorte! Vou começar a jogar na Megasena!!

cancer_TRIPLO_NEGATIVO

Como resultado, o indicado é fazer o exame de sangue que me diz se tenho o tal gene, o BRCA1 e o BRCA2 (a probabilidade de o ter é de 5% mas tenho que fazer). Ainda não o fiz porque, no Brasil, custa R$7mil e o convênio médico não cobre. Felizmente vai cobrir a partir de dia 2 de janeiro, diz a ANS (Agência Nacional de Saúde). Vou fazer e já sei que atitude tomarei caso seja positivo (fica para outro post).

E quais as consequências deste tipo de tumor? Além de não se saber a origem, é um tumor mais agressivo, tende a crescer mais rapidamente (o que explica o seu aparecimento em um mês), tem mais probabilidades de dar metástases (aparecer em outros órgãos), tem maior chance de voltar a aparecer (recidiva) e não existem tratamentos específicos, além de uma quimioterapia agressiva (e radioterapia).

Aqui, enfatizo uma vez mais o que desenvolvi no post “O câncer da Alma”. Acredito que não tenho o gene porque atribuo a origem do meu câncer ao emocional e isso não pode ser cientificamente comprovado. Não vou deixar de fazer o exame por uma “simples” crença. Sigo todas as recomendações do meu médico e continuo levando a minha vida com tudo o que aprendi e seguindo os meus instintos, sem medo de viver. Vivo com muita garra e com muita vontade! Afinal eu só quero, o que todos querem e só busco o que todos buscam: a felicidade!

Agende uma sessão e dê um novo significado à doença e à sua vida. Marque a primeira sessão gratuita:vania castanheira Medical Coach

 

Siga também: 
Instagram e Twitter @minhavidacomigo 
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo 
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

203 Comentários to “Triplo Negativo

  1. 12 de outubro de 2019 às 16:31

    Após uma cirugia de vesícula e com tratamento po depressão e síndrome do pânico na troca de antidepressivo emagreci muito e até pensei que fosse essa a causa .Mas JÁ em casa em recuperação da cirugia , passei a mão em Minha e senti um nódulo, e desde de então passando por vários fine e masto sempre o mesmo diagntico que não era nada ainda falei para o masto mas minha brisd está aumnetado ja e categoria 3 não é necessário fazer uma biopsia ele então me disse so caso dose brids 4 .Não gostei e não voltei , no 6 meses fiz a mamografia e em outro masto levei ele me disse isso não é nada mesmo eu falando que sentia dor,ele me vira e diz que bom isso é sinal que não e câncer, mas Deus sempre envia anjo foi quando passei em uma masto que conhecia minha irmã na Santa Casa onde realizei aa core e ai meu chão se abriu.Agora ja convidados exames realizado à esperando a liberação da quimio vou fazer 4 sessões da Vermelha e 3 brancas para retirar o quadrante da mama .

  2. Ana
    25 de julho de 2018 às 18:36

    Escrevo para dar esperanca a todas vcs!Meu caso tb foi triplo negativo vitorioso á 19 anos atras!!Fiz uma quadrantectomia,quimio e radio.Tinha 37 anos!Forca,pq o tratamento acaba e A VIDA CONTINUA!!!Forca e muito carinho a todas vcs!!! Bjssss

  3. Sabrina Gurgel Amaral Souto
    9 de março de 2018 às 17:19

    Também acabo de receber esse diagnóstico, tenho muita fé em Deus! Mas não está fácil…. Obrigada por compartilhar sua experiência! Que Deus possa estar sempre conosco e que possamos esperar nele!
    Beijos!!!!!!

  4. Valesca
    16 de novembro de 2017 às 16:02

    Lindo teu post!Triste realidade…
    Tuas palavras são fortes e verdadeiras. Deus está contigo, então você já está sendo uma vencedora. Não desista da tua felicidade!
    Minha mãe já está no seu 3 caso de câncer, dois de mama, e um recidivo agora. Esta na luta também, o que importa é não desistir de viver! VIVA cada dia como se fosse o último, assim você vai passar bem rápido pelo tratamento.Curta a vida, dance, chore, sorria! Não é fácil não, eu acompanhei todos os casos da minha mãe, esse é mais complicado, mas sei que Deus irá salva-lá novamente.
    Deus te guie, te de suporte.
    Abração!

  5. Telma barbosa
    17 de julho de 2017 às 21:25

    Boa noite foi me diagnostificado cancro da mama um triplo negativo do qual entrei em desespero por aquilo que li entretanto ja tou a fazer quimio ja vou na 3 ja me cumeçou.a cair o cabelo e eu rapei custou um bocado agora vou me avituando aos poucos ja fiz o exame da genetica do qual ainda não sei o resoltado pesso a deus que nao de possitivo mas tenho que aguardar pelo resoltado mas tenho força e fé obrigada e força besta luta que passamos

    • tania mendes
      18 de julho de 2017 às 14:08

      Querida, tenha fé. O tratamento é penoso, mas chega ao fim um dia. Assim como os cabelos nascerão. É só uma fase em sua vida e nas demais que aqui estão. O que importa é vencer o tumor.Minha mãe já está na segunda fase do tratamento, fez as quimioterapias e a cirurgia da retirada da mama, retornaremos amanhã para a continuidade. A vitória está próxima de todos nós. Fé, foco e força no Pai Maior. Luz, amigas guerreiras

    • Natalia Gomes
      19 de outubro de 2017 às 19:45

      Olá! Espero q esteja a correr td bem! Eu só quero deixar o eu testemunho, caso de sucesso já há 9 anos. Cancro da mama, triplo negativo, com mutação genética BRCA2. Fiz quimio, mastectomia bilateral, reconstrução. Não foi fácil, mas superei! Como acredito que vá superar tb! Eu tinha 34 anos. Coragem! Um passo de cada vez, que o caminho pode ser longo, mas compensa! Bjinho grd e td de bom! Acredite!

      • Maria Angelica
        30 de outubro de 2017 às 03:56

        feliz por.ouvir o primeiro testemunho de câncer triplo negativo
        onde vc se tratou?
        quais tratamentos fez?
        muito feliz mesmo

        • Sílvia Leticia
          25 de março de 2018 às 22:27

          Angelica, apesar de muito desânimo com relação ao diagnóstico do triplo negativo eu sou o testemunho vivo disso. Tive câncer de mama triplo negativo há 11 anos com a idade de 31 anos. Ah, tenho suas amigas com esse mesmo tempo.

      • Goretti
        7 de dezembro de 2017 às 08:50

        Fico muito feliz por vc, ontem recebi esse diagnóstico estou sem chão. Mas estou feliz pelo seu testemunho vc me deu esperança.

      • 5 de março de 2018 às 20:46

        Natalia, onde vc fez o tratamento?? Qual foi a conduta médica?
        jumolinaa@yahoo.com.br

Escreva um comentário

*