O câncer da alma

Parece bobagem à primeira vista mas pode não ser. Devemos parar para repensar nosso estilo de vida. Vivemos num mundo “doente” e que nos obriga a andar a um ritmo acelerado e mecânico. As exigências são muitas e vêm de todos os lados: sucesso profissional, pessoal, físico, familiar, etc. Temos que ser o melhor dos melhores e em todas as áreas da nossa vida. Será que tem que ser mesmo assim?!

Temos que provar tudo isto a nós mesmos?! E pior, aos outros?! A sociedade em que vivemos estimula a que nos tornemos os nossos maiores inimigos. Exigimos demais de nós. E qual a consequência disto tudo?

Há 2 anos (antes da descoberta do câncer e durante aquele período chatinho da minha vida) que os meus exames de sangue acusavam ter um nível elevadíssimo de cortisol (o hormônio do stress). Fui no cardiologista e na endocrinologista e nada…ninguém descobria porquê. Então, adotei o cortisol como “bicho de estimação” que vivia dentro de mim. Quando ficava mais estressada com alguma coisa dizia que estava a alimentar o meu “bichinho”. E logo aliviava a pressão e até me ria. Quase nunca extravasei os meus momentos estressantes, frustrantes. Guardei para mim. Acontece que este “bichinho de estimação” é uma substância inflamatória. O estado emocional que faz aumentar o cortisol, também altera a secreção de noradrenalina. Estes 2 hormônios, de nomes esquisitos, preparam o organismo para lesões que este possa sofrer. Até aqui tudo bem. O pior é que, ao mesmo tempo, também agem como “fertilizantes” de tumores cancerígenos, latentes ou já ativos. E esta, hein?! Pois é! Então, o que podemos fazer para ficar longe desta doença que mata milhões?! Vamos esperar o azar bater à porta? Nanani nananão! Podemos fazer a nossa parte e de formas bem acessíveis. Isto não nos livra a 100% mas ajuda a prevenir.

Alimentação – infelizmente a nossa dieta ocidental é cheia de toxinas pró-inflamatórias. Os piores venenos que ingerimos são: açucares refinados (de cana, beterraba, branco, xarope de milho, frutose, etc.), farinhas refinadas brancas (pão, massa e arroz branco),  óleos vegetais (feijão de soja, girassol, milho e gorduras trans). Estes 3 venenos alimentam diretamente o câncer e não nos trazem nada de nutritivo (nada de minerais, proteínas, vitaminas ou de Omega-3). Trazem apenas aquela satisfação…comer um chocolate ao leite segrega serotonina e por isso dá um prazer desgraçado. O melhor é substituirmos pelo cacau 70%. :/ . Não precisamos ser radicais mas devemos aprender, pelo menos, qual o melhor horário para ingerirmos estas coisinhas gostosas. (Em outro post, claro!) _MG_0028-42º Encontrar um Equilíbrio Emocional – ui! A parte mais difícil mas não impossível. E cada um tem a sua receita. Meditação? Yoga? Tai-chi? trocar tarefas do nosso dia por atividades que nos dão prazer? Pisar os pés na areia, fechar os olhos e respirar o mar? Religião? Não existe a fórmula secreta. O que importa é encontrarmos um equilíbrio entre a nossa rotina e o nosso “eu” interior e, assim, conseguirmos alcançar um estado psíquico calmo. Não devemos esconder nossos medos, nossas vergonhas, nossos fracassos, nossos sentimentos de impotência. Devemos partilha-los com alguém. Isto traz emoções positivas, satisfação e mesmo alegria. _MG_0003-5Atividade Física – O nosso corpo tem esta necessidade e muitas vezes temos a mania de não o ouvir. A prática regular de exercícios melhora a imunidade, o humor e a autoestima pois produzem endorfina. Desta forma, ajuda a combater depressão, a ansiedade e o ganho de peso. Não precisam ser exercícios intensos. Precisam sim ser regulares. 30/40minutos de 3 vezes a 5 vezes na semana. _MG_0010-5Um estudo do INCA (Instituto Nacional do Câncer) em parceria com o WCRF (Fundo Mundial de Pesquisa Contra o Câncer) diz que evitar a obesidade através de exercícios e alimentação saudável pode prevenir cerca de 20% o risco de ter câncer. Cool! Estes 3 assuntos serão desenvolvidos em outros posts :) . Há coisas super interessantes para falar deles. Uma das minhas atividades favoritas é soltar o esqueleto e dançar…Lose myself to dance…. E com este vídeo, ao ritmo dos anos 70, desejo um ótimo fim de semana a todas as “carequinhas” e a todos os “cabeludos”. Muito sol, muita natureza e muitos sorrisos.

Fontes: Servan-Schreiber, David, “Anticâncer”; INCA; Thompson R. et al. Preventing cancer: the role of food, nutrition and physical activity. J Fam Heath Care 2010

 

 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

25 Comentários to “O câncer da alma

  1. 6 de abril de 2015 às 17:57

    Ah na msg que perguntei sobre os lenços esqueci de dizer, com cabelo ou sem cabelo vc é super bonita, e transmite uma energia muito positiva. Espero que tenha se recuperado plenamente!
    Gloria Góes

  2. graça
    21 de dezembro de 2014 às 09:46

    ola, adorei ler o seu livro,infelizmente eu neste momento estou a caminho da terceira secao de quimio não com o mesmo tipo de cancro do seu, mas com um linfoma b. No dia 27 de setembro caiu me o mundo em cima ao receber a noticia, mas levantei cabeça e para a frente é que é caminho e cá estou eu sempre de sorriso na cara ;);) bjs

Escreva um comentário

*