Triplo Negativo

A identidade de um câncer é bem mais complexa do que imaginamos. Não temos “apenas” um Câncer de Mama. Dentro do tipo de câncer, existem vários sub-tipos, várias características que formam a identidade de cada caso. Já falamos aqui de uma das identidades do meu tumor, cujo resultado veio do Anatomopatologico (neste post). Este diagnostica a doença e estabelece o estadiamento do tumor.

No entanto, isto não é suficiente. O que classifica o subtipo molecular do tumor é a análise Imuno-histoquimica (feita em laboratório). Um processo para verificar se o tumor tem algumas proteínas (HER2, Ki-67, p53) e se é receptor a alguns hormônios (estrógeno e progesterona). A maior parte destes subtipos moleculares de câncer de mama são positivos para os hormônios femininos (estrógeno e progesterona) e/ou para a proteína HER2. Quando estes são positivos as mulheres ficam muito tristes, no inicio, pois além da quimioterapia, têm que tomar o Herceptin (administrado da mesma forma que a quimioterapia convencional mas não tem efeitos colaterais) e têm que fazer hormonoterapia, através de um comprimido oral diário durante 5 anos. As mulheres ficam tristes mas na verdade deveriam ficar felizes. Isto porque a origem do câncer delas é detectada e “facilmente” tratada.

E quanto aos outros, que não são positivos para estes hormônios e/ou proteínas?! Sobram cerca de 10/20% que são negativos aos três e têm a origem do câncer desconhecida. Pode dar-se o caso de, por exemplo, tal como a Angelina Jolie, terem o gene do câncer de mama, o BRCA1 e o BRCA2. Ou seja, um tratamento menos demorado não significa que o caso é mais simples. Antes pelo contrário. E porque falo tanto disto?! E porque sei eu tão bem?! Porque este é o meu caso. O meu subtipo molecular de câncer é TRIPLO NEGATIVO. Faço parte dos raros 10/20%!! Oh sorte! Vou começar a jogar na Megasena!!

cancer_TRIPLO_NEGATIVO

Como resultado, o indicado é fazer o exame de sangue que me diz se tenho o tal gene, o BRCA1 e o BRCA2 (a probabilidade de o ter é de 5% mas tenho que fazer). Ainda não o fiz porque, no Brasil, custa R$7mil e o convênio médico não cobre. Felizmente vai cobrir a partir de dia 2 de janeiro, diz a ANS (Agência Nacional de Saúde). Vou fazer e já sei que atitude tomarei caso seja positivo (fica para outro post).

E quais as consequências deste tipo de tumor? Além de não se saber a origem, é um tumor mais agressivo, tende a crescer mais rapidamente (o que explica o seu aparecimento em um mês), tem mais probabilidades de dar metástases (aparecer em outros órgãos), tem maior chance de voltar a aparecer (recidiva) e não existem tratamentos específicos, além de uma quimioterapia agressiva (e radioterapia).

Aqui, enfatizo uma vez mais o que desenvolvi no post “O câncer da Alma”. Acredito que não tenho o gene porque atribuo a origem do meu câncer ao emocional e isso não pode ser cientificamente comprovado. Não vou deixar de fazer o exame por uma “simples” crença. Sigo todas as recomendações do meu médico e continuo levando a minha vida com tudo o que aprendi e seguindo os meus instintos, sem medo de viver. Vivo com muita garra e com muita vontade! Afinal eu só quero, o que todos querem e só busco o que todos buscam: a felicidade!

Agende uma sessão e dê um novo significado à doença e à sua vida. Marque a primeira sessão gratuita:vania castanheira Medical Coach

 

Siga também: 
Instagram e Twitter @minhavidacomigo 
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo 
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

203 Comentários to “Triplo Negativo

  1. Wanda Annibal
    5 de dezembro de 2016 às 21:59

    Olá,minha sobrinha foi diagnosticada com triplo negativo, faz 31 dias que fez a biopsia, e 10 que saio o imuno histoquimico, ela está em desespero porque ainda não começou o tratameto, ela é de Manaus, mais veio para sp fazer tratamento aqui pelo sus, na quarta feira dupassamos na secretaria da saude, onde eles iriam encaminhar os exames dela oara o icesp, falou para aguardar 7 dias que eles entrariam em contato, quanto tempo que vc começou o tratmento depois do diagnostico?

  2. Rafael Pereira da Silva
    10 de julho de 2016 às 03:23

    Olá Vânia tudo bem?
    Li sua história e também os comentários das outras mulheres aqui e vim relatar um pouco da história da minha irmã para vocês.
    Bom o nome dela é Nivia e ela fez 40 anos esse ano , a quase 1 ano descobriu ter câncer de mama com o mesmo tipo do seu.
    Ela desenvolveu metastase cerebral , e descobrimos por causa de uma pequena crise de epilepsia que ela teve no trabalho. Levamos a vila e descobrimos a metastase cerebral e pra nossa surpresa não era apenas uma e sim duas , ela operou a maior e a pequena estamos tentando queima com a radioterapia e ela continua com a quimioterapia para o tumor de mama e agora com pequenas metástases no fígado.
    No começo ela lutava muito bem , estava reagindo super bem aos tratamentos tanto que dirigia e continua sua vida ativa porém depois da cirurgia da metastase cerebral ela não dirigiu mais por ordens médicas e desde então só fica em casa , só sai para ir a quimio ou quando praticamente obrigamos ela a sair . Se não for pedir muito , peço que entre em contato conosco e venha fazer uma visita a ela . Conte um pouco sobre sua experiência , sobre como tenta vencer todos os dias , porque você é um exemplo.
    Moramos em São José dos Campos também.
    Aguardo sua resposta
    Beijos

    • 12 de julho de 2016 às 15:19

      Olá Rafael,

      deve estar sendo dificil para vocês este momento. Mande um email para mim vania@minhavidacomigo.com
      Um grande beijinho para todos vocês,
      Vânia

    • Jessyca Benites
      15 de agosto de 2016 às 20:40

      Olá vi o comentario e vim contar um pouco do meu caso, tenho 27 anos e fui diagnosticada com cancer de mama invasivo triplo negativo com micro metástases no fígado, o que tenho aprendido de tudo isso após 5 meses de quimioterapia? Vamos viver intensamente o quanto podemos não se deixe abalar afinal somos muito mais que esta doença e não será ela que irá me por limites acredito infinitamente em Deus e nada é por acaso vivo intensamente e esse é o segredo não se deixar abalar. Espero ter ajudado um pouquinho se quiserem entrem em contato ficarei feliz em ajudar!

  3. 9 de maio de 2016 às 19:10

    Oi o câncer que fui diagnosticada é triplo negativo estou fazendo as quimioterapia e depois cirurgia já faz quanto tempo que vc terminou o tratamento. E SE VC VOLTOU A ROTINA NORMAL.

  4. 23 de fevereiro de 2016 às 23:48

    Querida bom dia! Fui diagnnostica em setembro 2015 e fiz mastectomia total com retirada da linfo e terminei 4 quimio vermelhaa e 12 brancas e vou ter uma entrevista com o Radioterapeutapois tenho que fazer 20 seccoes e depois 5 anos de hormonioterapia. Gostaria de saber se vcs se na sua quimio vcs tiveram aumento de peso? e qual a alimentacao que vcs fazem para manter o peso equilibrado e se existe restricao.
    Bjus a todas e forca e fé para todas nós.
    celeste

    • Lúzia
      14 de abril de 2016 às 04:09

      Oi Maria aumentei um kilo por mês durante a vermelha a nutricionista passou uma dieta mais estava engordando mais. As suas quimioterapia branca deu algum tipo de reação?
      Z

      • 15 de abril de 2016 às 11:20

        Olá Lúzia,
        durante a quimio branca eu inchei mais por conta dos corticoides. A minha sugestao é que reduza o consumo de sal e de açucar pois acumulam mais liquidos. Que bom que está fazendo acompanhamento com nutricionista. É muito importante.
        Beijinhos

    • Maria Carvalho de Souza
      19 de abril de 2016 às 12:15

      Eu tive câncer de mama esvaziamento axilar 3fonolo fiz 4sessão de quimioterapia vermelha e4 Branca eu tomei muita água de cocô suco naturalsopa de inhame fazia suco de frutas verduras alguns legumes e carne Branca tirei de letra a quimioterapia só fiquei careca e um pouquinho cansada só isso estou na17 sessão de Rádioterapia só vermelho um pouquinho mais usei um gel de aloe vera que acc da e fico em casa sem camiseta para ventilação também creio em Deus vai dar tudo certo nunca devemos desistir dos nossos sonhos esperança o câncer que tive é carcinoma ductal infiltrante vou tomar tamoxifeno 5anos mais eu agradeço a Deus primeiramente depois agradeço a equipe maravilhosa que Deus coloco no meu caminho equipe de Marília Deus abençoe a todos amo vocês beijos a todas espero ter ajudado aalguém porque escrever me ajudou muito

      • 24 de abril de 2016 às 18:47

        Olá Maria,
        Obrigada por compartilhar a sua historia. Escrever sobre o que nos vai na alma e o que acontece conosco é uma verdadeira terapia, faz milagres e faz parte do processo de cura de muita gente. Sempre que puder escreva :) Um grande beijinho e desejo muita saúde e aprendizados positivos na sua vida, com muito amor e sempre muita gratidão :*

  5. Neide Ravagnani
    10 de fevereiro de 2016 às 19:08

    Tenho 62anos tive ca mama em 2001 e em 2014 apareceu um tumor no iliaco com pontos de metastase mas vértebras gostaria de trocar experiências com quem esteja com o mesmo problema estou tomando anastrozol e 1comprimido por dia e zometa de 28em 28 dias

Escreva um comentário

*