Goretti Almeida – Histórias que inspiram #52
A História que Inspira desta semana vem de Portugal. A Goretti tem 38 anos e é cabeleireira desde os 15. O grande sonho dela sempre foi (e continua sendo) ser mãe. A busca por uma condição financeira mais estável a fez adiar este sonho até Março de 2014, quando decidiu que tinha chegado a hora.
Foi então fazer os exames de rotina para ver se estava tudo ok para dar o próximo passo: engravidar. “Foi aí que a minha vida virou completamente do avesso”, como ela diz. Um nódulo na mama apareceu e seguiram-se as biópsias, os resultados e….o diagnóstico. Carcinoma invasor grau 2. “Não consegui fazer uma única pergunta. Nem eu nem o meu namorado/companheiro (o meu “tigo”).”
Atordoada com aquela consulta em que o médico deu 2 opções (mastectomia radical ou quadrante) mas sem explicar os prós e os contras de cada uma delas, resolveu pedir uma 2a opinião. Desta vez não no IPO mas na Ordem Trindade do Porto. Depois de 1h30 de consulta e de saber exatamente o que iria acontecer com ela (uma cirurgia conservadora em que iria retirar um quadrante da mama e reconstruir de imediato, com o seu próprio músculo dorsal), ficou mais tranquila e pronta para enfrentar a fase que estava só começando.
E assim foi, no mês seguinte fez a cirurgia e o maldito “bichinho” já tinha se espalhado para 3 linfonodos. Consequência? Fez fertilização de embriões e depois 6 quimioterapias vermelhas e mais 30 radioterapias. E agora está na hormonoterapia por mais 5 anos. A esperança e a fé da Goretti dizem outra coisa, contrária ao protocolo do tratamento: “tenho esperança de poder interromper ao fim de dois anos para tentar engravidar, e depois retomar”. E como a nossa cabeça comanda a nossa vida e a nossa saúde, só nos resta acreditar e torcer para que assim seja. Esperamos ouvir noticias da Goretti, daqui a 2 anos, dizendo que está esperando um lindo bebê.
Muita vida com muita saúde!
Goretti Almeida 38 anos, União Estável Câncer de mama Santa Maria da Feira – PortugalParticipe também! Qual é sua história? O que faz vibrar seu coração? O que te dá força? Conte para mim, conte para nós….AQUI.
Também quero histórias de homens! Se quiser conhecer as outras histórias, já publicadas, basta clicarAQUI, nasHistórias que Inspiram.
Olá, Goretti!
Minha história é muito parecida com a sua, principalmente o desejo de um dia me tornar mãe.
Torço muito para que um dia você receba esse presente de vitória. Que Deus ilumine seu caminho!
Um abraço!