Radioterapia

A Radioterapia, “microondas”, como carinhosamente a apelidei, é dos tratamentos mais estranhos que fiz. Não dói, não sinto nada. Deito-me durante 3 minutos numa máquina e…..puff…já está! É um género de Raio-X. Comecei no dia 10 de Setembro e vou até dia 21 de Outubro. O objetivo da radio é destruir ou inibir as células doentes do organismo. Ela é feita de forma isolada. No meu caso, apenas na mama e arredores. Pega um pouquinho de outros órgãos, tais como coração e pulmões, o que pode ser um pouquinho chato futuramente, mas ainda é inevitável. Alguns hospitais têm um aparelho de radioterapia que consegue calcular até a respiração dos pacientes para que não afete mais nenhum órgão. No entanto, ainda não há indicação para o usarem nos casos de câncer de mama. Etapas da Radioterapia (após consulta médica para avaliação):

  1. Simulação – como o próprio nome diz, fase de simular as condições do tratamento e definir o campo de radiação (área a ser irradiada). Primeiro moldei um colchão com o meu formato, da cintura para cima, para que fique na melhor posição possível para receber o tratamento. Com a ajuda de radiografias marcam-se os locais que vão direcionar as aplicações do tratamento. São 3 tatuagens definitivas (pintinhas), feitas com nanquim. Para além das “tattoos” definitivas fazem, a caneta, uma cruz que pega do pescoço ao abdômen e de uma ponta das costelas à outra. E também um circulo em volta da área a ser tratada (mama esquerda). Saí de lá toda pintalgada!!
  2. Planejamento – Os cálculos obtidos da fase acima ditam as doses diárias a serem administradas e o período de administração. Por isso, é necessário testar e, ver também, se encaixamos exatamente no colchão. Esta etapa inclui 2 sub-etapas:
    1. Tomografia (o exame permite fazer imagens “fatiadas” da mama e assim, o médico delimita o campo de tratamento e os órgãos sadios que devem ser protegidos da radiação);
    2. Setup (último teste para ver se está tudo ok)
  3. Radioterapia – no meu caso 30 sessões. Uma sessão por dia, de Segunda a Sexta-feira. 6 semanas de tratamento. Dão um avental azul e uns sapatinhos. Na sala só podemos entrar com aquilo e com a parte de baixo da roupa normal.

IMG_00000659 Em todas as etapas somos “pintalgadas”. Haja lençóis para aguentarem tantas lavagens. Mancho roupa de vestir, de cama…tudo :) Dica importante, a pessoa, após a uma sessão de radioterapia, não fica radioativa!!! A radiação só está ativa no momento do tratamento e no local irradiado. Portanto, não tem problema abraçar, beijar, estar….com pessoas após o tratamento, incluindo grávidas e crianças. No próximo post vou dar dicas de alimentação, durante o período da radioterapia e os cuidados a ter com a pele. Muitos raios de luz e de sorrisos radioativos :).

 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

23 Comentários to “Radioterapia

  1. Antonia Maria Vieira da Silva
    28 de outubro de 2017 às 23:15

    Ola terminei minha quimioterapia dia 27/10/17 estou muito queimada nao consegue retirar as marcacoes tetei mais me feriu o que fazer?

  2. Ramalho
    1 de junho de 2017 às 22:07

    Vânia minha mãe vai começar a radioterapia, já fizeram a simulação (as marcas), a dúvida nossa é como tomar banho e tratar com creme a área da radiação sem apagar as marca? parabéns pelo seu site, um abraço

  3. Daniela
    30 de janeiro de 2017 às 21:12

    Hj foi meu 1 dia no microondas rsss….estou com muitooo medo…mais bora lá…vc acalma com suas palavras..bjs

    • 31 de janeiro de 2017 às 14:13

      Bom bronzeamento Dani. Quando você menos esperar, acabou! Lembre-se de tomar os cuidados mesmo quando parecer que não tem nada. Assim a recuperação é muito mais rápida.
      beijinhos

Escreva um comentário

*