Radioterapia

A Radioterapia, “microondas”, como carinhosamente a apelidei, é dos tratamentos mais estranhos que fiz. Não dói, não sinto nada. Deito-me durante 3 minutos numa máquina e…..puff…já está! É um género de Raio-X. Comecei no dia 10 de Setembro e vou até dia 21 de Outubro.

O objetivo da radio é destruir ou inibir as células doentes do organismo. Ela é feita de forma isolada. No meu caso, apenas na mama e arredores. Pega um pouquinho de outros órgãos, tais como coração e pulmões, o que pode ser um pouquinho chato futuramente, mas ainda é inevitável. Alguns hospitais têm um aparelho de radioterapia que consegue calcular até a respiração dos pacientes para que não afete mais nenhum órgão. No entanto, ainda não há indicação para o usarem nos casos de câncer de mama.

Etapas da Radioterapia (após consulta médica para avaliação):

  1. Simulação – como o próprio nome diz, fase de simular as condições do tratamento e definir o campo de radiação (área a ser irradiada). Primeiro moldei um colchão com o meu formato, da cintura para cima, para que fique na melhor posição possível para receber o tratamento. Com a ajuda de radiografias marcam-se os locais que vão direcionar as aplicações do tratamento. São 3 tatuagens definitivas (pintinhas), feitas com nanquim. Para além das “tattoos” definitivas fazem, a caneta, uma cruz que pega do pescoço ao abdômen e de uma ponta das costelas à outra. E também um circulo em volta da área a ser tratada (mama esquerda). Saí de lá toda pintalgada!!
  2. Planejamento – Os cálculos obtidos da fase acima ditam as doses diárias a serem administradas e o período de administração. Por isso, é necessário testar e, ver também, se encaixamos exatamente no colchão. Esta etapa inclui 2 sub-etapas:
    1. Tomografia (o exame permite fazer imagens “fatiadas” da mama e assim, o médico delimita o campo de tratamento e os órgãos sadios que devem ser protegidos da radiação);
    2. Setup (último teste para ver se está tudo ok)
  3. Radioterapia – no meu caso 30 sessões. Uma sessão por dia, de Segunda a Sexta-feira. 6 semanas de tratamento. Dão um avental azul e uns sapatinhos. Na sala só podemos entrar com aquilo e com a parte de baixo da roupa normal.

IMG_00000659

Em todas as etapas somos “pintalgadas”. Haja lençóis para aguentarem tantas lavagens. Mancho roupa de vestir, de cama…tudo :)

Dica importante, a pessoa, após a uma sessão de radioterapia, não fica radioativa!!! A radiação só está ativa no momento do tratamento e no local irradiado. Portanto, não tem problema abraçar, beijar, estar….com pessoas após o tratamento, incluindo grávidas e crianças.

No próximo post vou dar dicas de alimentação, durante o período da radioterapia e os cuidados a ter com a pele.

Muitos raios de luz e de sorrisos radioativos :).

!--NoAds--

17 comentários Radioterapia

  1. Olá Vânia
    Tenho acompanhado se blog e ele tem sido muito útil, esclarecedor e animador, pois levanta nosso astral.
    Só por curiosidade eu gostaria de saber onde você fez sua radioterapia.
    Um grande beijo
    Risoleta

  2. Eu em 19/03/2010 descobri um tumor na cabeça,depois de três crise fortíssima de dor de cabeça(parecia que tinha um balão )todas fui parar no pronto socorro.Fiz outros exames necessário fiz cateterisno tudo para estudar e impedir danos maiores.No dia 04/06/2010 fiz a cirurgia,com a graça de Deus estava tranquila.Retirado o meningioma com 25 gr. em seguida começarão as sessãos de radioterapia 31 sessaos todos os dias, menos sábado e domingo.Como foi na cabeça pra min foi angustiante,pois é feito uma mascara,um molde com gesso moldado no rosto do paciente e na hora de receber a rádio essa máscara é parafusada na maca pra min aí foi extressante.Mas hoje depois de tudo isso, sei que era preciso isso pra não prejudicar outros órgãos.E agradeço a Deus pois já faço acompanhamento a três anos e não fiquei com menunha sequela.Depois de três meses da cirurgia já estava viajando de avião,indo a Trindade – Goiás- Visitar o Pai Eterno .Amém.

  3. Olá, Vânia
    Parabéns pela sua coragem e pela alegria com que enfrentou o CA.
    Vou começar a fazer a quimioterapia em novembro, 28 sessões, ou seja, até o dia 26/12, depois do Natal seu depoimento me ajudou bastante…
    Aguardo as dicas que vc disse que ia fornecer sobre alimentação e cuidados com a pele no local.
    Beijos

  4. Olá! Adorei o seu optimismo e a sua força.
    Sou estudante de radioterapia e acabei por ganhar um carinho especial por você.
    Adorei esta explicação simples do tratamento “microondas” que assusta tanta gente!

    Muita Sorte!!!

  5. Vi seu blog hoje e tem muita coisa legal para quem esta em tratamento, eu estou no final das minhas quimios, já passei pelas quimios vermelhas que me deixaram muito mal e agora estou na fase das 12 semanais…fiz ontem a nona aplicação, faltam 3 ainda, depois ainda continuarei com o herceptin por mais um ano, mas após a ultima quimo farei a cirurgia de retirada da mama e depois para o “microondas” como vc carinhosamente apelidou…kkkk.
    Percebi que vc fez as radios e esta com protese, no meu caso só poderei colocar a prótese depois das radios….e já ouvi falar um monte sobre a pele ficar “endurecida” o que prejudica lá na frente a expansão da pele, sabe se procede essa informação?!
    Fico feliz por vc já ter terminado essa fase, adorei o filminho da sua ultima radioterapia, muito legal e é isso mesmo, manter sempre o otimismo, a auto estima lá em cima e sempre levar no bom humor, faz com que o tratamento passe mais rápido…bjs

  6. Ola, vi agora o seu blog e gosti muito da forma como expos todo o processo do tratamento da radio. Comecei esta semana a radio, só tenho três dias e já estou que nem posso da mama. Inchada, super sensível e dor queimante ( internamente) esta última e que estranho não sei se e normal, amanhã vou ver o médico vamos la a ver o que vai dizer. Mas estou com muito medo pois minha pele e ultra, ultra sensível, que ate com o penso ntialergico a proteger a cicatriz até a remoção dos agrafos ficou em carne viva. O microondas vai-me cozer…
    Força pra vida, e obrigada por este blog super bem feito
    Muita luz e bjinhos radioactivos

    1. Olá Natercia Fiz 45 Sessões. 38
      de Rafio E 7 De Booster. Segredo: Hidrate Bem Mas Bem Mesmo Com Creme Ou Loção Sem óleo Com Aloe Vera.
      Meu Medico Mandou lVaf Com Dove E Só. Sou Bem Branca E Não Tive NadA. Terminei Em Setembro E Até Hoje Hidrato.
      Boa Sorte E Muita Fé. beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>