Radioterapia

A Radioterapia, “microondas”, como carinhosamente a apelidei, é dos tratamentos mais estranhos que fiz. Não dói, não sinto nada. Deito-me durante 3 minutos numa máquina e…..puff…já está! É um género de Raio-X. Comecei no dia 10 de Setembro e vou até dia 21 de Outubro. O objetivo da radio é destruir ou inibir as células doentes do organismo. Ela é feita de forma isolada. No meu caso, apenas na mama e arredores. Pega um pouquinho de outros órgãos, tais como coração e pulmões, o que pode ser um pouquinho chato futuramente, mas ainda é inevitável. Alguns hospitais têm um aparelho de radioterapia que consegue calcular até a respiração dos pacientes para que não afete mais nenhum órgão. No entanto, ainda não há indicação para o usarem nos casos de câncer de mama. Etapas da Radioterapia (após consulta médica para avaliação):

  1. Simulação – como o próprio nome diz, fase de simular as condições do tratamento e definir o campo de radiação (área a ser irradiada). Primeiro moldei um colchão com o meu formato, da cintura para cima, para que fique na melhor posição possível para receber o tratamento. Com a ajuda de radiografias marcam-se os locais que vão direcionar as aplicações do tratamento. São 3 tatuagens definitivas (pintinhas), feitas com nanquim. Para além das “tattoos” definitivas fazem, a caneta, uma cruz que pega do pescoço ao abdômen e de uma ponta das costelas à outra. E também um circulo em volta da área a ser tratada (mama esquerda). Saí de lá toda pintalgada!!
  2. Planejamento – Os cálculos obtidos da fase acima ditam as doses diárias a serem administradas e o período de administração. Por isso, é necessário testar e, ver também, se encaixamos exatamente no colchão. Esta etapa inclui 2 sub-etapas:
    1. Tomografia (o exame permite fazer imagens “fatiadas” da mama e assim, o médico delimita o campo de tratamento e os órgãos sadios que devem ser protegidos da radiação);
    2. Setup (último teste para ver se está tudo ok)
  3. Radioterapia – no meu caso 30 sessões. Uma sessão por dia, de Segunda a Sexta-feira. 6 semanas de tratamento. Dão um avental azul e uns sapatinhos. Na sala só podemos entrar com aquilo e com a parte de baixo da roupa normal.

IMG_00000659 Em todas as etapas somos “pintalgadas”. Haja lençóis para aguentarem tantas lavagens. Mancho roupa de vestir, de cama…tudo :) Dica importante, a pessoa, após a uma sessão de radioterapia, não fica radioativa!!! A radiação só está ativa no momento do tratamento e no local irradiado. Portanto, não tem problema abraçar, beijar, estar….com pessoas após o tratamento, incluindo grávidas e crianças. No próximo post vou dar dicas de alimentação, durante o período da radioterapia e os cuidados a ter com a pele. Muitos raios de luz e de sorrisos radioativos :).

 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

19 Comentários to “Radioterapia

  1. lourdes
    6 de junho de 2015 às 18:41

    fiz quimio e cirurgia da mama direita e esvaziamento da axila e ja estou na sessão 8/35 de radioterapia..
    Foi e continua sendo fundamental o apoio de meu filho , da minha familia,,
    meu tratamento, como disse o medico, deu resposta completa..
    peço a Deus que me ajude a terminar tudo isso esegujir em frente!!!

  2. Natercia Abreu
    16 de abril de 2014 às 18:05

    Ola, vi agora o seu blog e gosti muito da forma como expos todo o processo do tratamento da radio. Comecei esta semana a radio, só tenho três dias e já estou que nem posso da mama. Inchada, super sensível e dor queimante ( internamente) esta última e que estranho não sei se e normal, amanhã vou ver o médico vamos la a ver o que vai dizer. Mas estou com muito medo pois minha pele e ultra, ultra sensível, que ate com o penso ntialergico a proteger a cicatriz até a remoção dos agrafos ficou em carne viva. O microondas vai-me cozer…
    Força pra vida, e obrigada por este blog super bem feito
    Muita luz e bjinhos radioactivos

    • Risoleta Cristina Cardoso Benner
      16 de abril de 2014 às 18:28

      Olá Natercia Fiz 45 Sessões. 38
      de Rafio E 7 De Booster. Segredo: Hidrate Bem Mas Bem Mesmo Com Creme Ou Loção Sem óleo Com Aloe Vera.
      Meu Medico Mandou lVaf Com Dove E Só. Sou Bem Branca E Não Tive NadA. Terminei Em Setembro E Até Hoje Hidrato.
      Boa Sorte E Muita Fé. beijos

  3. Irene
    14 de março de 2014 às 13:59

    Vi seu blog hoje e tem muita coisa legal para quem esta em tratamento, eu estou no final das minhas quimios, já passei pelas quimios vermelhas que me deixaram muito mal e agora estou na fase das 12 semanais…fiz ontem a nona aplicação, faltam 3 ainda, depois ainda continuarei com o herceptin por mais um ano, mas após a ultima quimo farei a cirurgia de retirada da mama e depois para o “microondas” como vc carinhosamente apelidou…kkkk.
    Percebi que vc fez as radios e esta com protese, no meu caso só poderei colocar a prótese depois das radios….e já ouvi falar um monte sobre a pele ficar “endurecida” o que prejudica lá na frente a expansão da pele, sabe se procede essa informação?!
    Fico feliz por vc já ter terminado essa fase, adorei o filminho da sua ultima radioterapia, muito legal e é isso mesmo, manter sempre o otimismo, a auto estima lá em cima e sempre levar no bom humor, faz com que o tratamento passe mais rápido…bjs

  4. Teresa
    10 de fevereiro de 2014 às 22:34

    Olá! Adorei o seu optimismo e a sua força.
    Sou estudante de radioterapia e acabei por ganhar um carinho especial por você.
    Adorei esta explicação simples do tratamento “microondas” que assusta tanta gente!

    Muita Sorte!!!

Escreva um comentário

*