Carta ao Cateter

Querido amigo do peito,

Obrigada por você ter facilitado a minha vida.

Quando soube que iria ter que colocar um objeto dentro de mim, não achei nada legal. Iria ter um “plug” no meu peito, mais uma cicatriz, mais uma cirurgia, mais anestesia, mais dor, mais recuperação…e seria algo que não era natural. E tudo isto seria na véspera da 2a quimioterapia. Afinal iria estar menos forte para receber a 2a dose da “poção mágica”.

O nosso inicio não foi muito fácil. Você me machucou um pouquinho na primeira semana e durante um mês sentia “bem” a sua presença. Fiquei dolorida. No entanto, valeu a pena. Você me ajudou muito. Foram 15 quimioterapias em que você poupou as minhas veias. Deixou-me mais confortável para eu me poder “aninhar” enquanto recebia a “poção mágica”. Tive liberdade de movimentos e não sentia nada.  Apenas respirava fundo quando a enfermeira puncionava você. E quando tinha vontade de fazer xixi, era só avisar as enfermeiras. Uma delas tirava o aparelho da tomada e eu levava a quimioterapia, qual cachorrinho, que estava “plugada” em você, em mim. E depois, era voltar para a minha poltrona, voltar a aninhar-me, cobrir-me e….dormir. O sono da bela adormecida até a dose acabar.

Você esteve dentro de mim entre o dia 1 de Abril de 2013 e o dia 19 de Maio de 2014. Foi mais de um ano de relacionamento. Primeiro a cada 21 dias e depois semanalmente, você me ajudou. Quando a quimioterapia terminou (fim de Agosto) foi a minha hora de retribuir. A cada 40 dias ia “dar banho” em você. Voltava à temida (mas aconchegante) sala de quimioterapia para “limpar” você.  A enfermeira puncionava, tal como quando ia administrar a quimioterapia, tirava um pouco de sangue para ver se estava tudo funcionando direitinho e depois injetava o soro. Dava um “chuveirada” em você. Mas acabou. Não preciso mais de você e nem você de mim.

Obrigada por facilitar todo este processo. Hoje tiro você do meu peito e levo diretamente para uma gaveta. Sim, vou guardar como recordação de uma etapa da minha vida. Não vou esquecer você mas também não vou sentir a sua falta.

retirada cateter Bye bye Cateter.

Com carinho,

Vânia

Nota – veja a explicação do que é o cateter e de como funciona a quimioterapia com ele (tem video!!), neste post aqui: O CATETER. Acompanhem o Instagram (@minhavidacomigoe a página do Facebook(https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo)

 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

22 Comentários to “Carta ao Cateter

  1. Daniel Sarsfield
    20 de maio de 2014 às 05:58

    como já comentei no fb, todos devemos muito ao teu/nosso cateter, certa forma ele representava-nos a todos dentro do teu peito, bem pertinho do teu coração onde sentíamos o calor e a força que o amor em ti gerava e que te transformava na linda e bela samurai em que te tornaste e que venceu a batalha dando-nos um magnífico exemplo de vida, de que viver é bom e que vale a pena viver e lutar, viver e acreditar.
    dá um beijo meu ao cateter.
    Obrigado.
    hoje vou beber champanhe!

  2. Jaqueline
    20 de maio de 2014 às 01:26

    Oi Vania. acompanho alguns post seus… desde que descobri que tinha CANCER DE MAMA, resolvi fazer algumas pesquisas na internet e acabei encontrando seus videos, seu blog…. e quando posso leio algo sobre seu tratamento. Fico feliz que já tenha tirado o Cateter… Eu tbm coloquei, pois meu tratamento ainda se estenderá por algum tempo… ele realmente facilita nossa vida, pois preserva as veias e fica escondidinho debaixo da roupa, mais não deixa de ser um corpo estranho, invadindo nossa vida. E confesso que não vejo a hora de poder tirá-lo e ver esse tratamento longe, só nas lembranças como história de vida e exemplo pra contar. … Bom estou feliz por você, que Deus lhe abençoe.

  3. 20 de maio de 2014 às 00:02

    tbem tenho um amigo do peito nem o seu. no começo fui meio q contra o relacionamento but depois foi amor a primeira picada. Ele tem me acompanhado desde a minha primeira quimio. ja se foram 11, tenho mais 5 outra acabar. muita força pra vc! curtir ler a sua carta de despedida!

  4. 19 de maio de 2014 às 23:22

    Adorei o post!! Que bom que passou mais essa etapa!!!! Beijinhos. Elisa.

  5. SARA
    19 de maio de 2014 às 22:48

    AMIGA, GRAÇAS A DEUS QUE ACABOU DE VEZ !!!LÁ SE FOI FOI A ÚLTIMA TESTEMUNHA DA SUA LUTA, E SOFRIMENTO!!! PENSAVA QUE JÁ TINHA TIRADO O CATETER, ANTES DE VC IR PARA PORTUGAL!!!, VIDA NOVA …VC SEMPRE E SERÁ UM GRANDE EXEMPLO PARA TODOS NÓS QUE TB PASSAMOS POR ISSO, ANDO Á PROCURA DO SEU LIVRO AQUI NÃO TÊM, VAMOS VER SE EM JUNHO O ENCONTRO NO RIO DE JANEIRO, POIS PRETENDO IR LÁ. BJS

Escreva um comentário

*