Carta ao Cateter

Querido amigo do peito,

Obrigada por você ter facilitado a minha vida.

Quando soube que iria ter que colocar um objeto dentro de mim, não achei nada legal. Iria ter um “plug” no meu peito, mais uma cicatriz, mais uma cirurgia, mais anestesia, mais dor, mais recuperação…e seria algo que não era natural. E tudo isto seria na véspera da 2a quimioterapia. Afinal iria estar menos forte para receber a 2a dose da “poção mágica”.

O nosso inicio não foi muito fácil. Você me machucou um pouquinho na primeira semana e durante um mês sentia “bem” a sua presença. Fiquei dolorida. No entanto, valeu a pena. Você me ajudou muito. Foram 15 quimioterapias em que você poupou as minhas veias. Deixou-me mais confortável para eu me poder “aninhar” enquanto recebia a “poção mágica”. Tive liberdade de movimentos e não sentia nada.  Apenas respirava fundo quando a enfermeira puncionava você. E quando tinha vontade de fazer xixi, era só avisar as enfermeiras. Uma delas tirava o aparelho da tomada e eu levava a quimioterapia, qual cachorrinho, que estava “plugada” em você, em mim. E depois, era voltar para a minha poltrona, voltar a aninhar-me, cobrir-me e….dormir. O sono da bela adormecida até a dose acabar.

Você esteve dentro de mim entre o dia 1 de Abril de 2013 e o dia 19 de Maio de 2014. Foi mais de um ano de relacionamento. Primeiro a cada 21 dias e depois semanalmente, você me ajudou. Quando a quimioterapia terminou (fim de Agosto) foi a minha hora de retribuir. A cada 40 dias ia “dar banho” em você. Voltava à temida (mas aconchegante) sala de quimioterapia para “limpar” você.  A enfermeira puncionava, tal como quando ia administrar a quimioterapia, tirava um pouco de sangue para ver se estava tudo funcionando direitinho e depois injetava o soro. Dava um “chuveirada” em você. Mas acabou. Não preciso mais de você e nem você de mim.

Obrigada por facilitar todo este processo. Hoje tiro você do meu peito e levo diretamente para uma gaveta. Sim, vou guardar como recordação de uma etapa da minha vida. Não vou esquecer você mas também não vou sentir a sua falta.

retirada cateter Bye bye Cateter.

Com carinho,

Vânia

Nota – veja a explicação do que é o cateter e de como funciona a quimioterapia com ele (tem video!!), neste post aqui: O CATETER. Acompanhem o Instagram (@minhavidacomigoe a página do Facebook(https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo)

 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

22 Comentários to “Carta ao Cateter

  1. Suzane Antunes
    21 de maio de 2014 às 00:09

    Oi Vânia, ontem vc se desfez do seu e eu coloquei o meu, já tinha lido algumas informações sobre a inclusão do cateter (mas só agora achei o seu blog), pois com a conversa do medico tive muito medo do que poderia acontecer de errado, com isso comecei a consultar, mas gracas a Deus deu tudo certo… estou com uma sensação estranha de ardência, queimação, incomodo, sei la bem o que.
    Desejo muita saúde e sucesso em sua vida.
    Beijos

    • 21 de maio de 2014 às 08:42

      Ola querida Suzane, obrigada pelas palavras. Esse amiguinho vai ser muito util, vai ajudar muito. Um beijo grande e força na peruca

  2. Ana Cristina Romano
    20 de maio de 2014 às 11:12

    Parabens Vania
    Fico tão feliz por saber que agora sim, retirou tudo de dentro de si embora tenha sido um amigo é preferivel tê-lo cá fora.
    Eu tb tenho um amigo do peito e este ainda vai ficar cá durante algum tempo ainda só fiz 3 e vão ser 12, mas ele já fez algumas partidas só funciona para receber a Poção Magica, tirar sangue para analises tem de ser na veia. Alguma vez lhe aconteceu? ou aconteceu a alguem?
    e depois não se tira logo não é ? Quanto tempo ficou com o cateter sem fazer tratamento?
    Bem o que é realmente importante agora é saber que pode fazer tudo o quiser, todos os movimentos e sentir-se muito FELIZZZZ
    Beijinhos e muitas felicidades.
    Cristina Romano

  3. Olga Nunes Dutra Jorge
    20 de maio de 2014 às 08:56

    Olá Vânia, mais uma etapa concluída, ainda bem e bem hajas pela partilha e testemunho, assim ajudas pessoas como eu e todas as que por aqui deixam o seu comentário, parabéns por mais uma vitória, boa recuperação e tudo de bom, hoje e sempre, beijinho no seu <3

  4. 20 de maio de 2014 às 07:52

    Querida Vânia!
    Não sou leitora de todos os dias, mas vou seguindo o que se passa por aí. E hoje apeteceu-me dizer-te que também eu fico muito muito feliz por ti. Beijoooo <3

  5. solmilda
    20 de maio de 2014 às 06:57

    É muito bom querida presenciarmos o fim de uma etapa de nossas vidas. Que o Senhor Jesus continue a te guardar e te proteger, saiba que és muito especial para Ele. Daqui alguns meses será a minha vez. Bjo grande, te adimiro muito!

Escreva um comentário

*