O câncer da alma

Parece bobagem à primeira vista mas pode não ser. Devemos parar para repensar nosso estilo de vida. Vivemos num mundo “doente” e que nos obriga a andar a um ritmo acelerado e mecânico. As exigências são muitas e vêm de todos os lados: sucesso profissional, pessoal, físico, familiar, etc. Temos que ser o melhor dos melhores e em todas as áreas da nossa vida. Será que tem que ser mesmo assim?!

Temos que provar tudo isto a nós mesmos?! E pior, aos outros?! A sociedade em que vivemos estimula a que nos tornemos os nossos maiores inimigos. Exigimos demais de nós. E qual a consequência disto tudo?

Há 2 anos (antes da descoberta do câncer e durante aquele período chatinho da minha vida) que os meus exames de sangue acusavam ter um nível elevadíssimo de cortisol (o hormônio do stress). Fui no cardiologista e na endocrinologista e nada…ninguém descobria porquê. Então, adotei o cortisol como “bicho de estimação” que vivia dentro de mim. Quando ficava mais estressada com alguma coisa dizia que estava a alimentar o meu “bichinho”. E logo aliviava a pressão e até me ria. Quase nunca extravasei os meus momentos estressantes, frustrantes. Guardei para mim. Acontece que este “bichinho de estimação” é uma substância inflamatória. O estado emocional que faz aumentar o cortisol, também altera a secreção de noradrenalina. Estes 2 hormônios, de nomes esquisitos, preparam o organismo para lesões que este possa sofrer. Até aqui tudo bem. O pior é que, ao mesmo tempo, também agem como “fertilizantes” de tumores cancerígenos, latentes ou já ativos. E esta, hein?! Pois é! Então, o que podemos fazer para ficar longe desta doença que mata milhões?! Vamos esperar o azar bater à porta? Nanani nananão! Podemos fazer a nossa parte e de formas bem acessíveis. Isto não nos livra a 100% mas ajuda a prevenir.

Alimentação – infelizmente a nossa dieta ocidental é cheia de toxinas pró-inflamatórias. Os piores venenos que ingerimos são: açucares refinados (de cana, beterraba, branco, xarope de milho, frutose, etc.), farinhas refinadas brancas (pão, massa e arroz branco),  óleos vegetais (feijão de soja, girassol, milho e gorduras trans). Estes 3 venenos alimentam diretamente o câncer e não nos trazem nada de nutritivo (nada de minerais, proteínas, vitaminas ou de Omega-3). Trazem apenas aquela satisfação…comer um chocolate ao leite segrega serotonina e por isso dá um prazer desgraçado. O melhor é substituirmos pelo cacau 70%. :/ . Não precisamos ser radicais mas devemos aprender, pelo menos, qual o melhor horário para ingerirmos estas coisinhas gostosas. (Em outro post, claro!) _MG_0028-42º Encontrar um Equilíbrio Emocional – ui! A parte mais difícil mas não impossível. E cada um tem a sua receita. Meditação? Yoga? Tai-chi? trocar tarefas do nosso dia por atividades que nos dão prazer? Pisar os pés na areia, fechar os olhos e respirar o mar? Religião? Não existe a fórmula secreta. O que importa é encontrarmos um equilíbrio entre a nossa rotina e o nosso “eu” interior e, assim, conseguirmos alcançar um estado psíquico calmo. Não devemos esconder nossos medos, nossas vergonhas, nossos fracassos, nossos sentimentos de impotência. Devemos partilha-los com alguém. Isto traz emoções positivas, satisfação e mesmo alegria. _MG_0003-5Atividade Física – O nosso corpo tem esta necessidade e muitas vezes temos a mania de não o ouvir. A prática regular de exercícios melhora a imunidade, o humor e a autoestima pois produzem endorfina. Desta forma, ajuda a combater depressão, a ansiedade e o ganho de peso. Não precisam ser exercícios intensos. Precisam sim ser regulares. 30/40minutos de 3 vezes a 5 vezes na semana. _MG_0010-5Um estudo do INCA (Instituto Nacional do Câncer) em parceria com o WCRF (Fundo Mundial de Pesquisa Contra o Câncer) diz que evitar a obesidade através de exercícios e alimentação saudável pode prevenir cerca de 20% o risco de ter câncer. Cool! Estes 3 assuntos serão desenvolvidos em outros posts :) . Há coisas super interessantes para falar deles. Uma das minhas atividades favoritas é soltar o esqueleto e dançar…Lose myself to dance…. E com este vídeo, ao ritmo dos anos 70, desejo um ótimo fim de semana a todas as “carequinhas” e a todos os “cabeludos”. Muito sol, muita natureza e muitos sorrisos.

Fontes: Servan-Schreiber, David, “Anticâncer”; INCA; Thompson R. et al. Preventing cancer: the role of food, nutrition and physical activity. J Fam Heath Care 2010

 

 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

25 Comentários to “O câncer da alma

  1. Ana Valeria Jorge
    22 de novembro de 2013 às 13:09

    Ola minha querida.
    Esta doenca vem com tudo sem pedir licenca, e sem se importar se estamos
    gostando ou não.
    Estou passando isso com meu maridão, a seis meses.Mas sei que vamos vencer. Obrigada pela receita do suco, ele esta tendo problema com as plaquetas baixas.
    Você e linda! sorrisão maravilhoso. sei que as vezes ou muitas vezes não e facil, mas tenha a certeza de uma coisa: somos uma pedra preciosa, e para mostrar o nosso verdadeiro valor temos que passar por varias lapidacoes.
    grande beijo…

    • 27 de novembro de 2013 às 23:50

      Ol querida Ana. Desejo muita força para voces 2, pois nao foi so seu marido que adoeceu. Um cancer atinge sempre a familia. Ele que tome o suco direitinho e a glutamina. Um grande beijinho

  2. Janice Duarte
    2 de outubro de 2013 às 20:26

    Parabéns pelo blog ….. também passei por isso , agora estou fazendo controle e ainda tenho alguns exames para fazer , mas graças à Deus td bem . Te desejo toda sorte do mundo e que Deus lhe dê força e coragem sempre …… Bj e fique com ELE

  3. Graça Evaristo da Silva
    10 de setembro de 2013 às 18:31

    Vânia não sei se se lembra de mim mas conhecemo-nos num jantar da Câmara Portuguesa em SP. Ficámos na mesma mesa. Tenho-me emocionado muito!!! Tenho aprendido muito!!! Continue a dar-nos as suas lições de vida. Desejo que o amanhã será sempre melhor.
    Um grande beijinho
    Graça

    • Graça Evaristo da Silva
      10 de setembro de 2013 às 18:33

      Desejo que o amanhã SEJA sempre melhor!!!

      Beijos

      Graça

    • 13 de setembro de 2013 às 18:11

      Olá Graça,

      lembro-me muito bem de si e do seu marido, no jantar de 100 anos da Câmara Portuguesa!! Obrigada pelas palavras carinhosas e pelo incentivo. Um beijinho muito grande para si e para o seu marido.

  4. Catarina
    10 de setembro de 2013 às 08:26

    Bom post;) beijinhos

Escreva um comentário

*