A segunda Cirurgia

Dois dias após o regresso de Fernando de Noronha, foi a 2ª cirurgia, para aumentar a margem de segurança. Desta vez foi no Hospital Antoninho da Rocha Marmo, 8h da manhã. Aconteceu como na primeira cirurgia. Anestesia geral, 12h de jejum de água e comida e…a cirurgia adiantou! Fui da recepção, para um quartinho me trocar e, rumo à sala de cirurgia! É interessante andar pelos corredores do hospital deitada naquela maca, com uma touca nos pés e outra na cabeça. E, embaixo da bata…como vim ao mundo! Só se vê teto, luzes, paredes a “andarem” e vozes. Vi o quadro de organização das cirurgias e achei o meu nome. “Horário: 9h; Cirurgia –Setorectomia; Médico-  Dr. Vial; Paciente – Vânia Castanheira”. Foi ali que fiquei a saber o nome da minha cirurgia. E, senti-me como no Grey’s Anatomy. Depois pensei em todas as desgraças que acontecem neste seriado e logo afastei o meu pensamento. Dentro da minha cabeça eu era toda “caras e bocas”. Daria para escrever um livro com todas as conversas que tinha com o meu inconsciente, a minha personagem interior, a Diva, a Samurai, durante o passeio de maca. Enquanto tratava da burocracia, avisei a minha querida amiga Cris, Thereza Cristina Oliveira, nutricionista que trabalha no mesmo hospital. Só contei pessoalmente, já depois da cirurgia, a razão pela qual estava ali. Ela pensou que eu ia colocar “peitos”. Já que muitos cirurgiões plásticos trabalham naquele hospital. Ao que respondi “Antes fosse! Vim retirar um deles aos pouquinhos”…e ri-me. Rimo-nos os 3 (eu, a amiga Cris e o maridão). Fui muito bem tratada, acarinhada e instruída. As freiras, a equipe médica e a minha querida amiga (que levou um susto neste dia) trataram muito bem de mim. Ao acordar da cirurgia estava tão confortável que me esquecia de respirar. Ia levando uns safanões de alguma enfermeira (cujo rosto nunca vi) que dizia: “respire!”, “respire”. Eu estava tão confortável. Acho que no fundo o meu corpo sabia que tinham tirado todos os “bichinhos”!!

Hospital Antoninho da Rocha Marmo ; Setorectomia

Hospital Antoninho da Rocha Marmo ; Setorectomia

Dois dias depois, ainda sem saber o resultado desta cirurgia, tive a consulta com o Oncologista, onde, achava eu, iria definir o tratamento de radioterapia básico. Mal sabia eu, como a ingenuidade poderia machucar tanto e nos deixar tão sensíveis. Sou uma mulher forte, uma samurai que enfrento o mundo de frente mas nesta consulta desabei, perdi o chão, o teto e o sentido da vida. Dia 21 de Fevereiro de 2013 vai ficar para a história e…para um outro post 😉

 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

14 Comentários to “A segunda Cirurgia”

  1. Sofia Calheiros
    6 de agosto de 2013 às 19:02

    Bjinhos

    Enviado do meu iPhone

  2. Mafalda Catarino Café
    6 de agosto de 2013 às 11:19

    Olá Vânia. É a Mafalda Café. Eu sei que fiquei de dar noticias mas as coisas foram andando e fui deixando para trás!!! Como é que estás? Espero que bem. Por aqui as coisas correm pelo melhor. Hoje despachei o quarto tratamento, chamam-lhe TXT… Agora, já só faltam 2!!! Falta pouco.
    Em relação a este post, como eu te compreendo! Não fiz esta cirurgia, avançámos logo para a mastectomia simples com o resultado da anatomia patológica!!! Também tive a noticia na consulta e nesse dia, eu também desabei! Já tinha passado quase um mês desde a primeira cirurgia e eu já estava noutra onda… Também já pensava na radio e na quimio se é que esta seria necessária… É um bac!!! Mas como em tudo, tive que partir para a frente e pensar positivo. Não havia de ser nada!!
    O maridão claro que ajudou imenso e até brincou. Ele pensou, ok, tens que tirar uma maminha mas a seguir pões duas novas!!! E neste momento, já só penso nessa ultima fase deste processo lento e demorado que se Deus quiser, há-de ficar por aqui!!
    Beijo grande!
    Tudo de bom!!!

  3. luisa
    6 de agosto de 2013 às 10:40

    Olá, sou uma anonima portuguesa que gosta muito de ler as tuas “cronicas”, continua a ser um samorai, tudo de bom…

  4. Elizete
    6 de agosto de 2013 às 10:32

    Amo ler seus posts, me emociono com a forma que vc escreve. Obrigado por partilhar conosco. bjs

  5. anacanomeira
    6 de agosto de 2013 às 09:56

    Adoro ler-te minha doce Vanuxa. Não pares de partilhar os teus medos, os teus fantasmas, fala dos teus samurais mas também dos monstros, fala de tudo por ti e por todos os que te acompanham e que também querem aprender a sobreviver.

    • Edilene Bonjorni
      6 de agosto de 2013 às 09:57

      Emocionante. Te admiro muito pela força.

    • 6 de agosto de 2013 às 10:08

      o proximo post vai revelar os meus medos mais profundos…:)

      • anacanomeira
        6 de agosto de 2013 às 10:10

        Fazem parte, certo?

    • Claudia Castro
      6 de agosto de 2013 às 11:19

      Eu também adoro ler o que escreves, a maneira como escreves, e a forma como lida com isto tudo! Estás a dar um testemunho de coragem a todas nós! Estou sempre a espera do próximo post…Muitos beijinhos de carinho e admiração! Estamos cá na torcida! Tá quase!

Escreva um comentário

*