A segunda Cirurgia

Dois dias após o regresso de Fernando de Noronha, foi a 2ª cirurgia, para aumentar a margem de segurança. Desta vez foi no Hospital Antoninho da Rocha Marmo, 8h da manhã. Aconteceu como na primeira cirurgia. Anestesia geral, 12h de jejum de água e comida e…a cirurgia adiantou! Fui da recepção, para um quartinho me trocar e, rumo à sala de cirurgia! É interessante andar pelos corredores do hospital deitada naquela maca, com uma touca nos pés e outra na cabeça. E, embaixo da bata…como vim ao mundo! Só se vê teto, luzes, paredes a “andarem” e vozes. Vi o quadro de organização das cirurgias e achei o meu nome. “Horário: 9h; Cirurgia –Setorectomia; Médico-  Dr. Vial; Paciente – Vânia Castanheira”. Foi ali que fiquei a saber o nome da minha cirurgia. E, senti-me como no Grey’s Anatomy. Depois pensei em todas as desgraças que acontecem neste seriado e logo afastei o meu pensamento. Dentro da minha cabeça eu era toda “caras e bocas”. Daria para escrever um livro com todas as conversas que tinha com o meu inconsciente, a minha personagem interior, a Diva, a Samurai, durante o passeio de maca. Enquanto tratava da burocracia, avisei a minha querida amiga Cris, Thereza Cristina Oliveira, nutricionista que trabalha no mesmo hospital. Só contei pessoalmente, já depois da cirurgia, a razão pela qual estava ali. Ela pensou que eu ia colocar “peitos”. Já que muitos cirurgiões plásticos trabalham naquele hospital. Ao que respondi “Antes fosse! Vim retirar um deles aos pouquinhos”…e ri-me. Rimo-nos os 3 (eu, a amiga Cris e o maridão). Fui muito bem tratada, acarinhada e instruída. As freiras, a equipe médica e a minha querida amiga (que levou um susto neste dia) trataram muito bem de mim. Ao acordar da cirurgia estava tão confortável que me esquecia de respirar. Ia levando uns safanões de alguma enfermeira (cujo rosto nunca vi) que dizia: “respire!”, “respire”. Eu estava tão confortável. Acho que no fundo o meu corpo sabia que tinham tirado todos os “bichinhos”!!

Hospital Antoninho da Rocha Marmo ; Setorectomia

Hospital Antoninho da Rocha Marmo ; Setorectomia

Dois dias depois, ainda sem saber o resultado desta cirurgia, tive a consulta com o Oncologista, onde, achava eu, iria definir o tratamento de radioterapia básico. Mal sabia eu, como a ingenuidade poderia machucar tanto e nos deixar tão sensíveis. Sou uma mulher forte, uma samurai que enfrento o mundo de frente mas nesta consulta desabei, perdi o chão, o teto e o sentido da vida. Dia 21 de Fevereiro de 2013 vai ficar para a história e…para um outro post 😉

 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

14 Comentários to “A segunda Cirurgia”

  1. 14 de agosto de 2013 às 13:00

    Nossa,acredita que nunca irei me esquecer de vc..Foi eu quem admitiu vc para cirurgia dr Vial ..me lembro de suas palavras:Eu poderia estar me internando para ter um bebe e olha eu aqui..pra fazer cirurgia câncer..
    Fui para casa pensando em vc demais..nossa..quero que saiba que sempre oro por vc..que tudo vai dar certo ja deu e vc terá sim um filhinho e eu quero poder tbm participar desse momento de alegria em sua vida..
    Senhor faz o impossível se tornar possível..
    Aline

  2. Maribella
    8 de agosto de 2013 às 08:16

    Leio desde o primeiro dia, são relatos como o teu que me enriquecem a cada dia, pois nunca se sabe se o dito não me bate à porta. Gosto do termo samurai… e admiro a leveza com que tudo é dito. Aguardo, então, pelos medos!
    .

  3. Francisca
    7 de agosto de 2013 às 15:01

    Lembro-me de um dia numa das belas jantaradas em que nos falavas das mirabulantes aventuras do brasil, ter olhado para ti (ainda eu, com uns vestígios de adolescência) e pensar “um dia quero ser assim, quero olhar e rir com o mundo e ter esta energia maravilhosa que a Vânia transmite a todos”….agora minha amiga… nossa princesa guerreira, ainda mais sei, profundamente que conhecer-te é realmente um bem muito grande que só tenho que agradecer! Obrigada por seres assim! Tão tu, tão contigo, tão conosco!! Beijo gigante

  4. Maria da Fonte
    7 de agosto de 2013 às 10:56

    Acho que já te disse…como eu gosto de te ler.
    Como é importante para tanta gente esta tua partilha.
    A minha mãe tambem tem medo… os dela apareceram na boca. Eram 3. Já os tirou e fez tratamento – rádio.
    Todos os dias lhe digo “mãe é um dia de cada vez”.
    Beijinho Samurai

    • 8 de agosto de 2013 às 09:53

      Olá Maria,

      é isso mesmo. Um dia de cada vez! Viver cada dia intensamente e cumprindo todos os protocolos atentamente. Espero que o grande susto da sua mãe já tenha passado e que agora possa dar largos sorrisos a este mundo cheio de surpresas :)

      Um grande beijinho para vocês duas

Escreva um comentário

*