Sexo durante a quimioterapia

_MG_0045

Nem todos os dias são bons para falar de câncer mas todos os dias são bons para falar de sexo!  A Vânia “pirou” devem estar pensando! Será que mudou o tema do blog?! Não, nada disso. A minha vida, continua a ser comigo. E “migo” é casada, está em quimioterapia  e… faz sexo. O que quero dizer é que porque se está em quimioterapia, não quer dizer que não se tenha relações sexuais com o parceiro (marido, namorado, namorido, ficante, paquera, whatever!).

A quimioterapia afeta as mucosas. Pode causar falta de lubrificação vaginal e provocar sintomas da menopausa, tal como ondas de calor, irritação, sintomas de preocupação e stress, falta de apetite sexual, cansaço extremo, etc. São vários os sintomas que a quimioterapia pode causar nas mulheres.

Como combater estes sintomas? Primeiro de tudo, temos que alimentar a nossa cabeça. Se há algo que tenho aprendido nestes 6 meses é que a nossa cabeça pode ser a nossa melhor amiga ou a nossa pior inimiga. Quando soube do diagnostico, escolhi que a minha cabeça seria a minha maior aliada. Por isso pense em coisas boas. Em como o sexo pode dar prazer e em como o seu parceiro sente prazer após o clímax e como os 2 ficam felizes.  Afinal, o corpo logo depois do sexo libera endorfinas, responsáveis por diminuírem o stress, levando a um estado de felicidade. Aumenta a autoestima, o ânimo e o bom humor. E não é isto que todas nós buscamos?! Além disso, o nosso sistema imunológico agradece pois protege-o contra gripes e resfriados.

Tem um estudo do British Journal of Urology que diz que homens que têm acima de 5 orgasmos por semana reduzem o risco de câncer de próstata. O mesmo estudo diz que mulheres que praticam sexo, pelo menos 1 vez ao mês, também reduzem as chances de ter câncer de mama. Este estudo aqui não serviu para mim…mas como já falamos, o meu caso foi totalmente fora da curva! E há que ver o lado positivo da coisa.

Deu um bloqueio no companheiro? Diz que tem medo de machucar, que tem receio de acontecer alguma coisa? Dê a volta por cima. Vista algo bem sexy, fale umas palavrinhas mansas e tudo passa. Explique que se machucar você avisa e está tudo certo. Bola para a frente.

Mas ATENÇÃO, só não vale engravidar! Isto é extremamente importante. Use camisinha e lubrificantes mas nada de brincadeirinhas de adolescentes pois não seria uma boa encher a “pancita” com um neném, nesta fase do tratamento. Os remédios quimioterápicos podem causar uma má formação fetal. Provavelmente, se está em quimioterapia está num estado, digamos, “pausado” de fertilidade. No entanto, isto não é garantido e todo o cuidado é pouco. Falarei, em outro post, sobre os problemas de fertilidade mas agora…less talk about sex! Just do it!

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

24 Comentários to “Sexo durante a quimioterapia

  1. Rodrigo Cristina
    14 de agosto de 2013 às 20:59

    Mega Vânia, um beijo do coração! Quando quiseres um pouco de chuva passa aqui por Inglaterra…

  2. Cláudia Ferreira
    15 de julho de 2013 às 06:49

    Adorei! Que bom que a Vania consegue encarar este assunto com tanto positivismo! É mesmo a nossa cabeça que manda! Muita força e vou continuando sempre por cá para saber novidades.

  3. Cristina Isabel Ferreira
    15 de julho de 2013 às 05:32

    Lindoooo…és uma guerreira Vânia! Parabéns!!!

  4. anacanomeira
    14 de julho de 2013 às 12:22

    Adorei o lets talk about sex e penso que deveria ser algo a explorar mais pois é um assunto muito melindroso e de que todos têm receio de perguntar e de explorar.

    • 14 de julho de 2013 às 23:51

      o assunto ainda se vai desenrolar…este foi apenas o 1º post sobre sexo 😉

Escreva um comentário

*