Sexo durante a quimioterapia

_MG_0045

Nem todos os dias são bons para falar de câncer mas todos os dias são bons para falar de sexo!  A Vânia “pirou” devem estar pensando! Será que mudou o tema do blog?! Não, nada disso. A minha vida, continua a ser comigo. E “migo” é casada, está em quimioterapia  e… faz sexo. O que quero dizer é que porque se está em quimioterapia, não quer dizer que não se tenha relações sexuais com o parceiro (marido, namorado, namorido, ficante, paquera, whatever!).

A quimioterapia afeta as mucosas. Pode causar falta de lubrificação vaginal e provocar sintomas da menopausa, tal como ondas de calor, irritação, sintomas de preocupação e stress, falta de apetite sexual, cansaço extremo, etc. São vários os sintomas que a quimioterapia pode causar nas mulheres.

Como combater estes sintomas? Primeiro de tudo, temos que alimentar a nossa cabeça. Se há algo que tenho aprendido nestes 6 meses é que a nossa cabeça pode ser a nossa melhor amiga ou a nossa pior inimiga. Quando soube do diagnostico, escolhi que a minha cabeça seria a minha maior aliada. Por isso pense em coisas boas. Em como o sexo pode dar prazer e em como o seu parceiro sente prazer após o clímax e como os 2 ficam felizes.  Afinal, o corpo logo depois do sexo libera endorfinas, responsáveis por diminuírem o stress, levando a um estado de felicidade. Aumenta a autoestima, o ânimo e o bom humor. E não é isto que todas nós buscamos?! Além disso, o nosso sistema imunológico agradece pois protege-o contra gripes e resfriados.

Tem um estudo do British Journal of Urology que diz que homens que têm acima de 5 orgasmos por semana reduzem o risco de câncer de próstata. O mesmo estudo diz que mulheres que praticam sexo, pelo menos 1 vez ao mês, também reduzem as chances de ter câncer de mama. Este estudo aqui não serviu para mim…mas como já falamos, o meu caso foi totalmente fora da curva! E há que ver o lado positivo da coisa.

Deu um bloqueio no companheiro? Diz que tem medo de machucar, que tem receio de acontecer alguma coisa? Dê a volta por cima. Vista algo bem sexy, fale umas palavrinhas mansas e tudo passa. Explique que se machucar você avisa e está tudo certo. Bola para a frente.

Mas ATENÇÃO, só não vale engravidar! Isto é extremamente importante. Use camisinha e lubrificantes mas nada de brincadeirinhas de adolescentes pois não seria uma boa encher a “pancita” com um neném, nesta fase do tratamento. Os remédios quimioterápicos podem causar uma má formação fetal. Provavelmente, se está em quimioterapia está num estado, digamos, “pausado” de fertilidade. No entanto, isto não é garantido e todo o cuidado é pouco. Falarei, em outro post, sobre os problemas de fertilidade mas agora…less talk about sex! Just do it!

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

24 Comentários to “Sexo durante a quimioterapia

  1. 23 de setembro de 2019 às 13:31

    Faço quimioterapia e minha médica falou para eu fazer uso de camisinha, gostaria de saber porque?obrigado

    • 3 de outubro de 2019 às 14:44

      Olá Claudio,
      eu posso dar a minha opiniao mas você já pensou em perguntar à sua médica? É importante esclarecermos todas as dúvidas e encararmos os médicos como nossos parceiros e amigos.
      Beijinhos e muita saúde

Escreva um comentário

*