Quimioterapia engorda?!

Recebo esta pergunta quase todos os dias nas minhas caixas de entrada: “Quimioterapia engorda? Como evitar? Não quero ficar gorda. o que é que eu faço?”

Saber que vamos ficar carecas já é um processo extremamente doloroso e sofrido. No entanto, os rumores de que a quimioterapia pode engordar, começam a atormentar as nossas “cabecinhas”, ainda com cabelo, sobre enfrentarmos os nosso maiores medos: ficar sem cabelo e gordas!

Eu sempre imaginei as pessoas em quimioterapia (vulgo com câncer pois hoje sei que existe uma diferença, mas o estereotipo é este) assim: carecas e muito, muito magrinhas e com a cabeça um pouco inchada. Nunca tinha associado a um possível aumento de peso. Até que tive a consulta com a nutricionista oncológica, a Andrea Pinchelli.

Perguntei-lhe se já que a quimioterapia matava todas as células em crescimento, se também mataria as da celulite e, assim, a quimioterapia ia ter um “efeito estético” em mim (esta sou eu procurando aspetos positivos até nestes momentos – precisamos nos agarrar a tudo!). Ela disse que não, que essas células a quimio não matava e que até poderia acontecer eu aumentar de peso, inchar e ter retenção de líquidos! (dentro da minha cabeça eu estava de olhos esbugalhados e sem respirar). Ela disse para não me preocupar com isso. Nós iríamos fazer de tudo para o meu peso se manter. Eu não poderia, de forma alguma, emagrecer, e também não convinha engordar muito. Mais 2 ou 3 kg eram aceitáveis mas grandes mudanças NÃO!!!

O meu pensamento foi “ai que eu não sei nada disto, não estou minimamente preparada! O que será que me vai acontecer!”.quimioterapia engorda? Mas vamos lá então esclarecer: Isoladamente, através dos quimioterápicos e dos anticorpos monoclonais, a QUIMIOTERAPIA NÃO ENGORDA. “O problema é que, em geral, essas drogas requerem outras medicações em simultâneo, por exemplo os corticosteroides ou antiinflamatorios esteroidais. Tais como, a famosa dexametasona (Decadron). Essa medicação, usada para quem faz Taxol ou Taxotere, pode, ao longo do tempo,  provocar aumento de apetite e retenção hídrica.” Esclarece-nos o Dr. Fernando Moura*, o meu Oncologista querido. “Outra coisa que acontece – continua o Oncologista – é o aumento do apetite ocasionado por ansiedade. Algumas pacientes em quimioterapia, por ansiedade, acabam aumentando a ingestão de alimentos (muitas vezes alimentos mais calóricos – doces e gorduras), o que resulta num aumento do peso.”

Eu que nem sou muito de frituras, tinha vontade de comer batatas fritas a toda a hora! Controlar a mente e os efeitos colaterais de tanta medicação não é fácil, mas é possível. Ter uma alimentação com orientação nutricional ajuda muito e, se necessário, procurar um acompanhamento psicológico ou de um Coach Médico.

Um dos truques que usei durante o período que tomava os corticoides semanais era quase não colocar sal na comida. Substituía por ervas aromáticas. A água mineral que tomava era apenas a Minalba ou a Bioleve. As águas com menos sódio do mercado. Controlava a vontade de frituras e doces, que baixam tanto a imunidade também. Tomava muito chá (gelado pois quente dava ânsia) de hortelã e hibisco. E punha gengibre em quase tudo.

Vamos aprendendo a lidar com as vicissitudes da vida. Hoje é um câncer, uma quimioterapia, e amanhã é outra coisa qualquer. A vida é assim, cheia de altos e baixos e só dependemos de nós para vencermos. Não adianta por a culpa na quimioterapia que engorda e sair comendo todas as “jacas” do supermercado. Se está numa fase vulnerável à retenção de líquidos, faça pequenas substituições na alimentação. Um aumento de peso muito grande num período tão frágil, diminui a sua autoestima e como consequência vem o desanimo e outras coisas piores. Lembre-se, é apenas uma fase e, de cada uma das fases da nossa vida, temos que tirar as melhores lições, os aspetos mais positivos, os aprendizados e crescer com eles. Mesmo quando parece que tudo é cinza e que não há nada de bom para aproveitar. Existe sempre! E depende de nós encontrar a “cereja” que vai enfeitar o nosso bolo.**

Beijo no coração.

*Dr. Fernando Moura – Especialista em Oncologia Clínica pelo Instituto Brasileiro de Controle de Câncer (IBCC). Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cancerologia. Graduado em Medicina pela PUC de Campinas e doutor pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador e médico com atuação em vários Institutos de Oncologia e hospitais de São Paulo, como IBCC, Hospital das Clínicas (FMUSP – INCOR) e Instituto Avanços em Medicina, entre outros.

** Se quiser buscar esta e outras “cerejas” com a ajuda de um profissional, marque uma sessão gratuita comigo, aqui: Coaching Médico.e-mail-vania-2

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

29 Comentários to “Quimioterapia engorda?!

  1. Henia Rose Paciornick
    20 de maio de 2014 às 02:49

    Eu gosto de ler o seu blog e acho que todos que passam por esse tratamento deveriam faze-lo pois as ansiedades geram mais medos e dúvidas que são esclarecidos aqui e ajudam a levantar a auto-estima!
    Quanto ao engordar com a quimio, acho que sou previlegiada ou então estou fazendo a coisa certa quanto a alimentação! Desde que faço a quimio e isso foi me fevereiro deste ano eu já emagreci 7 kilos, e me sinto super bem! Mas deve ser pela alimentação que agora além de mais saudável está me colocando em forma! Deixei de tomar refrigerante, comer muito doce, como sempre fazia, substitui o açúcar refinado, por: adoçantes que quase não contém sódio, mel e /ou açucar mascavo. Evito frituras, e pão,que sempre adorei, agora só como pão integral, ou de centeio Leite também não tomo mais. Como muita verdura, meu prato é bem colorido de verduras e frutas, substitui arroz branco pelo integral, como carne grelhada ou cozida, peixe e não misturo carboidratos, coloco o minimo possível. Tomo água mineral com ou sem gás, prefiro com. e em 4 meses passei de 65 kg para 58kg! Bora comer coisas saudáveis e entrar em forma com a quimioterápia! Beijos a todas guerreiras e vencedoras!!
    Rose

  2. Ana Cristina Romano
    14 de maio de 2014 às 08:56

    Vania tudo o que post-a é tão interessante para quem tem sempre tantas duvidas e esta a passar por tudo pela primeira vez (e espero sinceramente única) .
    Apetece-me dizer a todos os que fazem comigo otratamento para visitarem o seu blog para ficarem mais esclarecidos, pois tudo o que escreve são as duvidas de todos nós.
    A semana passada tb em conversa comentei q bochechava a todas as refeiçoes com o produto q deram pr as aftas não aparecerem e o meu companheiro de cadeira ao lado dizia nao é só se elas aparecerem q bochechamos , mas afinal não é preventivo’? afinal era e ele estava enganado passou a fazer a todas as refeiçoes.
    isto para dizer como é bom tromar as experiencias, duvidas e conselhos.
    que bom existires Vania e teres a postura que tens.
    BEIJOS DAQUI DE PORTUGAL ATÉ AÍ.

  3. Ellen Parodi
    13 de maio de 2014 às 23:10

    Estou quase na metade de minha químio e senti a diferença, sinto muita fome e estou tentando comer menos, mas realmente a ansiedade não ajuda muito.
    Gostaria que você nos indicasse sua nutricionista e dermatologista.
    Obrigada pelas dicas.

  4. Sônia Maria de Araújo
    13 de maio de 2014 às 17:35

    Adoro ler seu blog e comecei agora que estou iniciando a químio. Então tô morrendo de medo de engordar. Você me diverte muito e seus posts me faz bem. Beijo grande!

Escreva um comentário

*