Triplo Negativo
A identidade de um câncer é bem mais complexa do que imaginamos. Não temos “apenas” um Câncer de Mama. Dentro do tipo de câncer, existem vários sub-tipos, várias características que formam a identidade de cada caso. Já falamos aqui de uma das identidades do meu tumor, cujo resultado veio do Anatomopatologico (neste post). Este diagnostica a doença e estabelece o estadiamento do tumor.
No entanto, isto não é suficiente. O que classifica o subtipo molecular do tumor é a análise Imuno-histoquimica (feita em laboratório). Um processo para verificar se o tumor tem algumas proteínas (HER2, Ki-67, p53) e se é receptor a alguns hormônios (estrógeno e progesterona). A maior parte destes subtipos moleculares de câncer de mama são positivos para os hormônios femininos (estrógeno e progesterona) e/ou para a proteína HER2. Quando estes são positivos as mulheres ficam muito tristes, no inicio, pois além da quimioterapia, têm que tomar o Herceptin (administrado da mesma forma que a quimioterapia convencional mas não tem efeitos colaterais) e têm que fazer hormonoterapia, através de um comprimido oral diário durante 5 anos. As mulheres ficam tristes mas na verdade deveriam ficar felizes. Isto porque a origem do câncer delas é detectada e “facilmente” tratada.
E quanto aos outros, que não são positivos para estes hormônios e/ou proteínas?! Sobram cerca de 10/20% que são negativos aos três e têm a origem do câncer desconhecida. Pode dar-se o caso de, por exemplo, tal como a Angelina Jolie, terem o gene do câncer de mama, o BRCA1 e o BRCA2. Ou seja, um tratamento menos demorado não significa que o caso é mais simples. Antes pelo contrário. E porque falo tanto disto?! E porque sei eu tão bem?! Porque este é o meu caso. O meu subtipo molecular de câncer é TRIPLO NEGATIVO. Faço parte dos raros 10/20%!! Oh sorte! Vou começar a jogar na Megasena!!
Como resultado, o indicado é fazer o exame de sangue que me diz se tenho o tal gene, o BRCA1 e o BRCA2 (a probabilidade de o ter é de 5% mas tenho que fazer). Ainda não o fiz porque, no Brasil, custa R$7mil e o convênio médico não cobre. Felizmente vai cobrir a partir de dia 2 de janeiro, diz a ANS (Agência Nacional de Saúde). Vou fazer e já sei que atitude tomarei caso seja positivo (fica para outro post).
E quais as consequências deste tipo de tumor? Além de não se saber a origem, é um tumor mais agressivo, tende a crescer mais rapidamente (o que explica o seu aparecimento em um mês), tem mais probabilidades de dar metástases (aparecer em outros órgãos), tem maior chance de voltar a aparecer (recidiva) e não existem tratamentos específicos, além de uma quimioterapia agressiva (e radioterapia).
Aqui, enfatizo uma vez mais o que desenvolvi no post “O câncer da Alma”. Acredito que não tenho o gene porque atribuo a origem do meu câncer ao emocional e isso não pode ser cientificamente comprovado. Não vou deixar de fazer o exame por uma “simples” crença. Sigo todas as recomendações do meu médico e continuo levando a minha vida com tudo o que aprendi e seguindo os meus instintos, sem medo de viver. Vivo com muita garra e com muita vontade! Afinal eu só quero, o que todos querem e só busco o que todos buscam: a felicidade!
Agende uma sessão e dê um novo significado à doença e à sua vida. Marque a primeira sessão gratuita:
Siga também: Instagram e Twitter @minhavidacomigo Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira
Ola a todas,também fiz tratamento de CA triplo negativo, e graças a Deus estou ótima, só faço os exames de rotina a cada 2 meses.
Se alguém quiser conversar estou a disposição.
Temos que ter Deus triplo positivo em nossas vidas.
cleia.eu@hotmail.com
❤️
O meu e-mail é carla.dlp@bol.com.br. Quem puder trazer informações seguras sobre o assunto desde já agradeço..
Gostaria de ter uma informação: Minha mae 52 anos, há 45 dias retirou um quadrante da mama, tumor de 1cm e 3 linfonodos n sei se é assim que se escreve). Medico oncologista passou 4 quimios brancas com intervalos de 21 dias e 28 rádios após o ter concluído o tratamento da quimio. Ontem ela foi ao hospital para receber a primeira quimio branca, quase morreu porque é extremamente alérgica a medicação, agora vai ter que fazer 6 quimios vermelhas com intervalos de 21 dias. Perguntamos ao medico se ela também for alérgica as drogas da quimio vermelha o que ira acontecer, ele não quis nem responder. Estamos também no aguardo do exame HER2 para saber se é positivo ou negativo, mas acabei de ler em um site agora que ainda não existe cura para HER2 POSITIVO.
Se alguém puder me dar uma informação agradeceria muito, porque já procurei muitooo no google sobre as alergias á quimioterapia e não encontro nada.
Todas as informações que lhe passarem são boas, mas as mais corretas são as do médico da sua mãe.
Tudo de bom
ola,o her2 positivo tem cura,tudo depende do estagio diagnosticado como qualquer tipo hormonal de cancer,entretanto,o her2 positivo e mais agressivo e tende a ter metastase e recidiva com maior facilidade que os demais,o lado bom é que,as celulas canceriginas com her2 positivo,nao suportam o tratamento sistemico(quimioterapico) e sao eliminadas mais facilmente,converse com seu medico,existe drogas inteligentes aprovada em inicio de 2014 pra cancer her2 positivo avancado.(se for o caso de vcs)abraco sucesso…tudo dará certo e nao passara de um susto..
Amiga já existe tratamento para CA HER 2 Positiva, chamado tratuzumabe, diz ser muito eficiente.
Conheci hj este blog.parabens pela iniciativa.
Sou triplo-negativa.fiz minha primeira cirurgia dia 18 de agosto (quadrante). Apos a histoquimica veio o diagnostico. Outra cirurgia: mastectomia total da mama direita, realizada no dia 20 de outubro. Tinha acabado de retornar a minha rotina de academia, corrida, trabalho (sou fotogrfa e tenho uma confeccao infantil com loja na web). Moro no interior do RS, faco meu tratamento em. porto Alegre (500 km da minha cidade)
Sei que o que vem pela frente vai ser dificil, doloroso e demorado…como se preparar para enfrentar esta etapa?
As vezes sinto uma tristeza imensa, incontrolavel…
Sei que e preciso ter Fe, acredito que vou vencer, mas tenho MUITO medo.
Foi bom escrever aqui…desabafar…dividir meus sentimentos com outras pessoas que estao passando pelos mesmos caminhos…
Regina sei o quanto é sofrido, também passo por isso, e falar é muito bom, alivia. Ter fé, acreditar e retornar a rotina da vida são os melhores remédios.Só não entendi porque vc fez duas cirurgias em tão pouco tempo.Confiar, se exercitar e viver com mais paixão que antes. Bjs
REgina, vai passar agora por um período de luta que lhe vai parecer interminável. Mas ele acaba e depois vem o renascimento.
Não desista e peça ajuda e deixe-se ajudar.
Chore, faz bem. Mas não perca o seu fio condutor de vida pois no final tudo vai ser maravilhoso.
Boa luta Guerrreira!
Olá guerreiras!!!
Também sou portuguesa e fiquei feliz ao encontrar este blog…. Da-me a sensação que não estou só nesta luta.
à minha mãe foi-lhe diagnosticado carcinoma lobular triplo negativo. Tem já a cirurgia marcada para ao próximo dia 28 de outubro, posteriormente irá fazer quimioterapia e depois rádio. Tem sido muito complicado lidar com tudo isto já que em setembro de 2010 tb perdi o meu pai com cancro na próstata…
Beijinhos para todas e votos de muita garra nesta luta!!!
Susana, fale muito com a sua mãe de forma despreocupada mas atenta ao que ela quer partilhar. Ela precisa de sentir que é útil e faz falta na família.
Por vezes as mães têm tendência a retrair-se para «não maçar» as filhas, mas há uma altura da vida que as filhas têm que assumir o papel de «mães protetoras» mas com o cuidado de não interferir na vida da mãe.
Ela precisa da sua ajuda qb mas precisa. Precisa de sentir-se acarinhada e protegida e segura – dificil mas vão conseguir.
Espero que a operação tenha corrido bem.
Boa sorte e tudo de bom
Obrigada pelas suas palavras de força e de encorajamento. A operação correu muito bem, a minha mãe está agora numa fase de recuperação e vai já iniciar a quimio nopróximo dia 26 de novembro.
Sabemos que será mais uma etapa, não será fácil, mas estamos cá para lhe dar força e apoiar em tudo o que necessitar.
Uma vez mais obrigada pelas suas palavras e pelo seu tempo.
Beijinhos.
durante a quimio ela que beba muita água e vá comendo de 2 em 2 horas nem que seja apenas uma noz.
Tudo de bom!