Triplo Negativo

A identidade de um câncer é bem mais complexa do que imaginamos. Não temos “apenas” um Câncer de Mama. Dentro do tipo de câncer, existem vários sub-tipos, várias características que formam a identidade de cada caso. Já falamos aqui de uma das identidades do meu tumor, cujo resultado veio do Anatomopatologico (neste post). Este diagnostica a doença e estabelece o estadiamento do tumor.

No entanto, isto não é suficiente. O que classifica o subtipo molecular do tumor é a análise Imuno-histoquimica (feita em laboratório). Um processo para verificar se o tumor tem algumas proteínas (HER2, Ki-67, p53) e se é receptor a alguns hormônios (estrógeno e progesterona). A maior parte destes subtipos moleculares de câncer de mama são positivos para os hormônios femininos (estrógeno e progesterona) e/ou para a proteína HER2. Quando estes são positivos as mulheres ficam muito tristes, no inicio, pois além da quimioterapia, têm que tomar o Herceptin (administrado da mesma forma que a quimioterapia convencional mas não tem efeitos colaterais) e têm que fazer hormonoterapia, através de um comprimido oral diário durante 5 anos. As mulheres ficam tristes mas na verdade deveriam ficar felizes. Isto porque a origem do câncer delas é detectada e “facilmente” tratada.

E quanto aos outros, que não são positivos para estes hormônios e/ou proteínas?! Sobram cerca de 10/20% que são negativos aos três e têm a origem do câncer desconhecida. Pode dar-se o caso de, por exemplo, tal como a Angelina Jolie, terem o gene do câncer de mama, o BRCA1 e o BRCA2. Ou seja, um tratamento menos demorado não significa que o caso é mais simples. Antes pelo contrário. E porque falo tanto disto?! E porque sei eu tão bem?! Porque este é o meu caso. O meu subtipo molecular de câncer é TRIPLO NEGATIVO. Faço parte dos raros 10/20%!! Oh sorte! Vou começar a jogar na Megasena!!

cancer_TRIPLO_NEGATIVO

Como resultado, o indicado é fazer o exame de sangue que me diz se tenho o tal gene, o BRCA1 e o BRCA2 (a probabilidade de o ter é de 5% mas tenho que fazer). Ainda não o fiz porque, no Brasil, custa R$7mil e o convênio médico não cobre. Felizmente vai cobrir a partir de dia 2 de janeiro, diz a ANS (Agência Nacional de Saúde). Vou fazer e já sei que atitude tomarei caso seja positivo (fica para outro post).

E quais as consequências deste tipo de tumor? Além de não se saber a origem, é um tumor mais agressivo, tende a crescer mais rapidamente (o que explica o seu aparecimento em um mês), tem mais probabilidades de dar metástases (aparecer em outros órgãos), tem maior chance de voltar a aparecer (recidiva) e não existem tratamentos específicos, além de uma quimioterapia agressiva (e radioterapia).

Aqui, enfatizo uma vez mais o que desenvolvi no post “O câncer da Alma”. Acredito que não tenho o gene porque atribuo a origem do meu câncer ao emocional e isso não pode ser cientificamente comprovado. Não vou deixar de fazer o exame por uma “simples” crença. Sigo todas as recomendações do meu médico e continuo levando a minha vida com tudo o que aprendi e seguindo os meus instintos, sem medo de viver. Vivo com muita garra e com muita vontade! Afinal eu só quero, o que todos querem e só busco o que todos buscam: a felicidade!

Agende uma sessão e dê um novo significado à doença e à sua vida. Marque a primeira sessão gratuita:vania castanheira Medical Coach

 

Siga também: 
Instagram e Twitter @minhavidacomigo 
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo 
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

203 Comentários to “Triplo Negativo

  1. Sofia Delgado
    16 de setembro de 2014 às 08:55

    Bom dia a todas!
    Sou portuguesa, 31 anos e sei que tenho cancro ha 3 semanas. Ao inicio consegui andar bem disposta, mas sempre que vou ao hospital ter resultados são sempre más noticias! Não tenho o diagnóstico completo. O que sei até agora é que o tumor no peito tem 3 cm que alastrou para a axila, com teste positivo para a proteina HER2+! E hoje recebi a noticia que no TAC deu positivo para o figado! Estou tão perdida alguém numa situação parecida?

    • 16 de setembro de 2014 às 09:02

      Ola Sofia, até tudo estar definido é muito tenso. Não sabemos a extensão do problema nem o que podemos fazer para nos curarmos. Sentimo-nos impotentes.

      • Sofia Delgado
        16 de setembro de 2014 às 09:08

        Vim aqui parar uma semana depois de saber… E eu não pesquisei nada na net, nada… A primeira vez que escrevi cancro da mama no google apareceu-me este blog :) Tudo o que tenho lido tem sido aqui… Mas a verdade é que hoje quando ouvi falar em figado quando o cancro é de mama fiquei realmente preocupada! Obrigada Vânia pela atenção <3

    • anacanomeira
      17 de novembro de 2014 às 08:22

      Sofia, só hoje li o seu post e não registi em comentar.
      Ter cancro é «uma bosta» – indescutivelmente e, cada caso é um caso.
      O mais importante é acreditar em si e na sua capacidade de lutar mesmo quando todas as defesas parecem estar a fugir.
      Imagino que estará nesta fase já com diagnósticos feitos e muito provavelmente cheia de quimios, enjoos e outras indisposições.
      Mesmo com testes positivos noutras partes que não seja a mama não deixe de acompanhar a parte de cuidados físicos e de alimentação relativamente ao cancro, pois o que está neste blog também se aplica a si, com certeza.
      Também acompanhe as angústias horriveis por que a vânia passou – e que a Sofia deve estar a passar – vai rever nela muito do que passou e isto vai ajuda-la a yter forças para enfrentar o passo seguinte.
      Não desista. É muito nova e tem uma vida pela frente. Não pense negativo (traz maus figados diz o povo). Tente ver sempre uma alternativa melhor para a sua vida mesmo quando parece que não há.
      Se sentir só telefone a alguém. Por vezes os amigos não aprecem porque têm medo – ajude-os a não ter medo porque a Sofia precisa de companhia, mesmo que seja uma companhia silenciosa.
      Um abraço muito forte de coragem, de esperança e de cura
      Ana

  2. Gildasio
    11 de setembro de 2014 às 11:06

    Bom dia, minha mae tem 70 anos e foi diagnosticado esse triplp negativo, tem cura, para viver una vida nprmal ?

    • 11 de setembro de 2014 às 11:16

      A querido. Ela esta em tratamento? Triplo negativo aos 70 anos nao me parece ser problematico. Agora depende do estagio do tumor. Beijinhos

      • Gildasio
        11 de setembro de 2014 às 12:00

        Entao, descobrimos a 15 dias e ja vamos marcar a cirurgia dela, ela n tem nenhum problema de saude, nada!!!!

        • Gildasio
          11 de setembro de 2014 às 12:05

          Sempre fez todos os exames de rotina, n teve nada grave, ate q mes passado ela viu esse caroco no peito e fomos logo fazer uma bateria de exames, quando foi ontem eu abrir e vi q deu triplo begativo. Ela recebeu a noticia e ta mais tranquila q os filhos, obrigado pelas informacoes!!!!!

          • 11 de setembro de 2014 às 13:16

            Ela ainda não fez a cirurgia para retirada do tumor? O q diz o medico sobre o tratamento? Beijinhos e força

          • Gildasio
            11 de setembro de 2014 às 14:17

            Ainda n,o diagnostico da biopsia foi dia 28 , depois disso partimos para fazer todos os exames, ou sejA, em um deles eu vi: Triplo negativo!!! O que me deixou assustado, vms levar os exames para ele dizer algo semana q vem! Sera que tem tratamento ? Pode viver muito tempo com essa doenca ? Obrigado!!!

    • anacanomeira
      17 de novembro de 2014 às 08:27

      Gildasio.
      O cancro nessa idade geralmente se reproduz mais lentamente pelo que a chance de o travar normalmente é mais rápida. Penso que a sua mãe ainda vai tomar muito conta dos filhos e dos netos. Ainda tem um longo caminho a percoirrer.
      É fundamental que aqueles que estão em volta dela, nomeadamente os filhos, que se mantenham muito animados e que acreditem que ela vai ficar bem.
      Nada pior para uma mãe do que ver o filho a sofrer por ela.
      Um abraço de boa luta

  3. Dy
    31 de agosto de 2014 às 09:52

    Tenho uma irmã que com 41 anos (ano passado) fez cirurgia mama 1/4 diagnosticado triplo negativo e agora passou por uma cirurgia na cabeça,tumor. Contudo, Graças a Deus fez todos os exames e não foi detectado metástase. Só que viemos descobrir agora, através deste blog o que significa triplo negativo. Então: vigiar e vigiar. ou seja, cuidados médicos contínuos.

    • anacanomeira
      17 de novembro de 2014 às 08:31

      Dy, a partir do momento que o cancro entra na nossa vida VIGIA passa a ser palavra de ordem. Mas vigiar sem stress. Vigiar não significa estar sempre com cuidados médicos.
      Minha irmã teve um cancro feio também aos 41 e já lá vão 13 ou 14 anos e não toma nenhum medicamento.
      Depois de tratamento a vigia foi de 3 em 3 meses, depois 4, depois 6 a atualmente só de ano a ano. E também triplo negativo.
      Vigia é apenas estar vigilante sób a orientação do médico.
      Tudo de bom e muito optimismo para a vida

  4. Karla Albertini
    24 de julho de 2014 às 16:46

    Oiiii, estou no mesmo barco, triplo negativo, poxa vida, vamos sim jogar na loteria, meu médico falou que somos edição limitada kkkkkkkkk. Penso que só deus sabe o que é melhor pra nós, devemos sim fazer nossa parte, mudar rotina de vida, alimentação, exercício,namorar mais curtir família e amigos e o resto entregar na mão de Deus.

    • anacanomeira
      17 de novembro de 2014 às 08:24

      Fantástica postura de vida Karla

    • luciano
      18 de novembro de 2014 às 23:32

      Não sou mais indicada para esse comentário mas mesmo assim primeiro busca a Deus com todas as armas para ser salvas a luta é muito severa quase acabou com meu casamento porque viuvo antes da hora foram 7 anos de luta mas mesmo assim agradeço por esses 7 anos que passamos bons momentos ainda

    • 13 de janeiro de 2016 às 09:28

      concordo plenamente entregar nas maos do SENHOR QUE ELE TUDO FARA. DESCOBRI EM NOVEMBRO/15 AO PERDER FILHOS GEMEOS,COM O LEITE MATERNO QUE APARECEU MUITO, UITO, O CANCER SE AFLOROU. CARCINOMA MAMARIO INVASIVO. ESTOU FAZENDO QUIMIOTERAPIA DESDE QUE DESCOBRI, DESCOBRI EM UMA SEMANA NA OUTRA JA COMECEI AS QUIMIOS PARA DEPOIS DECIDIREM SE IREI PARA A RADIOTERAPIA E APOS A CIRURGIA. PROVAVELMENTE NAO PODEREI TER MAIS FILHOS, MAS TENHO UMA COM 13 ANOS E UMA FAMILIA MARAVILHOSA QUE ME APOIA MUITO E UM MARIDO ESPETACULAR…. ISSO EMSMO VAMO VIER TUDO O QUE TIVERMOS QUE VIVER, POIS DESSA DOENÇA NAO VAMOS MORRER NAO….. MUITA FÉ, FORÇA E FOCO E ISSO QUE PENSO… DEUS PODE TODAS AS COISAS. BJS A TODAS.

  5. Daniela
    13 de julho de 2014 às 21:55

    Olá meninas, hj pela primeira vez encontrei esse blog e fiquei lendo tudinho….Assim como vcs passei por um CA triplo negativo diagnosticado há 3anos e estou aqui lindona e feliz da vida!!!! Faço de conta que nem foi comigo….Minha história foi longa,mas até o momento com final feliz. Removi inicialmente 1 quadrante, fiz 4 quimio vermelha e 4 branca e umas 25 radio. Quando terminei td tive uma recidiva na mesma mama o que me levou a uma mastectomia total sem esvaziamento do lado direito e por opção quis remover a esquerda. Reconstrui na mesma sessão uma, usei expansor na outra, tive rejeição de silicone, voltei fazer mais 4 quimio,etc,etc….História longa….E felizmente estou aqui livre da doença há mais de 18 meses e assim permanecerei com a fé que aprendi a ter e a força que me fez sobreviver para criar meus meninos de 10 e 6 anos. Fiz uma montagem comigo dançando uma valsa com meu filho mais velho em uma formatura e tenho certeza que se depender de mim se tornará realidade.Com td que vivi tenho muita certeza que o emocional é determinante para o sucesso e cura. Portanto meninas muita oração e nada de medo,pois o medo é a ausência de fé!!Beijo enorme.

    • suelen
      20 de outubro de 2014 às 01:35

      Oi.. gostaria de saber mais sobre vc. Pois tbm sou triplo negativo e a uma semana tenho chorado muito, pois estou apavorada. Estou terminando minhas quimios brancas e partirei para 25 seçoes de radio. Estou assustada. Pois tudo q leio diz q as chances de voltar sao grandes. Tenho 28 anos e uma filha de 5 e muitos planos q ja nao sei se realizarei. Meu email e suelenpaulasouza@gmail.com aguardo seu contato. Obrigada

      • 20 de outubro de 2014 às 07:01

        Ola querida suelen, sou triplo negativo e amanha faz 1 ano que terminei meus tratamentos e estou otima. Ja conheci centenas de casos de triploa negativos, como nós, que estao otimas. Tenha uma alimentacao equilibrada, pratique atividade fisica e cuide da cabeça ( o mais importante) que a probabilidade de viver uma vida saudavel e feliz, para cuidar de vc e da sua filha, é muito maior. Um grande beijinho

      • anacanomeira
        17 de novembro de 2014 às 08:23

        Suelen. Vai tudo correr bem. A pior etapa já passou.
        Bj e muito boa sorte

    • anacanomeira
      17 de novembro de 2014 às 08:33

      he he :)
      Fantástica esta ideia de previsão do futuro para o tornar relaidade.
      Mantenha esta força e energia. É bom ler a sua mensagem super positiva.
      Beijo e parabéns

Escreva um comentário

*