Triplo Negativo
A identidade de um câncer é bem mais complexa do que imaginamos. Não temos “apenas” um Câncer de Mama. Dentro do tipo de câncer, existem vários sub-tipos, várias características que formam a identidade de cada caso. Já falamos aqui de uma das identidades do meu tumor, cujo resultado veio do Anatomopatologico (neste post). Este diagnostica a doença e estabelece o estadiamento do tumor.
No entanto, isto não é suficiente. O que classifica o subtipo molecular do tumor é a análise Imuno-histoquimica (feita em laboratório). Um processo para verificar se o tumor tem algumas proteínas (HER2, Ki-67, p53) e se é receptor a alguns hormônios (estrógeno e progesterona). A maior parte destes subtipos moleculares de câncer de mama são positivos para os hormônios femininos (estrógeno e progesterona) e/ou para a proteína HER2. Quando estes são positivos as mulheres ficam muito tristes, no inicio, pois além da quimioterapia, têm que tomar o Herceptin (administrado da mesma forma que a quimioterapia convencional mas não tem efeitos colaterais) e têm que fazer hormonoterapia, através de um comprimido oral diário durante 5 anos. As mulheres ficam tristes mas na verdade deveriam ficar felizes. Isto porque a origem do câncer delas é detectada e “facilmente” tratada.
E quanto aos outros, que não são positivos para estes hormônios e/ou proteínas?! Sobram cerca de 10/20% que são negativos aos três e têm a origem do câncer desconhecida. Pode dar-se o caso de, por exemplo, tal como a Angelina Jolie, terem o gene do câncer de mama, o BRCA1 e o BRCA2. Ou seja, um tratamento menos demorado não significa que o caso é mais simples. Antes pelo contrário. E porque falo tanto disto?! E porque sei eu tão bem?! Porque este é o meu caso. O meu subtipo molecular de câncer é TRIPLO NEGATIVO. Faço parte dos raros 10/20%!! Oh sorte! Vou começar a jogar na Megasena!!
Como resultado, o indicado é fazer o exame de sangue que me diz se tenho o tal gene, o BRCA1 e o BRCA2 (a probabilidade de o ter é de 5% mas tenho que fazer). Ainda não o fiz porque, no Brasil, custa R$7mil e o convênio médico não cobre. Felizmente vai cobrir a partir de dia 2 de janeiro, diz a ANS (Agência Nacional de Saúde). Vou fazer e já sei que atitude tomarei caso seja positivo (fica para outro post).
E quais as consequências deste tipo de tumor? Além de não se saber a origem, é um tumor mais agressivo, tende a crescer mais rapidamente (o que explica o seu aparecimento em um mês), tem mais probabilidades de dar metástases (aparecer em outros órgãos), tem maior chance de voltar a aparecer (recidiva) e não existem tratamentos específicos, além de uma quimioterapia agressiva (e radioterapia).
Aqui, enfatizo uma vez mais o que desenvolvi no post “O câncer da Alma”. Acredito que não tenho o gene porque atribuo a origem do meu câncer ao emocional e isso não pode ser cientificamente comprovado. Não vou deixar de fazer o exame por uma “simples” crença. Sigo todas as recomendações do meu médico e continuo levando a minha vida com tudo o que aprendi e seguindo os meus instintos, sem medo de viver. Vivo com muita garra e com muita vontade! Afinal eu só quero, o que todos querem e só busco o que todos buscam: a felicidade!
Agende uma sessão e dê um novo significado à doença e à sua vida. Marque a primeira sessão gratuita:
Siga também: Instagram e Twitter @minhavidacomigo Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira
Vania quanto tempo vc levou depois da químio pra começar a fazer a rádio? Já está fazendo 1 mês que terminei a químio e ainda não comecei a rádio, o médico diz estar dentro do prazo. Uma outra questão quais exames são feitos pra saber que o câncer foi curado? Um abraço e obrigada.
Vânia, queria te parabenizar, eu estou lendo mais os textos da internet agora, que passei por isso de novo: eu tive câncer de mama em 2011, operei, mastectomia total esquerda, tirei mais de 30 linfo-nódulos e estava com prótese de expansão para ser operada agora, em abril, iria fazer minha tão sonhada reconstrução. Mas Deus brinca com a gente e meu câncer voltou. Sou triplo negativo, fiz o exame genético com a Dra. Maria Isabel Waddigton, deu negatico, não tenho alteração de BRCA1 e 2; mande um email para mim que eu te dou o caminho das pedras, os convênios do Brasil são OBRIGADOS a cobrir esse exame, com uma liminar chamada “jurisprudência”, quer dizer, uma vez que uma paciente entrou na justiça e ganhou, todos os casos similares são obrigados serem cobertos pelos convênios, respondidos em 40 dias!!! Entre em contato que eu te passo a papelada e você divulga no seu blog, não sei se você é de SP, mas a dra. trabalha no AC. Camargo. Enfim, estava bem, em acompanhamento de 3 em 3 meses, mas voltou, em forma de metástase na bacia e um foco pequeno no pulmão. Descobrimos cedo, tive muita dor na perna e nas costas, e já estou em quimio de novo, para câncer ósseo, descobri que no nosso caso ele volta em muitos casos, mas hoje a sobrevida é maior do que em 10 anos, eu fui operada por um bambambam do AC Carmargo, ex-diretor de lá, Dr. Mário Mourão Neto, ele me garantiu que a medicina está muito melhor para esse tratamento, mesmo sem que tomemos o remédio de Taxol. Então, meninas, força em Deus, obrigada Vânia pelo seu blog e vou manter contato sobre meu tratamento, também tenho uma filha de 3 anos, ela tinha 6 meses quando tive o CA de mama, agora preciso viver, para vê-la crescer. Torçam por mim, que eu estou disponível para tudo que precisarem, documentos para carro especial, doc para INSS, descontos em impostos, saque do Fundo de Garantia, rezaremos juntas, que Deus é um só!!! Estamos juntas e vamos viver!! Já tirei o pó da minha peruca castanho-clara, porque sou bem morena, mas ficou muito legal, e minha Marina é minha inspiração!!! Valeu meninas, fiquem com Deus! Dani.
Querida Dani, muita força para voce neste momento. Continue com essa garra. Eu expliquei em outro post como fazer o exame, obrigada. Um grande grande beijinho
Danielle eu gostaria que vc me esclarecesse um ponto que vc fala em relação ao Taxol, eu sou tripo negativo fiz 04 sessões da vermelha e estou terminando doze sessões do Taxol.
Diga querida
Quando vc diz mesmo que sem tomemos o Taxol. P q vc não pode tomar esse remédio?
Danielle, gostaria que você me enviasse seu e-mail para trocarmos algumas figurinhas, comecei meu tratamento em set/13 somente com CA, em nov/13 já estava com metástase no figado e mudei o tipo de tratamento, em março/14 já apareceu em outros lugares como ossos e na outra axila, e mudei o tratamento para carboplatina e docetaxel, já é a terceira tentativa de tratamento, meu e-mail é carina_gmp@hotmail.com, ficou aguardando seu contato. Boa recuperação para todas. Fique com Deus.
Carina também estou no terceiro tipo de quimio, mas com sucesso agora gencitabina+cisplatina.
Boa sorte
Dani é incrivel a sua capacidade de partilha.
Infelizmente tenho tido pouco tempo para acompanhar este blog fantástico, mas cada vez fico mais surpreendida com esta coesão e este trabalho de grupo partilhado entre tantas guerreiras.
Tem que ver a sua filha crescer, por isso toca a continuar a lutar com toda essa energia.
Adorei ler seu depoimento
Beijo Ana
Parabéns pelo blog! Obrigada a todas que compartilharam suas histórias, lutas e esperanças. Minha mãe foi diagnosticada com câncer de mama e estamos naquela fase em que a vida vira do avesso. Ouvir relatos semelhantes é muito importante e motivador. Faz um bem danado à alma! Força, saúde e muita proteção divina a todas vocês!
Danielle Lima, se puder dar outras informações sobre o “caminho das pedras”, direitos, documentação necessária e tudo mais, agradecerei imensamente.
Oi Danielle , sua história me arrepiou agora que li , pq foi exatamente o que aconteceu comigo , descobri o nódulo em 2012 , amamentando minha filha , como era pequeno e todos diziam que era do leite eu deixei , qdo procurei um médico minha pequena estava com 7 m, a princípio foi dito que era edenoma lactante , um grande erro médico. O tumor cresceu muito , eu não fiquei tranquila , procurei uma mastologista e até ela ficou confuda qdo fez a pulsão ,devido a amamentação e saiu sangue junto na pulsão , me encaminhou para um hospital em Florianópolis fazer uma nova ultra-sonografia , graças a Deus aos médicos , pediram biópsia , e veio o resultado que ninguém espera ,Carcinoma Ductal Invasivo grau III , depois fiz outra biópsia e soube que era Triplo Negativo , qdo iniciei a quimio minha filhinha tinha 8 m e meio ,em 06/2012 , fiz a químio primeiro pq o tumor estava c 5,5 cm , em 01/2013 a mastectomia total e tbm tirei 31 linfonódulos e depois a radioterapia . Hoje faço acompanhamento de 6 em 6 m . Graças a Meu Deus até agora meus exames estão bons , mas como o oncologista me falou só o tempo dirá se estou completamente curada e que é para mim viver a cada dia . Minha filha tbm está com 3 aninhos , faz 4 em setembro . e por ela que fui forte e vivo ,ela é tudo pra mim, pq precisa muito de mim, tenho outra filha com 20 anos , mas já tem a vida dela , e é adulta ,e tenho um netinho que amo demais com 2 aninhos, então penso muito na minha pequena. Vc mencionou sobre esse exame genético, eu nunca fiz. Nossa , não foi por acaso q acabei parando na sua msg e qdo li fiquei até emocionada , pq é raro acontecer casos tão semelhantes como os nossos. Eu tinha 39 anos , hoje estou com 42 . As vezes me dá muito medo do amanhã,qdo descobri o blog da Vânia ,escrevi para ela por e-mail , final ano passado passei por uma depressão e síndrome do pânico, ela me deu conselhos que me ajudaram muito . Ela é um grande exemplo. Minha querida , vc vai superar mais essa tempestade na sua vida , como o médico te falou , hoje a medicina está muito avançada e vc está com ótimos médicos. Coloca nas mãos de Jesus e Deus que vc vai vencer outra vez. Força e fé , e vc tem uma razão muito grande para lutar e viver , como eu tenho , nossas filhinhas que precisam muito de nós e que vamos ver crescer , com certeza . Um grande bjo querida … Fica com Deus
Olá…
Muito bom este blog… estou gravida de 25 semanas e tb descobri um carcinoma ductal infiltrante grau III, triplo negativo… ja fiz a quadrantectomia, e nao precisei retirar os linfonodos, pois nao apresentaram nenhum sinal de metastase…agora tenho que aguardar o parto, depois fazer quimio e radio… estou muito bem… mas as vezes bate um medo de ter uma recidiva…
Leio muito e procuro me manter informada sobre tudo que diz respeito a cancer…
Tenho um menino de 2,6 anos e mais um para chegar em setembro… sao eles que me dao força e animo para seguir em frente.. tenho muita fé que tudo vai dar certo… procuro me ocupar bastante e nao ficar pensando nisso o tempo todo.
Semana passada me indicaram fazer Ozonioterapia. Alguem conchece, ja fez, ou sabe de alguem que fez???? E baseasa em traamento com Ozonio e uma dieta muito restrita em Açucar, carboidratos e industrializados… uma vez que as celulas cancerosas se alimentam de açucar… já solicitei a minha nutri para elaborar um plano alimentar, sem estes alimentos..acho que tudo é valido….
Boa sorte, força e fé para todas que estão luta.
Olá Dany, queria saber pq vc falou do Taxol, minha mãe trata de CA TRIPLO NEGATIVO e como a quimio oral não deu os resultados esperados, ela vai voltar pra quimio na veia com taxol, o caso dela o CA voltou 10 anos depois como metastase óssea, estou firme na fé e creio que tudo vai dar certo.
Fui diagnosticada em 2012. Fiz mastectomia radical mama esquerda e no final de 2013 houve recidiva e agora vou retirar a outra mama. Fiz todo os tratamentos e certos e confesso que estou com muito medo.
Maria tenha fé e faça tudo o que o seu medico mandar. O que ele diz sobre a proxima fase? Beijinhos
Que Deus te abençoe.Estou cada vez mais amando o seu site..Parabéns.Só quem passa por esse fantasma do triplo negativo é que sabe como nossa cabeça fica.Mas vamos ter fé em Deus.Pois é Ele que me sustenta.bjs
Parabéns !!!! Realmente, teu blog é muito esclarecedor !
Tenho percebido através de um grupo que participo que a maioria das mulheres sabem pouco sobre sua doença, o que torna o período do tratamento muito mais angustiante.
Também sou portadora de ca triplo negativo desde 2010 e tive duas recidivas.
Força meninas, fiz 5 cirurgias, 8 quimios e quase 90 radios, mas estou super bem após quatro anos.
Muita saúde para todas !
he lá! Isso é que é ser lutadora e guerreira. Parabéns!