Triplo Negativo
A identidade de um câncer é bem mais complexa do que imaginamos. Não temos “apenas” um Câncer de Mama. Dentro do tipo de câncer, existem vários sub-tipos, várias características que formam a identidade de cada caso. Já falamos aqui de uma das identidades do meu tumor, cujo resultado veio do Anatomopatologico (neste post). Este diagnostica a doença e estabelece o estadiamento do tumor.
No entanto, isto não é suficiente. O que classifica o subtipo molecular do tumor é a análise Imuno-histoquimica (feita em laboratório). Um processo para verificar se o tumor tem algumas proteínas (HER2, Ki-67, p53) e se é receptor a alguns hormônios (estrógeno e progesterona). A maior parte destes subtipos moleculares de câncer de mama são positivos para os hormônios femininos (estrógeno e progesterona) e/ou para a proteína HER2. Quando estes são positivos as mulheres ficam muito tristes, no inicio, pois além da quimioterapia, têm que tomar o Herceptin (administrado da mesma forma que a quimioterapia convencional mas não tem efeitos colaterais) e têm que fazer hormonoterapia, através de um comprimido oral diário durante 5 anos. As mulheres ficam tristes mas na verdade deveriam ficar felizes. Isto porque a origem do câncer delas é detectada e “facilmente” tratada.
E quanto aos outros, que não são positivos para estes hormônios e/ou proteínas?! Sobram cerca de 10/20% que são negativos aos três e têm a origem do câncer desconhecida. Pode dar-se o caso de, por exemplo, tal como a Angelina Jolie, terem o gene do câncer de mama, o BRCA1 e o BRCA2. Ou seja, um tratamento menos demorado não significa que o caso é mais simples. Antes pelo contrário. E porque falo tanto disto?! E porque sei eu tão bem?! Porque este é o meu caso. O meu subtipo molecular de câncer é TRIPLO NEGATIVO. Faço parte dos raros 10/20%!! Oh sorte! Vou começar a jogar na Megasena!!
Como resultado, o indicado é fazer o exame de sangue que me diz se tenho o tal gene, o BRCA1 e o BRCA2 (a probabilidade de o ter é de 5% mas tenho que fazer). Ainda não o fiz porque, no Brasil, custa R$7mil e o convênio médico não cobre. Felizmente vai cobrir a partir de dia 2 de janeiro, diz a ANS (Agência Nacional de Saúde). Vou fazer e já sei que atitude tomarei caso seja positivo (fica para outro post).
E quais as consequências deste tipo de tumor? Além de não se saber a origem, é um tumor mais agressivo, tende a crescer mais rapidamente (o que explica o seu aparecimento em um mês), tem mais probabilidades de dar metástases (aparecer em outros órgãos), tem maior chance de voltar a aparecer (recidiva) e não existem tratamentos específicos, além de uma quimioterapia agressiva (e radioterapia).
Aqui, enfatizo uma vez mais o que desenvolvi no post “O câncer da Alma”. Acredito que não tenho o gene porque atribuo a origem do meu câncer ao emocional e isso não pode ser cientificamente comprovado. Não vou deixar de fazer o exame por uma “simples” crença. Sigo todas as recomendações do meu médico e continuo levando a minha vida com tudo o que aprendi e seguindo os meus instintos, sem medo de viver. Vivo com muita garra e com muita vontade! Afinal eu só quero, o que todos querem e só busco o que todos buscam: a felicidade!
Agende uma sessão e dê um novo significado à doença e à sua vida. Marque a primeira sessão gratuita:
Siga também: Instagram e Twitter @minhavidacomigo Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira
Oi Vânia ! Fui diagnosticada também com um CA de mama triplo negativo, em maio de 2009, fiz cirurgia, químico e radioterapia. Tomei uma dupla de quimioterapico fortissima, por ser triplonegativo e grau nuclear 3 , assim como grau histológico 3 , também. Enfim, estou bem a quase 5 anos, pois essa era minha ansiedade. Na época que eu fiz o tratamento,não conheci nenhum relato de sobrevida , por mais de cinco anos, isso me deixa animada e quero dar meu testemunho pra vocês saberem, que é possível sim, vencer esse triplo negativo. As vezes esqueço que isso aconteceu comigo. Sou uma mulher de muita fé, entreguei minha vida a Deus, e vivi esses quase 5 anos como se fossem mil. Isso é importante, fé em Deus, e mudanças de hábitos de vida .qualquer dúvida , podem entrar em contato comigo. Bjos e fiquem com Deus
Muito obrigada querida Ana Cristina!! O meu caso é igualzinho ao seu. Muita vida e com muita saude! Beijinhos
Eu também faço tratamento contra este mal, o qual me surgiu como uma bala, três meses após ter feito os exames de praxe e não ter nenhuma alteração nas mamas, apareceram os sintomas, muito agressivo, já estou a quase um ano fazendo quimioterapia, já passei por cirurgia, vou começar a rádio. É Triplo Negativo mas eu sou triplo positivo, com Jesus Cristo somos mais que vencedores, aguenta firme, a vitória é certa.
Maria, adorei!!!! Triplo positivo!!! Um grande beijinho e continue c essa força
Como está vc princesa?
Um grande beijinho!
Olá Ana Cristina.
Li o seu testemunho Meu nome é Jucineyde e sou triplo negativo,você é a primeira que tive conhecimento que passou pelos cinco anos.Tenho 5 meses de operada fiz mastectomia radiical,6 blocos de quimio vermelha e 28 sessões de radio..
Agora estou rezando para que eu possa ver meus se formarem especialmente o de 12 anos.Obrigada pelo testemunho .Meus email é neydeprata@hotmail.com por favor entre em contato comigo.Eu preciso muito de partilhar essa coisas.bjs.
Olá Ana Cristina Diógenes Ramalho.
Queria muito poder trocar umas palavras com vc, como posso ter seu email?
Olá Ana Cristina.Li o seu testemunho .Meu caso é igual o que você teve.É muito bom saber que existe uma pessoa que passou dos 5 anos .Estou este mês completando 6 meses de operada e um mês que acabou o tratamento .Estou no acompanhamento( sem remédios) isso que é duro.Por favor entre em contato comigo.Obrigada fica com Deus.
Oi Adriana gostaria muito de conversar com você por e-mail
neydeprata@hotmail.com.Quem quiser pode entrar em contato comigo.Pois me faz muito bem falar com amigas do” peito”.meu e-mail: neydeprata@hotmail.com..Bjs
Ana ou quem ler o meu comentário gostaria que me informassem o tempo que vcs levaram depois da químio pra fazer a rádio, já vai fazer um mês que terminei a químio e ainda não comecei a rádio, o médico diz estar dentro do prazo. Obrigada
Ieda, eu comecei 3 semanas depois. Beijinhos
Obrigada Ana, bjs
Olá Ana Cristina,o meu caso é parecido com o seu,porque cada caso é um caso.Começou tudo por eu apalpar a mama e notei um caroço fui logo ao médico fiz ecografia mamária e mamografia o médico disse para n me preocupar que era um quisto de leite,que esteve a ver com os colegas e n via nada de mal(cancerismo)andei quase cinco meses assim,até me mandarem fazer uma biópsia e qual foi o resultado,ninguém está preparado para receber esta noticia.Também já era grau 3 fiz oito ciclos de quimio e 25 sessões de radioterapia.Agora ando nas consultas de 3 em 3 meses.Isto começou tudo em Junho de 2012 comecei a quimio em Dezembro terminei em Maio fui operada em Junho fiz mastectomia radiacal e esvaziamento da axila e continuo a lutar tenho 36 anos e dois meninos pequenos.Força para todas as GUERREIRAS bjs.
Ando nas consultas de risco familiar,estou a espera do resultado da análise para ver se é genético.Eles n me consideram família de risco porque n tenho nenhum caso na família.Vou aguardando c alguma ansiedade,Bjs
Paz e Bem ! Ana Cristina Como estou feliz em ler sua história .Pois é relatos como o seu que me dá esperanças de também conseguir vencer esta guerra de triplo negativo.Se um dia ler estas palavras deixo meu e mail para que me escreva :neydeprata@hotmail.com.Um grande abraço
Oi Vania querida como vc está? Minha irmã foi diagnosticada com o cancer triplo negativo, fez quimio e fará cirurgia no próximo dia 05, estamos otimistas!! Continue nos passando informações, isso é muito importante. Estarei rezando por vc e pela minha irmã! Guerreiras!!! Um beijão
olá eu tbm fui operada a 8 meses o meu tbm e tripolo nagativo
Não há duas pessoas iguais. Nem os gémeos sao completamente iguais. O mesmo se passa com qualquer doença. O diagnóstico pode ser igual, pareceido… mas as pessoas são diferentes e os efeitos serão sempre diferentes. Por isso é importante confirmar com médico, sempre, as sugestões que os amigos dão.
Conversando com meu médico, hoje está se chegando a conclusão que o câncer de mama é quase igual a uma digital, ninguém tem igual. O que dá muito trabalho para a medicina porque cada caso é um caso e os médicos tem de ter, e as vezes não tem, tanta opções de tratamento. Meu médico falou que existem cinco procedimentos para o tratamento: cirurgia, hormonal, o gene, a químio e a radioterapia e o sexto é rezar. No meu caso sobrou a cirurgia que já fiz, a químio que estou fazendo, resta a radioterapia porque as preces estão presentes desde o início. E é isso aí, no início assusta muito , mas depois é crer e lutar pela vida.
Isso mesmo! E a nossa parte é a cabeça e a fé!! Força querida.
Olá Maria de Fátima.Li seu depoimento deste triplo negativo e estou te escrevendo para que todas nós nos unamos em orações e pensamentos positivos.Como vc já deve ter lido tenho 49 anos e meu caçula tem apenas 12 anos.Meu tratamento acabou em 13 de fevereiro.Agora só me resta acompanhar.Não é fácil,né? Mais tem dias que estou tão alegre que penso que estou fora de mim kkkk.E tem dias que só vejo nuvens pretas .Atualmente estou brigando para perder peso e estou fazendo 1 horas de caminhada todos os dias.Se quiser conversar meu email é neydeprata@hotmail.com bjs
É impressionante o testemunho de todas essas mulheres coragem. Boa sorte e felicidades para todas. Nunca deixem de acreditar.
Vânia mantém a informação atualizada, mantém a onda de solidariedade em andamento.
Estou com vc nessa faixa de 20% também sou triplo negativo, estou fazendo minha quimio. Bom saber, gostei do seu blog. Favor me atualizar das novidades para esse caso, obrigada. Bjs e muita fé , acreditando em nossa cura.