Triplo Negativo
A identidade de um câncer é bem mais complexa do que imaginamos. Não temos “apenas” um Câncer de Mama. Dentro do tipo de câncer, existem vários sub-tipos, várias características que formam a identidade de cada caso. Já falamos aqui de uma das identidades do meu tumor, cujo resultado veio do Anatomopatologico (neste post). Este diagnostica a doença e estabelece o estadiamento do tumor.
No entanto, isto não é suficiente. O que classifica o subtipo molecular do tumor é a análise Imuno-histoquimica (feita em laboratório). Um processo para verificar se o tumor tem algumas proteínas (HER2, Ki-67, p53) e se é receptor a alguns hormônios (estrógeno e progesterona). A maior parte destes subtipos moleculares de câncer de mama são positivos para os hormônios femininos (estrógeno e progesterona) e/ou para a proteína HER2. Quando estes são positivos as mulheres ficam muito tristes, no inicio, pois além da quimioterapia, têm que tomar o Herceptin (administrado da mesma forma que a quimioterapia convencional mas não tem efeitos colaterais) e têm que fazer hormonoterapia, através de um comprimido oral diário durante 5 anos. As mulheres ficam tristes mas na verdade deveriam ficar felizes. Isto porque a origem do câncer delas é detectada e “facilmente” tratada.
E quanto aos outros, que não são positivos para estes hormônios e/ou proteínas?! Sobram cerca de 10/20% que são negativos aos três e têm a origem do câncer desconhecida. Pode dar-se o caso de, por exemplo, tal como a Angelina Jolie, terem o gene do câncer de mama, o BRCA1 e o BRCA2. Ou seja, um tratamento menos demorado não significa que o caso é mais simples. Antes pelo contrário. E porque falo tanto disto?! E porque sei eu tão bem?! Porque este é o meu caso. O meu subtipo molecular de câncer é TRIPLO NEGATIVO. Faço parte dos raros 10/20%!! Oh sorte! Vou começar a jogar na Megasena!!
Como resultado, o indicado é fazer o exame de sangue que me diz se tenho o tal gene, o BRCA1 e o BRCA2 (a probabilidade de o ter é de 5% mas tenho que fazer). Ainda não o fiz porque, no Brasil, custa R$7mil e o convênio médico não cobre. Felizmente vai cobrir a partir de dia 2 de janeiro, diz a ANS (Agência Nacional de Saúde). Vou fazer e já sei que atitude tomarei caso seja positivo (fica para outro post).
E quais as consequências deste tipo de tumor? Além de não se saber a origem, é um tumor mais agressivo, tende a crescer mais rapidamente (o que explica o seu aparecimento em um mês), tem mais probabilidades de dar metástases (aparecer em outros órgãos), tem maior chance de voltar a aparecer (recidiva) e não existem tratamentos específicos, além de uma quimioterapia agressiva (e radioterapia).
Aqui, enfatizo uma vez mais o que desenvolvi no post “O câncer da Alma”. Acredito que não tenho o gene porque atribuo a origem do meu câncer ao emocional e isso não pode ser cientificamente comprovado. Não vou deixar de fazer o exame por uma “simples” crença. Sigo todas as recomendações do meu médico e continuo levando a minha vida com tudo o que aprendi e seguindo os meus instintos, sem medo de viver. Vivo com muita garra e com muita vontade! Afinal eu só quero, o que todos querem e só busco o que todos buscam: a felicidade!
Agende uma sessão e dê um novo significado à doença e à sua vida. Marque a primeira sessão gratuita:
Siga também: Instagram e Twitter @minhavidacomigo Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira
Olá a todos, Sou Ana e em novembro de 2014, fui diagnosticada com um CA triplo negativo…provável sitio de mama. Sou nutricionista e procurei estudar muito o assunto que a principio meu assustou pela malignidade e alto grau de recidiva e metástase. Mas enfim, optei por lutar, fiz mastectomia radical e estou no inicio da quimio, p posteriormente fazer a radio. Queria dizer que estou mais tranquila agora pois com as mudanças de dieta, exercicios fisicos que sempre fiz, me fazem sentir disposta e acho que vou me sair bem dessa situação. Estou esperando os resultados do BRCA1 e 2 mais estou confiante e tranquila pois me cuido e procuro me informar sobre tudo a respeito. Acredito que quando estamos informadas e conhecemos bem o inimigo …..com fé e determinação conquistamos nossa saúde e nossa vida. Obrigada pelos depoimentos e desejo a todas saúde.
Olá ana, eu também iniciei meu tratamento em novembro. E estou esperando o resultado do exame brca 1 e 2, foi encaminhado para Califórnia, no laboratório invitae.
Olá Vania! Como vai?
Minha mãe teve esse tipo de tumor no ano passado, e nós realizamos os testes genéticos por conta própria, e estamos agora entrando na justiça para conseguir o ressarcimento, se puder nos orientar uma forma de conseguir isso, agradeceria muitíssimo!
Forte abraço
Olá gente, meu nome é Graziela e minha mae tem esse tipo de cancer, to super preocupada me ajudeeeeem
Estpu pessim, minha mae tem 51 anos, e foi fiagnosticada a um ano, o tumor ja era bem grande na mama, fizemos quimios vermelhas, e brancas, ja foi pra UTI por uma alergia, nossa varias coisas…agora esta fazendo radio, esta com metastase no osso e figado
…..alguem ja passou por uma situacao parecida?! me ajudem estou desesperada meninas, e me explique mais sobre esse triplo negativo por favor?!
otima a iniciativa desse site, ajuda muito quem esta nesse problema
obrigada desde ja
graziella.santos27@gmail.com
entrem em contato para conversarmos
Ola Graziela. Minha mãe tb Tem esse tipo de cancer. Descobriu faz 2 anos e meio. De la para ca ela ja realizou mastectomia, quimioterapia, radioterapia. Apareceu metastases na cabeça… Retirou o tumor maior na cabeca. Os demais foram tratados com radio, vindo a reduzir de tamanho. Apos, metastase no fígado, vindo a retirar o tumor na regiao, enfim, batalha que estamos vivendo, mas nunca desistindo. Dentro do possivel, ela esta bem! Ela esta com acompanhamento de uma psiquiatra. Mesmo apos 2 anos e meio, ainda continua a quimio, porém esta é diferente das séries vermelha e branca. Hj ela tem 58 anos. Descobriu quando tinha 56 anos. Querendo me enviar e-mail, estou aqui!!! Bjs.
Ooi, aqui estou eu novamente….gente estou com mais medo ainda, minha mae esta com metastase no figado e no osso, esta sentindo muitaaaa dor, ta tomando ate morgina, o Ki 67 dela eh de 80%…alguma de vcs ja passou por isso?
me deem esperanças…por favor meninas
obrigada viu
fiquem com Deus guerreiras
Olá meninas, minha mãe, com 60 anos, foi diagnosticada com esse tipo de câncer. No início os médicos estavam tratando como um abcesso… ela tomou antibiótico por mais de 40 dias e nas mamografias e ecografias não aparecia nada como maligno… enfim, com a biópsia veio o resultado de câncer e agora, com a histoquímica o resultado de triplo negativo. Ela já passou por duas sessões de quimio e o nódulo reduziu consideravelmente, inclusive o médico ficou muito feliz com isso. Essa semana ela tem tomografia e cintilografia dos ossos, para ver se há metástase. Vamos torcer para que não, que o câncer esteja apenas na mama e que tudo se ajeite.
Temos muita fé em Deus e no tratamento!
Ler esses depoimentos também é muito importante, pois acabamos vendo que muitas vivem esse problema, e que é possível seguir em frente!
Abraços!!!
ola, minha mae aos 70 anos descobriu o triplo negativo,em duas semanas fizemos todos os exames e a cirurgia da mama, todos os exames q ela n deu nada invasao em nenhum lugar, ou seja, sem metastase total! ja estamos na ultima sessao de quimio e ela esta super bem, nem sente quase q reaçao nenhuma, um pouco de enjoo durante dois dias e ja passa! Fé Deus no comando!
Foi muito bom ler os depoimentos aqui. Gostaria muito de conversar com vcs por e-mail.Também tive um triplo negativo e me sinto insegura com a inexistência de tratamento preventivo de recindiva após o tratamento. Fiz mastectomia radical,quimio e radio, terminei em agosto de 2014.
Força e fé a todas
Olá Carla, meu e-mail é: muri.consoni@hotmail.com. Eu ainda estou em tratamento. Beijão
Carla meu e-mail é ieda.moraes@bol.com.br
Olá Carla , a sua história se parece bem com a minha.No final de 2012 comecei a perceber que a mama direita estava crescendo e doendo.fui diagnosticada com CA estágio 3 , triplo negativo.Eu tinha 48 anos.fiz quimio antes com boa resposta todo o tumor sumiu mais tive que fazer esvaziamento de axilas pois dois linfonodos foram atingidos, dia 7 de outubro de 2013 fiz a mastectomia radical ,depois radioterapia dia 14 de fevereiro de 2014 terminei o tratamento, agora sou acompanhada de 3 em 3 meses pelo oncologista e de 6 em 6 pelo mastologista. Bom sobre minha cabeça : sou assistida por um psiquiatra mt legal e tbm com psicologa. Acredito em Deus e entrego tudo em suas mãos.Se quiser conversar o meu e mail é neydeprata@hotmail.com. bjs
Calça o uso do avelos comk medida preventiva. Pricure na internet o iso do avelos para a cura do cancer. Minha mãe teve um triplo negativo e o avelos se mostrou eficaz