Triplo Negativo
A identidade de um câncer é bem mais complexa do que imaginamos. Não temos “apenas” um Câncer de Mama. Dentro do tipo de câncer, existem vários sub-tipos, várias características que formam a identidade de cada caso. Já falamos aqui de uma das identidades do meu tumor, cujo resultado veio do Anatomopatologico (neste post). Este diagnostica a doença e estabelece o estadiamento do tumor.
No entanto, isto não é suficiente. O que classifica o subtipo molecular do tumor é a análise Imuno-histoquimica (feita em laboratório). Um processo para verificar se o tumor tem algumas proteínas (HER2, Ki-67, p53) e se é receptor a alguns hormônios (estrógeno e progesterona). A maior parte destes subtipos moleculares de câncer de mama são positivos para os hormônios femininos (estrógeno e progesterona) e/ou para a proteína HER2. Quando estes são positivos as mulheres ficam muito tristes, no inicio, pois além da quimioterapia, têm que tomar o Herceptin (administrado da mesma forma que a quimioterapia convencional mas não tem efeitos colaterais) e têm que fazer hormonoterapia, através de um comprimido oral diário durante 5 anos. As mulheres ficam tristes mas na verdade deveriam ficar felizes. Isto porque a origem do câncer delas é detectada e “facilmente” tratada.
E quanto aos outros, que não são positivos para estes hormônios e/ou proteínas?! Sobram cerca de 10/20% que são negativos aos três e têm a origem do câncer desconhecida. Pode dar-se o caso de, por exemplo, tal como a Angelina Jolie, terem o gene do câncer de mama, o BRCA1 e o BRCA2. Ou seja, um tratamento menos demorado não significa que o caso é mais simples. Antes pelo contrário. E porque falo tanto disto?! E porque sei eu tão bem?! Porque este é o meu caso. O meu subtipo molecular de câncer é TRIPLO NEGATIVO. Faço parte dos raros 10/20%!! Oh sorte! Vou começar a jogar na Megasena!!
Como resultado, o indicado é fazer o exame de sangue que me diz se tenho o tal gene, o BRCA1 e o BRCA2 (a probabilidade de o ter é de 5% mas tenho que fazer). Ainda não o fiz porque, no Brasil, custa R$7mil e o convênio médico não cobre. Felizmente vai cobrir a partir de dia 2 de janeiro, diz a ANS (Agência Nacional de Saúde). Vou fazer e já sei que atitude tomarei caso seja positivo (fica para outro post).
E quais as consequências deste tipo de tumor? Além de não se saber a origem, é um tumor mais agressivo, tende a crescer mais rapidamente (o que explica o seu aparecimento em um mês), tem mais probabilidades de dar metástases (aparecer em outros órgãos), tem maior chance de voltar a aparecer (recidiva) e não existem tratamentos específicos, além de uma quimioterapia agressiva (e radioterapia).
Aqui, enfatizo uma vez mais o que desenvolvi no post “O câncer da Alma”. Acredito que não tenho o gene porque atribuo a origem do meu câncer ao emocional e isso não pode ser cientificamente comprovado. Não vou deixar de fazer o exame por uma “simples” crença. Sigo todas as recomendações do meu médico e continuo levando a minha vida com tudo o que aprendi e seguindo os meus instintos, sem medo de viver. Vivo com muita garra e com muita vontade! Afinal eu só quero, o que todos querem e só busco o que todos buscam: a felicidade!
Agende uma sessão e dê um novo significado à doença e à sua vida. Marque a primeira sessão gratuita:
Siga também: Instagram e Twitter @minhavidacomigo Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira
Querida vai dar tudo certo confia em Jeová, ele não desampara seus filhos.
Querida vai dar tudo certo, estamos todos em uma corrente positiva por vc.Beijinhos!!
Claro que deves fazer o teste, e claro que vai dar negativo. É preciso pensamento positivo e tu tens-no. Força.
Olá tudo bem? Tenho fé também que tudo vai dar certo pra vc, assim como vai dar pra mim…neste momento estou fazendo minha quimio, enquanto leio seu blog…adoro!!! Estou aguardando a medica chegar pra ver o resultado do meu anatomo e do imuno. Mas se Deus quiser vai dar tudo certo. Bj
Querida Andreia, espero que seus leucocitos estejam samurais!!! Vai dar certo sim (ja esta dando)!!! Vamos apenas ficar com historias para contar! Um grande beijinho e “boa” quimio
Olá Vânia, vai correr tudo bem! Há uma corrente muito positiva à sua volta, muita gente a torcer para que corra tudo bem.
Isso mesmo Elia. Eu sinto essa corrente fantastica. Por isso esta tudo corrwndo tao bem
Oi querida,sou triplo negativo.fiz 6 blocos de quimioterapia vermelha,mastectomia radical ,esvaziamento de axilas ,28 sessões de radioterapia.E agora? acabou meu tratamento?
Tenho 49 anos .Os médicos falaram que eu tive boa resposta da quimio .Mais só em não poder tomar remédio por 5 anos me deixa muito triste..Queria fazer este exame que você vai ou já fez .Caso um dia leia este comentário passe um Email para mim ,ficareii muito feliz.bjs.
Ola Jucuneyde, o que o seu medico diz do exame? Abs
Paz e Bem amiga
O médico não falou nada sobre este exame.Tenho 5 meses de operada e meu tratamento já acabou.Ele falou que agora quer me ver de 2 em 2 meses.Não estou bem psicologicamente,pois tenho um filho de apenas 12 anos e preocupo muito em deixa-lo.Vou procurar uma ONG na cidade de Niterói para receber apoio..Que Deus tenha misericórdia de todas as mulheres que como eu sofrem desta enfermidade.Um beijo.
Jucineyde, voce nao tem mais o cancer pois nao? Entao agora vc tem que se cuidar. Alimentar bem, fazer uma atividade fisica, cuidar da cabeça. Ser feliz. E isso é a melhor coisa para voce e para seu filho. Feliz e com saude. Um grande beijinho
Oi Vânia. No próximo dia 7 (abril) estarei fazendo 6 meses de operada.Estou fazendo o que você me sugeriu; entrei na hidroginástica 3 vezes por semana.Estou fazendo parte da ONG ADAMA (Associação das Amigas da Mama) E voltei para o Grupo de Oração onde eu tocava violão nos louvores a Deus.Detalhe estou tocando violão de novo ,coisa que eu queria nem pensar em fazer novamente.A ONG me encaminhou para uma nutricionista para eu perder peso pois nunca fui magra ,sempre fui “cheinha” e com o tratamento \anciedade\nervoso\etc.acabei engordando mais.Há 2 meses atrás eu comecei a reduzir todas as refeições,mais me aconselharam tomar cuidado com dietas milagrosas e parei para esperar o dia da nutricionaista.Sobre o meu psicológico melhorei um pouco,não dá mais para ficar lamentando o que já aconteceu infelizmente .Tenho que seguir até onde der .Obrigada pela referência de mulher lutadora que é você.Bjs.Jucineyde
Ola Jucineyde, gostei muito de saber da sua evolução e de como esta encarando melhor a situação. Concordo com vc e deve esperar a consulta com o nutricionista. Não acredite em dietas milagrosas. Um grande beijinho
Queridas, estou na mesma Triplo negativo, 44 anos. … Fiz a cirurgia em Julho 2013. Acabei a quimio em Janeiro 2014 (desde agosto 2013) e o tratamento estava dado por encerrado. Foi o momento pior, de sentir que não havia mais nada a fazer do ponto de vista médico. Também me senti no abismo. Foi quando resolvi ouvir uma segunda opinião de outro oncologista e acabei sendo indicada para fazer a rádio (25 sessões) – estou entrando na segunda semana. Fiz os BRCA1 e 2 e não deu comprovação de hereditariedade. Acredito fortemente na origem emocional e agora a bola está comigo e, claro, com Papai do Céu. Estou bem mais forte e confiante. Agora é resgatar o que me faz feliz. Voltei a dançar e, sempre com muita fé. Vamos mudar nossos padrões e ficar mais leves. Também preciso ver meu filho de 14 anos crescer…Bjs e bom Domingo !
Oi Ana eu tb estou me sentindo um pouco ansiosa, estou terminando minha químio e vou fazer rádio e ter de fazer os exames pra saber se está tudo bem me deixa apreensiva, mas os depoimentos de vcs me ajudam muito. Bjs