A pele durante a Radioterapia
No meu tipo de radioterapia, o pior efeito colateral é o causado diretamente na pele. Tive um pouco de cansaço e, esporadicamente, uns leves enjoos. No entanto, estes últimos são muito muito leves….depois da quimioterapia vermelha, a potente “poção mágica”, qualquer enjoo é relativo.
Eu imaginava que estava indo para um microondas ou para uma máquina de auto-bronzeamento. Afinal, fisicamente, o efeito é praticamente o mesmo e sempre é mais legal do que ir para a Radioterapia! A pele fica seca, com coceira, descascando…com uma aparência de insolação. Parece que tomei todo o sol da praia do verão, na minha mama! E em vez de ficar “jamboo” (minha cor bronzeada natural) ficou vermelha, escura e descascando…até o mamilo. Por causa destes efeitos, fica, também, levemente inchada e muito, muito sensível. No entanto, reforço que, depois da quimioterapia, a radio…é apenas uma “coceguinha”! E como cuidar da pele durante e após a radioterapia?
- Só usar o que o médico manda, óbvio!
- No banho, usar sabonete com glicerina, de camomila ou o de Aloe Vera da Forever, apenas! Nao invente!
- Passar 3 vezes ao dia gel de Aloe Vera para aliviar e um creme, tipo o Tegum, para cicatrizar, hidratar e impedir que a pele queime (o creme que gostaria de ter conhecido enquanto ainda estava em tratamento. Ele não deixa a pele ficar queimada e ela recupera muito mais facilmente) – não passe mais nenhum creme. Pergunte para seu médico, sempre que tiver dúvidas;
- Fazer compressas de camomila (das flores) 3x ao dia. A camomila tem ação antiinflamatória e cicatrizante. Um excelente remédio natural que ajuda a suavizar muito. Ajuda mesmo! Atenção que o chá tem que ser na temperatura ambiente. Nunca quente nem gelado…nem morno. 😉
- Tomar banhos rápidos e com a água pouco quente. Evite temperaturas extremas;
- Secar gentilmente a mama, depois do banho;
- Use roupas de algodão confortáveis. Deixe os soutiens de lado por um tempo;
- Sempre cubra bem a área tratada quando andar na rua;
- Não pegue sol;
- Não tente tirar as marcas que o Radioterapeuta ou Técnico de Radioterapia fazem em você;
- Não usar desodorante do lado da mama tratada;
- Não entre no mar nem na piscina. A pele irradiada perde todas as proteções e fica vulnerável a qualquer bactéria presente na água. Para além disso, deve evitar as diferenças de temperatura;
- Beba muita água e outros líquidos. Seu corpo precisa de muita hidratação. Beba entre 2 e 4 litros;
- Não se esqueça da alimentação aqui;
- Se se sentir cansada, descanse. Faça o que o seu corpo pede pois ele sabe o que é melhor para você;
- O seu médico é seu parceiro. Por isso, tudo o que sentir e qualquer alteração que observe, fale com ele.
No início, na consulta de avaliação (post aqui), quando nos dizem que serão 30 sessões de radiação…6 semanas, pensamos que vai demorar uma eternidade. E tentamos imaginar como será essa tal de Radioterapia. “Será que sentimos algo? Será que esquenta? Quando será que começamos a sentir efeitos secundários? Tem gente que fica em carne viva. Será que pode acontecer comigo?!” E chegamos à conclusão, que não vale a pena imaginarmos muito. “Qui será, será!”. E foi! Decido que vou fazer tudo o que o médico mandar e ver como será comigo. E foi rápido! Fiquei com uma mama super, hiper, mega bronzeada, descascando, um mamilo que dói, uma pele que pinica e que, de vez em quando, dava uma baita de uma coceira que só apetecia coçar com as unhas (mas não coça, hein!!). Fiquei sem poder tomar sol, nem mar nem piscina por, pelo menos, 3 meses. Mas o que são 3 meses em 10 que já se passaram?! O caminho continua sendo para a frente e levemente inclinado para cima. E isso é o que importa. Um dia de cada vez e sempre melhor do que o anterior. Que a matemática seja sempre esta 😉
Se você quiser apoio, motivação e Coaching para lidar com os seus desafios ou a sua doença, entre em contato comigo e marque uma sessão de esclarecimento, sem compromisso.
Deixe-me ajudar VOCE a ser a contadora de historias da sua própria historia. Você pode descobrir seu propósito, seus objetivos, seus valores e suas crenças para que você se sinta mais confiante e tenha mais clareza com suas decisões e escolhas, para o resto da sua vida.
Cada vez te admiro mais! É possível?!? É sempre possível admirar sem tamanho uma pessoa que não veio ao mundo à passeio… esta pessoa que veio para ficar, veio para marcar a sua história, veio para fazer a diferença e além de ajudar muita gente, ainda dedica boa parte do seu tempo para abasteçer de informações sobre esse assunto tão pesado, de uma maneira tão leve,… esta pessoa é vc Vânia e à vc eu lhe dedico flores e palmas!!! Bravo!!!
Que linda sua coragem em se expor sem se sentir sendo exposta. .. tão importante esses detalhes para todos nós! Independente de ser ou não paciente.. bjs e muita Vida! PARABÉNS!
Que linda sua coragem em se expor sem se sentir sendo exposta. .. tão importante esses detalhes para todos nós! Independente de ser ou não paciente.. bjs e muita Vida!
Vania, espetacular essa orientação. Deus a abençoe por sua disponibilidade.
Um beijo,
Manoel – Blog do Óbvio
Passei por tudo isso …. mas agora minha mama já está normal …. Enfim tudo que passamos é um mal necessário , para o nosso bem e que venha coisas boas no futuro …. estamos lindas , pois com tudo que passamos não deixamos a peteca cair … Um bj e fica com Deus
É amiga tudo isso que vc passou estou passando.mais se Deus quizer vou sai dessa
Infelizmente estou passando por isso tb , mas estou na quimio vermelha e peço a Deus todos os dias pra me tirar dessa e vou sair disso sim, boa sorte pra vc e Deus te acompanhe!
Claudia tenha fe e forca
Vc deve se considerar curada!!!!
Acredite nisso e em Deus
Um grande abraco para vc e tdas as votoriosas
jesus nos dar força para passar por tudo tambem passei por quimio e radio a quimio ema triteza mas a radio eu achei rui por que fiquem com a mama doendo muito e criou um abceso estou tomando antibiotico mas tenho fe que vai dar tudo certo um beijo.