Radioterapia

A Radioterapia, “microondas”, como carinhosamente a apelidei, é dos tratamentos mais estranhos que fiz. Não dói, não sinto nada. Deito-me durante 3 minutos numa máquina e…..puff…já está! É um género de Raio-X. Comecei no dia 10 de Setembro e vou até dia 21 de Outubro. O objetivo da radio é destruir ou inibir as células doentes do organismo. Ela é feita de forma isolada. No meu caso, apenas na mama e arredores. Pega um pouquinho de outros órgãos, tais como coração e pulmões, o que pode ser um pouquinho chato futuramente, mas ainda é inevitável. Alguns hospitais têm um aparelho de radioterapia que consegue calcular até a respiração dos pacientes para que não afete mais nenhum órgão. No entanto, ainda não há indicação para o usarem nos casos de câncer de mama. Etapas da Radioterapia (após consulta médica para avaliação):

  1. Simulação – como o próprio nome diz, fase de simular as condições do tratamento e definir o campo de radiação (área a ser irradiada). Primeiro moldei um colchão com o meu formato, da cintura para cima, para que fique na melhor posição possível para receber o tratamento. Com a ajuda de radiografias marcam-se os locais que vão direcionar as aplicações do tratamento. São 3 tatuagens definitivas (pintinhas), feitas com nanquim. Para além das “tattoos” definitivas fazem, a caneta, uma cruz que pega do pescoço ao abdômen e de uma ponta das costelas à outra. E também um circulo em volta da área a ser tratada (mama esquerda). Saí de lá toda pintalgada!!
  2. Planejamento – Os cálculos obtidos da fase acima ditam as doses diárias a serem administradas e o período de administração. Por isso, é necessário testar e, ver também, se encaixamos exatamente no colchão. Esta etapa inclui 2 sub-etapas:
    1. Tomografia (o exame permite fazer imagens “fatiadas” da mama e assim, o médico delimita o campo de tratamento e os órgãos sadios que devem ser protegidos da radiação);
    2. Setup (último teste para ver se está tudo ok)
  3. Radioterapia – no meu caso 30 sessões. Uma sessão por dia, de Segunda a Sexta-feira. 6 semanas de tratamento. Dão um avental azul e uns sapatinhos. Na sala só podemos entrar com aquilo e com a parte de baixo da roupa normal.

IMG_00000659 Em todas as etapas somos “pintalgadas”. Haja lençóis para aguentarem tantas lavagens. Mancho roupa de vestir, de cama…tudo :) Dica importante, a pessoa, após a uma sessão de radioterapia, não fica radioativa!!! A radiação só está ativa no momento do tratamento e no local irradiado. Portanto, não tem problema abraçar, beijar, estar….com pessoas após o tratamento, incluindo grávidas e crianças. No próximo post vou dar dicas de alimentação, durante o período da radioterapia e os cuidados a ter com a pele. Muitos raios de luz e de sorrisos radioativos :).

 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

27 Comentários to “Radioterapia

  1. 23 de outubro de 2013 às 18:15

    Olá, Vânia
    Parabéns pela sua coragem e pela alegria com que enfrentou o CA.
    Vou começar a fazer a quimioterapia em novembro, 28 sessões, ou seja, até o dia 26/12, depois do Natal seu depoimento me ajudou bastante…
    Aguardo as dicas que vc disse que ia fornecer sobre alimentação e cuidados com a pele no local.
    Beijos

  2. rosemary
    16 de outubro de 2013 às 18:43

    OIII ESTOU NA ARQUIBANCADA DA VIDA TORCENDO POR VC E PEDINDO A DEUS QUE LOGO VC E TODOS QUE ESTAO COM CANCER BJS

  3. Edesia Nunes Pickler
    15 de outubro de 2013 às 22:59

    Eu em 19/03/2010 descobri um tumor na cabeça,depois de três crise fortíssima de dor de cabeça(parecia que tinha um balão )todas fui parar no pronto socorro.Fiz outros exames necessário fiz cateterisno tudo para estudar e impedir danos maiores.No dia 04/06/2010 fiz a cirurgia,com a graça de Deus estava tranquila.Retirado o meningioma com 25 gr. em seguida começarão as sessãos de radioterapia 31 sessaos todos os dias, menos sábado e domingo.Como foi na cabeça pra min foi angustiante,pois é feito uma mascara,um molde com gesso moldado no rosto do paciente e na hora de receber a rádio essa máscara é parafusada na maca pra min aí foi extressante.Mas hoje depois de tudo isso, sei que era preciso isso pra não prejudicar outros órgãos.E agradeço a Deus pois já faço acompanhamento a três anos e não fiquei com menunha sequela.Depois de três meses da cirurgia já estava viajando de avião,indo a Trindade – Goiás- Visitar o Pai Eterno .Amém.

  4. anacanomeira
    15 de outubro de 2013 às 10:40

    Falta uma semana para acabarem as idas ao microondas. He he! Atenção ao sol e…cuidados muitos com muitos sorrisos luminosos

Escreva um comentário

*