O câncer da alma
Parece bobagem à primeira vista mas pode não ser. Devemos parar para repensar nosso estilo de vida. Vivemos num mundo “doente” e que nos obriga a andar a um ritmo acelerado e mecânico. As exigências são muitas e vêm de todos os lados: sucesso profissional, pessoal, físico, familiar, etc. Temos que ser o melhor dos melhores e em todas as áreas da nossa vida. Será que tem que ser mesmo assim?!
Temos que provar tudo isto a nós mesmos?! E pior, aos outros?! A sociedade em que vivemos estimula a que nos tornemos os nossos maiores inimigos. Exigimos demais de nós. E qual a consequência disto tudo?
Há 2 anos (antes da descoberta do câncer e durante aquele período chatinho da minha vida) que os meus exames de sangue acusavam ter um nível elevadíssimo de cortisol (o hormônio do stress). Fui no cardiologista e na endocrinologista e nada…ninguém descobria porquê. Então, adotei o cortisol como “bicho de estimação” que vivia dentro de mim. Quando ficava mais estressada com alguma coisa dizia que estava a alimentar o meu “bichinho”. E logo aliviava a pressão e até me ria. Quase nunca extravasei os meus momentos estressantes, frustrantes. Guardei para mim. Acontece que este “bichinho de estimação” é uma substância inflamatória. O estado emocional que faz aumentar o cortisol, também altera a secreção de noradrenalina. Estes 2 hormônios, de nomes esquisitos, preparam o organismo para lesões que este possa sofrer. Até aqui tudo bem. O pior é que, ao mesmo tempo, também agem como “fertilizantes” de tumores cancerígenos, latentes ou já ativos. E esta, hein?! Pois é! Então, o que podemos fazer para ficar longe desta doença que mata milhões?! Vamos esperar o azar bater à porta? Nanani nananão! Podemos fazer a nossa parte e de formas bem acessíveis. Isto não nos livra a 100% mas ajuda a prevenir.
1º Alimentação – infelizmente a nossa dieta ocidental é cheia de toxinas pró-inflamatórias. Os piores venenos que ingerimos são: açucares refinados (de cana, beterraba, branco, xarope de milho, frutose, etc.), farinhas refinadas brancas (pão, massa e arroz branco), óleos vegetais (feijão de soja, girassol, milho e gorduras trans). Estes 3 venenos alimentam diretamente o câncer e não nos trazem nada de nutritivo (nada de minerais, proteínas, vitaminas ou de Omega-3). Trazem apenas aquela satisfação…comer um chocolate ao leite segrega serotonina e por isso dá um prazer desgraçado. O melhor é substituirmos pelo cacau 70%. :/ . Não precisamos ser radicais mas devemos aprender, pelo menos, qual o melhor horário para ingerirmos estas coisinhas gostosas. (Em outro post, claro!) 2º Encontrar um Equilíbrio Emocional – ui! A parte mais difícil mas não impossível. E cada um tem a sua receita. Meditação? Yoga? Tai-chi? trocar tarefas do nosso dia por atividades que nos dão prazer? Pisar os pés na areia, fechar os olhos e respirar o mar? Religião? Não existe a fórmula secreta. O que importa é encontrarmos um equilíbrio entre a nossa rotina e o nosso “eu” interior e, assim, conseguirmos alcançar um estado psíquico calmo. Não devemos esconder nossos medos, nossas vergonhas, nossos fracassos, nossos sentimentos de impotência. Devemos partilha-los com alguém. Isto traz emoções positivas, satisfação e mesmo alegria. 3º Atividade Física – O nosso corpo tem esta necessidade e muitas vezes temos a mania de não o ouvir. A prática regular de exercícios melhora a imunidade, o humor e a autoestima pois produzem endorfina. Desta forma, ajuda a combater depressão, a ansiedade e o ganho de peso. Não precisam ser exercícios intensos. Precisam sim ser regulares. 30/40minutos de 3 vezes a 5 vezes na semana. Um estudo do INCA (Instituto Nacional do Câncer) em parceria com o WCRF (Fundo Mundial de Pesquisa Contra o Câncer) diz que evitar a obesidade através de exercícios e alimentação saudável pode prevenir cerca de 20% o risco de ter câncer. Cool! Estes 3 assuntos serão desenvolvidos em outros posts . Há coisas super interessantes para falar deles. Uma das minhas atividades favoritas é soltar o esqueleto e dançar…Lose myself to dance…. E com este vídeo, ao ritmo dos anos 70, desejo um ótimo fim de semana a todas as “carequinhas” e a todos os “cabeludos”. Muito sol, muita natureza e muitos sorrisos.
Fontes: Servan-Schreiber, David, “Anticâncer”; INCA; Thompson R. et al. Preventing cancer: the role of food, nutrition and physical activity. J Fam Heath Care 2010
Bom dia Vida! Bom dia Alegria! Beijocas Querida!
Numa época de stress intenso em que se vive em constante “fast food, fast working, fast qualquer coisa”, em que já nada é feito com calma é natural que proliferem estas doenças silenciosas, pois vivemos sem tempo de olhar para dentro de nós, sem tempo para olhar e sentir as pequenas advertências do nosso relógio biológico.
Esta é uma advertência para repensar o estilo de vida e recriar um novo estilo de vida.
Obrigada Vânia por esta partilha intensa
Muito legal Vânia!!! Parabéns!!! Grande bjo para você!!
Sem duvidas tem toda a lógica, parabéns, só falta dar a receita ao nosso presidente da Republica Portuguesa, explicar a um economista o B a ba da economia, que o futuro de um país são os jovens e se os jovens não estiver ocupados com trabalho perdem as suas capacidades, isto só de mostra que o está a destruir o bem mais importante do pais, e que a melhor solução para o país não é tirar os fundos de pensões, mas sim criar um fundo de solidariedade Nacional. Possivelmente se tenha apercebido do seu stress, e conseguiu dar a volta por cima de isso tudo, gostei do que li mais uma vez os meus parabéns!…