A verdade sobre o que o estresse faz com você

O estresse é uma resposta física e fisiológica a algo que acontece e que nos faz mudar a maneira de reagir e pensar. Pode ser causado por diversos fatores e pode ser de curta (ex.: trânsito, exame médico, etc.) ou de longa duração (ex.: doença crónica, tratamento, trabalho extremamente desagradável e desmotivador, etc). E pode vir de fora ou de dentro de nós, qualquer coisa pode ser um gatilho estressor.

Porque o estresse faz seu coração acelerar?

Seu coração entende literalmente. Quando você está sob a mira de uma arma, ele responde como se você estivesse em perigo físico imediato. Ele intensifica o bombeamento de sangue para que você esteja pronto para fugir e restabelecer a segurança – mesmo que o “perigo” não seja de vida ou morte.

Pergunte-se: Realmente é uma ameaça? Ou eu posso suavizar a minha reação (sim nós temos este poder)?

Será que o nosso coração se acostuma com as nossas frustrações do dia a dia?

Não! Mesmo que seja o trânsito de todos os dias ou outro problema que acontece o tempo todo, tem sempre o seu preço. Com o tempo, vai acumulando estresse extra ao nosso coração e vira um estresse crônico.

Pergunte-se: Posso mudar isso? Se não, qual é a melhor maneira de reagir? E se eu não reagir, o que acontece?estresse-cronico

Estresse crônico, a longo prazo enfraquece o nosso sistema imunológico. O que nos deixa mais vulnerável a infecções e doenças como o câncer, por exemplo.

Pergunte-se: Há quanto tempo se sente sobrecarregada ou no seu limite? Que sinais o seu corpo vem dando? Como se sente quando acorda? E quando vai dormir?

E os dentes, sofrem com o estresse?

Todo o corpo e mente sofrem com o estresse. Algumas pessoas apertam ou rangem os dentes por causa dele. Você pode até não saber que você está fazendo isso. Pergunte para alguém que passe a noite com você.

Pergunte ao seu dentista: se você precisa de um protetor bucal para proteger os dentes enquanto dorme.

O que ajuda a aliviar o estresse?

Exercício fisico (um remédio para quase todos os males). Está comprovado que diminui estresse, melhora humor e dá mais energia. Pode ser a última coisa que você sinta vontade de fazer depois de um dia difícil. Mas é uma das suas melhores opções.

Sabe o que também ajuda? Passar tempo com os entes queridos, abraçar seu animal de estimação e alguém que ame (por 40segundos), e ter tempo para desligar e relaxar. Evite se refugiar em coisas que fazem ainda pior: cigarro, bebida e demasiada comida “emocional”.

E o que acontece no seu fígado?

Produz mais glicose (açúcar no sangue) para que você tenha mais energia. No entanto, se você não usar todo, o seu corpo reabsorve esse açúcar. Se você estiver com sobrepeso ou em risco de diabetes tipo 2, o açúcar extra pode levar a diabetes e outros problemas.

Controlando o seu estresse você está controlando seus níveis de açúcar no sangue.

Algum estresse é bom?

Um pouco é bom. O estresse agudo é de curta duração e aparece como resultado da exposição a um evento/situação emocionalmente dramática. Aquela pressão que você sente antes de uma entrevista de emprego ou uma prova. Durante um evento de Estresse Agudo nosso corpo libera hormônios do estresse, como adrenalina e cortisol, que inundam o corpo, a fim de aumentar a frequência cardíaca e os níveis de energia. Ajuda a enfrentarmos um desafio, intensifica a sua resistência, a sua motivação e a sua concentração. As pupilas de seus olhos ficam maiores para que você possa ver melhor. E os vasos sanguíneos alargam, assim mais sangue chega a seus músculos. Depois que o evento/crise passou, o corpo volta a equilibrar os níveis de adrenalina e cortisol, o estresse diminui e começamos a recuperar.

Pergunte-se: Este estresse me ajuda nesta situação?

A longo prazo, níveis elevados de cortisol no organismo provocam vários problemas de saúde, pois viram veneno. Podem surgir problemas tais como: problemas de memória e raciocínio, aumento da pressão arterial, bruxismo, depressão, enfraquecimento do sistema imunológico, perda de cabelo, problemas de pele, dores nas costas, pescoço e ombros, aumento do risco de doença cardiovascular, agrava problemas estomacais, de intestino irritável, ganho de peso (pelo desequilíbrio nos hormônios), perda de libido, infecções vaginais, impotência, infertilidade, problemas mentais e emocionais, ansiedade, irritabilidade, etc. A lista pode continuar e talvez nem tenha fim. O estresse acredita-se ser o maior causador de doenças neste século.paz-medical-coaching

Com este veneno que nós mesmo produzimos, o que podemos fazer para lidar com o estresse e manter a nossa saúde? Comece por se perguntar:

        • Estou estressada?
        • Há quanto tempo?
        • O que vem causando este estresse?
        • Em que momentos me sinto mais estressada?
        • Existe algo que eu possa mudar?
        • Que outras formas eu tenho de lidar com esta situação?

Este é o primeiro passo para  a cura. E se se sentir sem saída, procure a ajuda de um profissional para ajudar a sair desta situação. Você pode restabelecer o equilibrio e ter de volta a sua qualidade de vida.

Mande o estresse crônico para longe e permita-se ser feliz agora. Já sabemos como é o final e ele não é feliz. A felicidade está no caminho até ao nosso final. 😉

#MedicalCoaching #XoEstresseCronico #Saude #BemEstar

Nota: O meu câncer, a meu ver e por tudo o que já estudei, foi emocional, um acumulo de estresse crónico (esse que produz o veneno que nos vai destruindo por dentro). O meu corpo vinha dando sinais e eu “não tinha tempo” para dar atenção. Se quiser ler o post que escrevi na época, O Câncer da Alma, é só clicar no link.

Se você estiver vivendo um estresse crônico, agende uma sessão e dê um novo significado à sua vida. Marque a primeira sessão gratuita:

e-mail-vaniacastanheira

 

 

 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Escreva um comentário

*