Medo do Câncer_1
Todos as pessoas que já tiveram câncer, em algum momento, pensam na recidiva. É normal. Faz parte da condição humana! Afinal, foi aquele momento em que sentimos, pela primeira vez, que realmente somos humanos e que um dia vamos morrer. E, no fundo, acreditamos que poucos sobrevivem a um diagnóstico de câncer. Mas não passa de uma crença coletiva….os casos de sucesso são muitos. E eu, como outras milhares de mulheres e como você, estamos aqui para contar a história e derrubar estatísticas! E os tratamentos são tão agressivos que N queremos ter que passar por eles novamente. Queremos tirar os aprendizados positivos da 1ª experiência e viver a nossa vida da melhor forma que conseguirmos.
Quem passou pelo câncer, em algum momento, vive com uma pedra no sapato: “Será que o meu câncer foi realmente curado?” Mesmo quando os médicos nos dizem: “Você não tem mais resquícios da doença! Está limpinha!”, muitas vezes paira o diabinho dentro da nossa cabeça que nos questiona: “Será?! Mesmo?! Certeza?”. Com o tempo, este diabinho fica mais calmo e as questões vão se apaziguando, deixando a nossa saúde comprovar que a doença realmente se foi. De qualquer forma, chegando perto da data dos exames de rotina, ou quando surge alguma dorzinha nem que seja na ponta do dedo mindinho, ele parece acordar e querer criar perturbar o que estava tão bom…Afinal, fizemos tratamentos tão agressivos que deixaram o nosso sistema imune mais fraco (mesmo que temporariamente)!
Estas sensações e questionamentos internos podem nos sobrecarregar e atrapalhar a nossa vida. Gerando uma insegurança que transpassa para todas as áreas da nossa vida.
Se eu penso, ocasionalmente, que a recidiva é uma opção? Só se olhar as estatísticas mas não sinto isso no meu coração. Se tenho uma “dorzinha”? Penso no que é que eu fiz que possa estar causando a dor! Mas viver no medo constante que o câncer volte eu não vivo. Isso não é viver, é sobreviver. Fui criando defesas emocionais, novas perspectivas para os acontecimentos e fiz mudanças no meu estilo de vida (embasadas cientificamente e que me fazem sentir bem). Criei táticas p viver a minha vida como eu acho que ela tem q ser: vivida no seu melhor, aproveitando presente e o que ele tem a me oferecer. E algumas dessas táticas eu partilho aqui com você, de forma geral e, nos próximos posts para que o medo não domine você. Espero que sejam úteis.
Beijinhos e até ao post 2 😉
Como você lida com o medo do câncer?
#cancer #medocancer#medicalcoaching#lifestylemedicinecoaching#minhavidacomigo
Linda história se superação. Às vezes lemos tantas coisas negativas, exemplo : tempo de sobrevida de pacientes com câncer, que quase enlouquecemos. Metade de mim teve câncer (minha mãe), hoje está em tratamento e nesse exato momento indo para o hospital, pois teve nessa madrugada um quadro febril. Tenho que confessar que isso mexe com nossos sentimentos, uma junção de tantos sentimentos, medo, esperança, desespero, fé…tudo num turbilhão !!!! Mas ler seus depoimentos acalmo meu Espírito, sei que maior que todas as coisas é Deus e nele confio e espero. Lhe desejo muitos e muitos anos de sobrevida repletos de milagres.