Crie metas inteligentes (S.M.A.R.T.)

Vamos criar metas para a nossa vida? Não precisamos planejar apenas as grandes metas (ser Diretor da empresa, casar, ter filhos, casa própria, etc). E aquelas que impactam diretamente no nosso dia a dia? Sair do sedentarismo, começar a se alimentar de forma mais saudável, começar a meditar, ler um livro, sair mais cedo do emprego, dedicar mais tempo à familia, etc etc etc. O meu desafio de hoje é que você olhe para esses hábitos que você pensa em mudar, essas coisas que você gostaria de conquistar e estabeleça uma meta para cada uma delas. E depois, siga, uma de cada vez, através da técnica S.M.A.R.T que eu explico abaixo. Você topa?

Quando você define metas especificas, tem muito mais a ganhar. Criar objetivos proporciona:

  • Foco
  • Aumenta a produtividade
  • Reforça a autoestima
  • Aumenta o compromisso

Quando você estabelecer metas, defina claramente a série de passos necessários para as alcançar, com o objetivo de se manter no caminho e evitar estresse desnecessário. Para isso crie metas S.M.A.R.T –  Especificas (Specific), Mensuráveis, Atingíveis, Realísticas e Temporais (com um prazo especifico).smart goals_vaniacastanheira

Com a prática, você vai perceber que é capaz de chegar bem mais longe do que você pensava que poderia.

Então vamos lá.

S = Especifica

Seja tão detalhado quanto possível. Quanto mais informação você fornecer melhores serão os resultados. Tenha em conta:

  • Quem está envolvido?
  • Qual o objetivo?
  • Quando?
  • Onde?
  • Qual a motivação?
  • O que voce precisa para chegar lá?
  • Quais os obstáculos a ultrapassar para chegar lá?

Por exemplo, “Eu quero fazer exercícios” não é específico o suficiente. “Quero fazer spinning, pelo menos três vezes por semana a partir de 15 de Fevereiro de 2016 e zumba duas vezes na semana” é mais direto e definido, o que lhe permite tomar medidas e ações para a realização de seu objetivo.

M = Mensurável

Voce pode medir esta meta? Estabeleça critérios para medir o progresso. Como você vai saber que atingiu a meta? Crie uma lista de tarefas para fazer e vá dando um “check” sempre que cumprir uma etapa.

A = Atingível 

É esta meta possível de alcançar? Metas precisam ser ousadas, porém dentro de uma realidade possível. Do contrário, isso vai provocar desmotivação e desistência precoce. Certifique-se de que suas metas estão alinhados com a sua visão do mundo, valores, crenças e seu próprio Ser.

R = Realista 

É esta meta realista e relevante para a sua vida? Você deve estar disposta e ser capaz de trabalhar de acordo com a sua meta.

  • Como está seu nível de comprometimento?
  • Você já fez algo semelhante no passado?
  • O que você precisa fazer para alcançar o seu objetivo?
  • Como voce precisa ser para alcançar esta meta?

Seja honesta com você mesma acerca da sua disponibilidade de tempo e energia e trace um plano de acordo com isso. Assegure-se de que a sua meta seja suficientemente desafiante para manter você inspirada e motivada e suficientemente realista para você a conseguir alcançar.

T = Temporal

Toda a meta precisa de um prazo definido. Caso contrário ela não será uma prioridade e ficará sempre para depois. Coloque um prazo na sua meta e marque cada data numa agenda para que se mantenha apegada ao percurso. Anote. Escreva. O ato de escrever torna real os pensamentos e as ideias. Vai criar um caminho neural. O seu cérebro vai aceitar como algo que precisa ser feito. Use linguagem positiva e em função do que você quer para você e jamais em função do que voce não quer (o nosso cérebro não registra negativas).quais sao os seus objetivos?

A utilização do método SMART é uma forma simples e acessível de gerenciar metas e pessoas. Lembre-se: o que não pode ser medido, não pode ser melhorado. Não espere mais para colocar em prática o hábito de estabelecer e acompanhar as metas para a sua vida, de uma forma mensal, por exemplo. Pode utilizar na sua vida pessoal e profissional, aumentando assim as suas chances de sucesso nas varias áreas da sua vida. 😉

Dê hoje o primeiro passo e marque uma primeira sessão gratuita de Coaching (30 minutos por skype), neste link: http://minhavidacomigo.com/coaching/ ou através do email vania@minhavidacomigo.com

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Escreva um comentário

*