Quer ajudar pacientes oncológicos a não sentirem mais dor?

Quer ajudar pacientes oncológicos a não sentirem mais dor? Então participe da Consulta Pública da ANS. E compartilhe com a sua rede de contatos.

Quem já passou por todos os tratamentos contra um câncer sabe como os planos de saúde não cobrem os medicamentos que devemos tomar em casa para que tenhamos menos dores (e outros efeitos) e, assim, ter mais qualidade de vida. Em certos casos os efeitos colaterais são praticamente insuportáveis. Quando o caso de dor é nociceptiva (relacionada a uma lesão, por exemplo) e mista a ANS (Agência Nacional de Saúde) não obriga os planos a cobrirem os medicamentos. Apenas a dor neuropática está inclusa na lei.

Vamos ampliar o acesso a medicamentos para pacientes oncológicos que sofrem com dor?ans

Como participar em 10 passos:

Para participar é preciso entrar no site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) neste link e seguir os passos abaixo:

1. Use a barra de rolagem para chegar a “Faça sua a contribuição”.
2. Utilize o formulário para escrever seus dados pessoais.
3. Em “Tipo de usuário”, selecione “prestador de serviços”, se médico ou profissional de saúde. Se for paciente, escolha “consumidor”.
4. No campo “Tipo de contribuição”, selecione “Alteração de Diretriz de Utilização”.
5. Abaixo, estará o campo de busca “Termo a pesquisar”. Digite “antineoplásicos” e clique em pesquisar (verifique se o seu computador está com antipop-ups ).
6. Uma janela aparecerá. Você deve escolher o item “MEDICAMENTOS PARA O CONTROLE DE EFEITOS ADVERSOS E ADJUVANTES”. Depois, aperte em “Continuar”.
7. Digite o código que aparecerá no formulário antes de enviar a contribuição.
8. Haverá dois campos para preencher. No primeiro, você deverá copiar a nova diretriz sugerida exatamente com o texto abaixo:
IV. TERAPIA PARA DOR RELACIONADA AO USO DE ANTINEOPLÁSICOS 1. Cobertura obrigatória de analgésicos, opiáceos e derivados, de acordo com prescrição médica, para pacientes com dor relacionada ao uso do antineoplásico que tenham este efeito colateral previsto em bula.
9. Por último, você terá que preencher o espaço de justificativa (de preferência com uma bibliografia).
10. Clique em “Enviar”. Sua contribuição está pronta. Obrigado!
Em caso de dúvidas e/ou dificuldades com a consulta pública, entre em contato pelo e-mail luciano.bottini@ketchum.com.br ou telefones 11 5090 8614 ou 5090 8644

Para acessar a consulta pública, clique no link: http://www.ans.gov.br/participacao-da-sociedade/consultas-publicas/consulta-publica-n-59

Sobre a consulta pública
Promovida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Consulta Pública número 59 irá atualizar a Resolução Normativa que define o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, lista que serve de referência mínima para cobertura obrigatória pelos planos de saúde. Pode receber contribuições de profissionais de saúde, ONGs, instituições, pacientes e cidadãos em geral. A consulta ficará aberta até  19 de julho de 2015.
 
Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Escreva um comentário

*