O que significa ter saúde
Até Janeiro de 2013, ter saúde para mim era: não ter nenhuma doença, colesterol e triglicerídeos baixos, Hemograma completo bom, os exames ginecológicos anuais estarem ok e ver (e respirar) o mar aos fins de semana. Ter saúde resumia-se a isto. Tive que passar por um problema de saúde grave (um câncer de mama) para entender que o “ter saúde” vai muito mais além disto.
A saúde está dentro e fora de nós.
- Precisamos cuidar da nossa cabeça e do nosso espiritual;
- da nossa alimentação com o que colocamos para dentro do nosso maior bem, o nosso corpo;
- praticar atividade física: liberando endorfinas e assim aumentando a longevidade dos genes do nosso cérebro, para estimular o surgimento de células no centro da memória, cuidar do coração e para relaxar a mente ansiosa, ao mesmo tempo;
- Ter qualidade de vida – aproveitar o tempo livre com atividades que me dêem prazer a mim (e não aos outros) e quanto ao tempo ocupado com obrigações, encara-lo com uma perspectiva de crescimento e positiva ao invés de me martirizar do porque é que tenho que fazer aquilo!
- Ter uma vida social com pessoas que me fazem bem, que me fazem rir e que me querem bem;
- Ajudar os outros, a nossa comunidade.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Esta é uma definição de 1946! Não é algo novo. No entanto, para mim, até Janeiro de 2013, era apenas uma teoria nebulosa. Depois, passei a incorporar realmente o verdadeiro significado da palavra saúde.
O que é ter saúde para você?
Olá Vânia, tenho acompanhado o seu blog há algum tempo , desta vez resolvi escrever. Tenho 41 anos e em maio do ano passado com 40 anos descobri um pequeno caroço na axila, depois de vários examos mostrando não se tratar de nada de mais, apenas uma punção ostrou a gravidade do problema, um cancer de mama. Graças Deus foi tudo muito rápido (entre descobrir o caroço e fazer a cirurgia) tive o acompanhamento de um execelente mastologista que apenas no toque desconfiou de que algo não ia bem, pois até minha mamografia deu BI RADS I apeenas um linfonodo aumentado. Imagina se não fosse minha intuição e a experiencia do médico…, mas enfim meu prognóstico é muito bom, estadiamento I, tumor inicial de 1,6mm, dos 20 linfonods, nenhum foi afetado, sem metástases, o único porém é que ele é triplo nagativo e nós sabemos bem o que isso significa. Mas tenho muita fé em Deus que tudo já deu certo acredito de verdade que já estou curada, o desafio agora está sendo ennfrentar os sintomas da quimioterapia e uma leve depressão.
Gostaria de saber como está o seu ratamento, em que fase você está? tem feito os exames de acompanhamento? já está curada? Tenho me inspirado muito em você, sua trajetória tem me influenciado muito positivamente. Bjs