Metabolismo e Quimioterapia
O meu tratamento do câncer de mama levou 11 meses. São 11 meses em que a atividade física muda (às vezes nem estávamos tão em dia com a nossa), 11 meses que a cabeça rodopia e 11 meses de químicas, remédios e radiações (cada uma na devida altura). São muitas mudanças no organismo. Durante 6 meses (o tempo da minha quimioterapia) recebi corticóides nas veias, em quantidades enormes, o que fez com que inchasse. Cada mulher reage de uma forma. Eu tive o cuidados para não inchar muito e deu resultado. As dicas estão todas por aqui. No entanto, acabamos por perder massa magra e quando aumentamos um pouquinho de peso, aumentamos em forma de gordura.
E também, como estava passando por tanta coisa, quando dava vontade de “jacar” (“meter o pé na jaca”, comer uma porcaria) eu “jacava”. E digo vos, eu sou uma formiga! Pensei, “vou ter cuidados, uma alimentação saudável para passar melhor pelo tratamento”, mas vez ou outra jacava. Não queria que me tirassem todos os prazeres da vida! Passei bem, não engordei e me mantive uma Samurai! O problema foi depois de tudo. Quando a radioterapia terminou, o paladar começou a voltar e eu queria correr atrás do tempo perdido. Não comia muito, porque não sou disso, mas todos os dias “jacava” um pouquinho, nos doces (brigadeiros e chocolates). Várias vezes por dia. E o meu metabolismo já não era o mesmo de antes da quimioterapia! Então, em Dezembro, descobri que o meu metabolismo deu uma parada e as minhas calças tamanho 36 já não estavam mais servindo! De repente, deixou de metabolizar o que eu ingeria. Até os meus pelos deixaram de crescer do jeito frenético que estavam crescendo. Imaginem os meus olhos esbugalhados, as minhas caretas!! Minhas unhas continuam fortes mas demoram para crescer (isto até dá jeito). Aí, fui investigar!
Foram feitas pesquisas em mulheres em tratamento para câncer de mama. Foi medida sua taxa metabólica em repouso (RMR) antes, durante e depois da quimioterapia para ver se ele mudou. E pronto! Muda! E isto significa que o corpo queima menos calorias e faz com que aumentemos o peso.
Calma calma que isto é temporário! (depende de mulher para mulher o quanto!) O corpo demora a voltar ao normal! Só temos que tomar alguns cuidados. E depois de tudo o que passamos, isto não é nada, não é?! Estamos vivas e com saúde. E isso é o que importa. Até nos obriga a ter aquela vida saudável que nos impede de desenvolver outro “bichinho”!
Mas como nenhuma mulher gosta de estar acima do peso que acha que é o dela, nem temporariamente, eu tomei uma atitude. Primeiramente, nunca mais quero ficar doente e quero ter a minha #vidaanticancer, a minha vida saudável (#desafiovidasaudável no instagram) e segundo, vou conquistar um corpo mais saudável do que aquele que tinha antes da quimioterapia. E sem dietas malucas, hein!!! Vocês vão ver! E eu estou super animada!!
Como vocês fazem parte da minha vida, vão acompanhar essa evolução e vou dar as dicas que funcionaram comigo (porque vai funcionar!). Tenho um objetivo por mês. Tudo muito consciente e com acompanhamento nutricional e atividade física. Sem coisas impossíveis de manter. São mudanças de hábitos para continuar. Todos os dias posto fotos das atividades que vou fazendo e do que vou comendo, no Instagram (@minhavidacomigo). E mensalmente, coloco os resultados aqui, no blog, juntamente com um novo objetivo. As receitas de alimentação e de vida saudável, continuo postando aqui também, claro. 😉
Primeiro objetivo – Até 15 de Fevereiro “xô gordura”:
-
Diminuição percentual de gordura – de 30.8% para 26.3% (o normal é entre 18.5% e 25%)
- Diminuição massa de gordura – de 18,5kg para 13,5kg (o normal é de 12,1kg a 19,4kg)
Alimentação: Ortomolecular e funcional (vou desenvolvendo nos posts)
Atividade Fisíca – 5 vezes por semana de 30 minutos a 1hora, alternado:
- Cardio (Caminhadas ou bike) – 5 x semana
- Funcional (musculação) – 3 x semana
- Alongamentos
Me siga também no facebook (https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo) e no Instagram (@minhavidacomigo). Bye Bye ;).
Nossa Vania esse post veio bem a calhar.Terminei a quimioterapia a 2 meses e meio e ainda não consegui perder os 3 kg que ganhei.O mais impressionante é que tenho me alimentado melhor e praticado mais exercícios mas eles não me abandonam!Sera que o metabolismo volta a ser como antes?
Vania, a ansiedade faz-me comer quase a comida da pukinhas (a cadela). Aquelas almôndegas horríveis parecem brigadiros fantásticos.
Vou seguir também algumas dicas.
A do exercício físico é fundamental.
Vânia, tb estou nessa! Com a chegada do 3.8 anos quero secar minha barriga. Ser magra não significa não ter barriga. Quero ler suas dicas sobre alimentação e tentar seguir algumas pois todas sei que será mais difícil! rs
Ai preciso começar a me mexer desde ja. Estou na terceira vermelha e só não como a parede pq é dura
Daniela, depois perde! Vai ver. E a sua alimentaçao? Vou dar varias dicas. A alimentaçao é fundamental para perder. Bj