E o meu Natal foi assim…

Desde 2004 que moro no Brasil. Desde então, passei apenas um Natal em Portugal. É incrível mas não consigo me acostumar ao Natal com calor. Normalmente, sinto Natal, nos meses de Julho e Agosto. Nestes meses, o meu espirito natalício fica aflorado e até penso em montar a árvore de Natal e sair por aí, comprando presentes para todo o mundo. Adoro dar presentes!!!! Este ano, não foi diferente, não fosse dar-se o caso de ter um pouquinho da minha família aqui, como vos contei no post anterior. O meu priminho e a sua linda namorada. Para eles, foi o primeiro Natal fora de casa. Dói tanto….eu sei. Horas e horas de Skype com a família no dia 24. Parece até que jantamos todos juntos. Felizmente, as tecnologias, hoje em dia, permitem diminuir as distâncias e, tão rapidamente estamos nos 30 graus do Brasil a tomar uma cervejinha gelada, como estamos com 5 graus, de Portugal, a tomar um vinho e a comer um bacalhau! No dia 23, dia feiinho que estava aqui, resolvemos ir até Campos do Jordão. Ir ao contrário da “muvuca” e sentir um pouco da Europa. Senti, então, que estava no natal que sempre estive acostumada. Friozinho, chuva e um concerto ao ar livre…. campos do jordaoRegressamos de Campos do Jordão, felizes por estarmos no quentinho do Brasil, apesar de muita saudade da familia portuguesa. Os costumes de Natal são muito diferentes de familia para familia e de país para país. Na casa da minha familia Brasileira jantamos pernil assado, leitoa, frango e várias saladas. O jantar é realmente uma ceia, perto da meia noite. Depois, damos todos as mãos, numa roda e rezamos o Pai Nosso e a Avé Maria. Abraçamo-nos um a um, agradecemos e desejamos saúde e amor até ao próximo Natal. Depois, jogamos ao “Amigo da Onça”. Uma troca de presentes muito divertida. Cada pessoa leva um presente unisexo até um valor “X” e coloca numa mesa grande. Depois misturamos vários papéis, cada um com um numero. Cada pessoa tira um papel. Esse número significa a ordem que a pessoa vai retirar o presente do monte. Depois pode tirar o presente ou roubar outro que já tenha saído. É muito divertido. Como tenho uma sogra maravilhosa e uns tios muito queridos acabei por ficar com tudo o que queria (os 3 da direita). EhEh!! E ainda recebi 2 presentes do maridão e outro dos meus queridos “priminhos”. presentes natal Foi um Natal muito bom….como sempre! E agora…rumo a 2014!!!natalE o vosso Natal, como foi? Bye Bye

Desde 2004 que moro no Brasil. Desde então, passei apenas um Natal em Portugal. É incrível mas não consigo me acostumar ao Natal com calor. Normalmente, sinto Natal, nos meses de Julho e Agosto. Nestes meses, o meu espirito natalício fica aflorado e até penso em montar a árvore de Natal e sair por aí, comprando presentes para todo o mundo. Adoro dar presentes!!!!

Este ano, não foi diferente, não fosse dar-se o caso de ter um pouquinho da minha família aqui, como vos contei no post anterior. O meu priminho e a sua linda namorada. Para eles, foi o primeiro Natal fora de casa. Dói tanto….eu sei. Horas e horas de Skype com a família no dia 24. Parece até que jantamos todos juntos. Felizmente, as tecnologias, hoje em dia, permitem diminuir as distâncias e, tão rapidamente estamos nos 30 graus do Brasil a tomar uma cervejinha gelada, como estamos com 5 graus, de Portugal, a tomar um vinho e a comer um bacalhau!

No dia 23, dia feiinho que estava aqui, resolvemos ir até Campos do Jordão. Ir ao contrário da “muvuca” e sentir um pouco da Europa. Senti, então, que estava no natal que sempre estive acostumada. Friozinho, chuva e um concerto ao ar livre…. campos do jordaoRegressamos de Campos do Jordão, felizes por estarmos no quentinho do Brasil, apesar de muita saudade da familia portuguesa.

Os costumes de Natal são muito diferentes de familia para familia e de país para país. Na casa da minha familia Brasileira jantamos pernil assado, leitoa, frango e várias saladas. O jantar é realmente uma ceia, perto da meia noite. Depois, damos todos as mãos, numa roda e rezamos o Pai Nosso e a Avé Maria. Abraçamo-nos um a um, agradecemos e desejamos saúde e amor até ao próximo Natal.

Depois, jogamos ao “Amigo da Onça”. Uma troca de presentes muito divertida. Cada pessoa leva um presente unisexo até um valor “X” e coloca numa mesa grande. Depois misturamos vários papéis, cada um com um numero. Cada pessoa tira um papel. Esse número significa a ordem que a pessoa vai retirar o presente do monte. Depois pode tirar o presente ou roubar outro que já tenha saído. É muito divertido. Como tenho uma sogra maravilhosa e uns tios muito queridos acabei por ficar com tudo o que queria (os 3 da direita). EhEh!! E ainda recebi 2 presentes do maridão e outro dos meus queridos “priminhos”. presentes natal

Foi um Natal muito bom….como sempre! E agora…rumo a 2014!!!natalE o vosso Natal, como foi?

Bye Bye

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

3 Comentários to “E o meu Natal foi assim…

  1. anacanomeira
    1 de janeiro de 2014 às 19:43

    Ainda hoje me recordo do meu primeiro natal com o calor. Foi estranho, muito estranho estarmos todos suados e com calor e estar entre amigos e não com família
    Foi em Moçambique em 1980, havia pouco marisco em Portugal e a mesa estava recheada de camarão. Deve ser por isso que hoje em todos os natais comemos, em minha casa, camarão.

  2. 29 de dezembro de 2013 às 20:07

    Nunca passei um Natal no calor, nem consigo imaginar… este ano o meu primo-irmão passou cá o seu primeiro Natal português, e diz que foi o melhor da sua vida. :)

    • 29 de dezembro de 2013 às 20:24

      O Natal no frio é mais intenso. O calor que falta no clima é compensado com o calor humano

Escreva um comentário

*