Sobre
Em Janeiro de 2013, quando queria engravidar, com 31 anos e um ano e meio de casada, descobri um câncer de mama triplo negativo.
A meu ver, foi um câncer com uma origem emocional. Um acúmulo de estresse e mágoa que guardei para mim, não compartilhei e não fiz questão de alterar o que estava errado. Até que o corpo reclamou. E algo precisou mudar.
Sou Medical & Lifestyle Medicine Coach, especialista em Neurociências do Comportamento e Mentora de Saúde Integral.
Com certificações: ACC pelo ICF – International Coach Federation; Medical Coach pelo Medical Coaching Institute of Israel; Health & Wellness Coach pela Wellcoaches e ACSM – American College of Sports & Medicine; Lifestyle Medicine Coach pela American College of Lifestyle Medicine e; Lifestyle Medicine – Tools For Promoting Healthy Change pela Harvard Medical School). Membro do Institute of Coaching – Harvard Medical School. Pós graduada em Neurociências do Comportamento, pela PUCRS.
Autora do livro, publicado em Portugal e no Brasil,“Minha Vida Comigo – O câncer foi minha cura” e “O câncer foi minha Cura” e, em Portugal (no Brasil versão kindle na Amazon) do livro “Porque andamos tão exaustos? – Um Guia prático para vencer o burnout e ser feliz no trabalho”. Palestrou noTEDx São Paulo Women, em 2015, com o tema “Lições para uma vida melhor”. Autora deste blog e do projeto social “Lenços da Solidariedade”.
Sou também formada em Jornalismo pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Trabalhei até ao final de 2013 no mercado corporativo, como responsável pelo escritório do Brasil de uma empresa multinacional de tradução. Sou portuguesa e moro, desde 2004, no Brasil onde me casei, com um publicitário, em 2011.


Oi Menina linda!! Que bom que encontrei outra pessoa animada e querendo tirar o melhor de cada situação. Já passei pela cirurgia de remoção do nódulo na mama, pelas sessões de quimioterapia e agora estou na 14ª sessão de radioterapia, de 30 que terei que fazer. Como a médica me afastou do meu trabalho, fui curtir a vida: praia, montanha, barzinhos (sem álcool..rsrs) com os amigos.Muita alegria…. Porque uma coisa é a reação do nosso organismo ao tratamento, e por isso nós temos que passar, mas podemos decidir se o faremos como pessoas “coitadas” ou como guerreiras…. Eu escolhi a segunda opção e amei ver que você fez o mesmo. Um grande abraço!!
Adoro seu blog, faço parte desse time, apesar do tratamento ( o meu está no inicio) tento levar a vida sempre com muita alegria, pois esse sempre foi meu jeito de ser.meu diagnostico veio em abril e já comecei a primeira quimio.Devorei todas as dicas que vc deu!
Querida Vania, a alguns instantes estava eu no facebook e vi um link deste blog com uma foto sua (minha amiga Aline Freire curtiu)! Então pensei!? Parece que conheço está moça? Pois é, vim até aqui e descobri que você é esposa do meu colega de Tiro de Guerra, o Grande Rodrigo. Aliais, desde 1997 não o vejo pessoalmente, só pelo facebook. Querida, estou escrevendo para dizer que meus problemas se tornaram “minúsculos” diante de tanta força e prosperidade demonstrada por você aqui! Saiba que amanhã, eu vou acordar e tentar ver as coisas de uma forma diferente, por outro angulo, isso, graças a você! Que a força esteja e permaneça com você. Fico feliz por saber que meu colega tem uma pessoa tão forte e especial ao seu lado! Só te conheço pelas fotos do face, mais já aprendi a te admirar e respeitar como pessoa! Que Deus abençoe sua família, e que ele próprio, juntamente com sua força e prosperidade ajudem vocês a realizarem todos os seus sonhos! Rômulo, Carol e Rafaela.
Olá Vânia. Chamo-me Ana Moreira da Silva e soube do teu blog (permite-me tratar-te por “tu”) através da tua mãe que é minha colega há já muitos anos. Tal como tu estou a passar por um processo complexo em que o câncer teima em não se ir embora. Admiro e gosto muito desta tua ideia da criação deste blog. Penso vir a contribuir para ele de uma forma mais activa mas para já deixo apenas esta mensagem querendo acrescentar que o amor que, parece, existir entre ti e o teu marido e o apoio que recebes da família (da tua parte e da do teu marido) e, concerteza, dos amigos, são um excelente factor protector e que, juntamente, com a “garra” que pareces ter te ajudam/vão ajudar a enfrentar e percorrer da melhor maneira este caminho tão doloroso. Beijinhos solidários
Vania, ha anos que nao te vejo, mas acho mesmo de guerreira o que voce esta fazendo aqui, como esse blog! Tenho a certeza que todo so pode acabar correndo bem, obrigada pela partilha, acho muito importante o trabalho que voce esta fazendo. Muita sorte e forca! um abraco forte.
Sabe Vania, ja tinha admiração por vc desde que te conheci ha alguns anos atras, hj tenho mais ainda, pq vc esta desmistificando esse assunto tão dificil e tão intimo, mas sua garra e sua determinação sempre esteve presente nos seus olhos, desde o inicio quando te conheci. Falar abertamente sobre isso, envolve sentimentos, verdades, seu intimo e sua vontade, é algo unico e verdadeiro como vc é. Conte sempre comigo pra mostrar mais ainda as pessoas o quanto guerreira e verdadeira vc sempre foi, hoje quero te dizer que te admiro e estou profundamente sensibilizado com sua atitude. Orgulho de te-la como amiga, conte sempre comigo viu…bj
Marcelo que palavras tao bonitas. Sao essas coisas que mais precisamos ouvir quando estamos em momentos como estes. Seja bem vindo ao blog e a minha vida! 🙂