Intolerância alimentares
Na semana passada falei no “stories” do Instagram de um exame de Intolerância alimentares que fiz no fim do mês passado e saiu no fim de Maio. Fiquei surpreendida? Nem tanto! Várias coisas desagradáveis estavam acontecendo no meu organismo já há uns 10 meses: perda de cabelo sem causa aparente, manchas na barriga e estofamento abdominal e há cerca de 5 meses leves enjoos e muita retenção de líquidos (não, não estou grávida). Alimento-me bem e os exames de sangue pareciam normais. Então, o que seria?
Resolvi tomar 2 atitudes: Fazer um exame genético para alimentação e esporte (está neste link) e um exame de intolerâncias alimentares. E hoje vou falar deste último. INTOLERÂNCIA ALIMENTAR.
Primeiro, qual a diferença entre Alergia e Intolerância:
- A alergia (mediada por IgE) é uma reação imunológica com sintomas imediatos.
- A intolerância ocorre devido à uma alteração enzimática onde há formação de anticorpos IgG uma hipersensibilidade retardada, sendo que os sintomas normalmente não são imediatos e muitas vezes convivemos com eles sempre e não relacionamos com a alimentação.
Os principais SINTOMAS de intolerância alimentar são:
- Retenção de Líquidos
- Dor de cabeça e/ou enxaqueca
- Intestino irregular podendo conter presença de muco
- Muitos gases e sensação de abdômen estufado
- Boca amarga
- Tonturas e zumbidos no ouvido
- Falta de apetite pela manhã
- Compulsão alimentar e dificuldade de emagrecer
- Imunidade suprimida
- Cansaço e desânimo
- Acne
- Queda de cabelo
- Dores no corpo
- Insônia ou sensação de sono incompleto
- Queratose pilar (bolinhas ásperas no braço ou pernas)
- Rinite, sinusite, excesso de muco
Eu fiz, na minha Nutricionista, um exame de sangue que quantifica anticorpos IgG para 221 alimentos. E tenho intolerância a alimentos saudáveis como a clara de ovo (eu comia 4 ovos por dia), milho e castanha do Pará (estão todas na imagem abaixo).
E agora? Cortei todos os alimentos que me fazem mal e após 21 dias: meu sono voltou a ser “de bebe”, perdi 3kg (acredito que de líquidos), o meu cabelo parou de cair e estou com mais energia. Acordo super bem disposta e ativa. Sem aquela preguiça de querer ficar na cama “só mais 5minutos”.
A minha nutricionista também reforçou os meus probióticos para que estas intolerâncias diminuam. E vou continuar 100% sem estes alimentos, pelo menos por enquanto, enquanto o meu corpo desinflama por completo.
As intolerâncias nunca vão sumir (ao contrário das alergias) mas a clara de ovo precisa baixar um pouco (estava super alta, acima do máximo) mas, daqui a uns meses já vou poder consumir, de vez em quando. No entanto, conhecendo-me como me conheço, acho que já a exclui do meu cardápio até porque também descobri que o meu corpo tem tendência à inflamação – mas isso é assunto para o exame de DNA- #cdfPelaSaude.
Como podemos ver a alimentação é algo muito particular. Só porque um alimento é visto como “saudável” não significa que ele seja saudável para você. Para mim a clara do ovo é um veneno, uma “kriptonita” que estava atacando o meu sistema imunológico e causando inflamações.
E quais os benefícios de retirar tais alimentos? Mais SAÚDE por diminuir processos inflamatórios. A causa da maior parte das doenças, incluindo o câncer. E ela é o nosso maior bem 🙏
Beijinhos e muita saúde,
Olá! Vânia castanheira,
Fiz o exame intolerância alimentar A 200 e tenho intolerância a muitos alimentos. Gostaria de saber com quanto tempo começo a desinchar fazendo a dieta corretamente?
Tenho 5 dias de dieta começou a melhorar o inchaço abdominal e os gases, mais a retenção de líquido ainda não vi resultado. Leva quanto tempo para o organismo desintoxicar?
Aguardo resposta…
Desde já agradeço.
Olá Wagna,
fez acompanhamento com nutricionista para o reparo intestinal?