MammaGene, Oncotype, MammaPrint e Symphony- O que são? E quando valem a pena?
Os nomes são legais. Demonstram alta tecnologia e medicina avançada. Para muitas é até uma solução milagrosa que pode ditar quem vai e quem não vai fazer quimioterapia. Ambos analisam o tumor que foi retirado da mama. Não são cobertos pelo convênio médico nem realizados pelo SUS (ainda!).
Mas afinal o que são estes exames?
Oncotype (dos Estados Unidos e representado no Brasil pelo grupo Fleury)- é um teste genético que analisa 21 genes contidos no tumor retirado da mama. Funciona apenas para os tumores positivos para estrógeno (quem dita isto é a histoquímica – veja AQUI) e que não tiveram a necessidade de fazer esvaziamento axilar (não é o meu caso – o meu é triplo negativo – explico melhor estas designações AQUI), ou seja, mulheres que estão no início da doença. Ele vai verificar a probabilidade de o tumor voltar nos próximos dez anos, tendo em conta uma base de dados preexistentes de outras mulheres que tiveram o mesmo tipo de tumor. E, consonante ao resultado, o médico decide pelo uso, ou não, da quimioterapia, para além do tratamento hormonal. Muitas vezes, a quimioterapia não se justifica, tendo em conta que não vai trazer nenhum benefício para o tratamento da paciente.
MammaPrint (Holandês) – foi desenvolvido pela empresa Agendia e é comercializado pela Gencell Pharma. Ele avalia o perfil de expressão de 70 genes para avaliar o risco de recorrência do tumor e indicar a necessidade de realização de quimioterapia. É o único teste deste tipo que possui nível 1A de evidência. Seu resultado pode indicar baixo risco e neste caso não há indicação molecular para a realização de quimioterapia ou alto risco, indicando a necessidade de quimioterapia.
Blueprint – é um teste que indica o subtipo molecular do tumor através da análise do perfil de expressão de 80 genes e auxilia o médico na tomada de decisões sobre o melhor tratamento para a paciente. Também comercializado pela Gencell Pharma, como o Mammaprint.
Symphony (Holandês e representado no Brasil pela Gencell Pharma) – Era uma combinação do MammaPrint, TargePrint e BluePrint mas não existe mais.
- o preço;
- se o resultado der entre 40 e 60% é dúbio, o que significa que vai ter que fazer quimioterapia de qualquer jeito (e já gastou os tantos mil);
- o teste é baseado em casos de mulheres que já passaram por isto. No entanto, cada vez está mais provado que cada caso é um caso;
- Só funciona para as mulheres que tiverem o sub-tipo de câncer de mama Luminal A (positivo para estrógeno e negativo para HER2). Ou seja, HER2 positivo, triplo negativo e axilas doentes com mais de 3 linfonodos positivos não têm indicação para realizar qualquer um destes exames pois precisam realmente de quimioterapia. No entanto, nos casos do Luminal A, fazer o Mammaprint (o mais indicado atualmente) pode ajudar muito.
De qualquer forma, fale com o seu médico e discuta as possibilidades que você tem, no seu caso especifico. O seu médico é o mais indicado para sugerir o melhor tratamento para a paciente. A medicina está cada vez mais avançada e devemos usufruir do que ela nos traz de bom. No entanto, não precisamos nos sujeitar a tudo e mais alguma coisa. Afinal não somos “ratos de laboratório” e nem dispomos de tantos recursos financeiros.
Um beijo no coração e bom fim de semana,
Vânia
Nota - Post atualizado em Julho de 2017.
Oi Vania, achei muito esclarescedora essa matéria, obrigada por seu empenho e dedicação em dividir tantas informações úteis. Gostaria de tirar uma dúvida, o meu subtipo é o luminal b, seria válido fazer o exame?
Obrigada por dividir a informação.
Tive um liminal A; meu médico pediu o oncotype.
Não entendi a diferença dele pro mamagene…
Como a diferença de custo é considerável, pelo q vi aqui; como faço p fazer esse exsme em botucatu?
Muito obrigada!
Vania pelo que vi aqui nos comentários as postagens não são tão atuais.
Meu caso se enquadra na indicação de fazer esses testes, oncotype ou mammaprint.
Verifiquei que o oncotype o lab. Fleury está realizando, o valor é de R$ 19.300,00.
Liguei nesse telefone que você indicou no seu comentário, onde realiza o mammaprint, R$ 13.500,00, mas pela forma como fui atendida fiquei com receio do laboratório.
Você poderia me ajudar confirmando sua indicação, ja que vc mencionou que realizou o teste através dele e se sucedeu tudo bem.
Desde já agradeço sua atenção
Olá Rose,
eu não fiz nenhum destes exames porque o meu câncer foi um triplo negativo. Eu fiz o post para mostrar as alternativas e porque eu fui enganada. 2 médicos, que sabiam que eu tinha o triplo negativo, queriam que eu fizesse o mammagene sendo que eu teria que fazer quimioterapia de qualquer jeito. Estes exames só são interessantes em alguns casos e, podem realmente tirar a pessoa da necessidade de fazer quimioterapia. Por isso é importante sabermos o máximo de informação.
Beijinhos,
Eu fiz o mammagene,em Botucatu, deve estar mais ou menos 5 mil, nao precisei fazer quimio
Prezada Cleide
O meu caso se enquadra no teste. O oncologista indicou o oncotype, mas se há possibilidade de fazer de fazer outro aqui no Brasil e a um custo menor, seria mais interessante. Você pode me orientar a entar a respeito dos procedimentos para a realização em Botucatu?
Grata,
Luzia
Qual o nome do laboratório em Botucatu?
também preciso saber o nome do laboratório e se é o mesmo exame que o MammaPrint
também preciso saber o nome do laboratório
Boa tarde, poderia passar o contato de Botucatu com a máxima urgência.
Obrigado
Cleide você pode me informar se o exame que você fez é o mesmo que o MammaPrint?
Boa tarde Rose, onde vc fez seu exame? Tb estou c receio se fazeé com a Larissa. Preciso de uma indicação urgente. Obrigada