Atividade Física durante a quimioterapia

Recebo muitos e-mails e mensagens perguntando que tipo de exercicios podemos fazer enquanto estamos em quimioterapia. É importante ressaltar que, cada caso é um caso e, o tratamento faz com que nos sintamos melhor uns dias e menos bem em outros. Como tal, pode ser dificil estabelecer uma rotina e devemos respeitar o nosso corpo. Lembre-se que é uma fase e que o mal estar que sentimos não é a doença que o provoca mas siam a CURA!

Mas vamos lá, sempre que possível, para a nossa recuperação e bem estar, devemos nos exercitar, nos mexer. A professora de educação física responsável pelos meus treinos e que me acompanhou na recuperação pós tratamentos, Danielle Facadio, fala sobre a atividade física durante a quimioterapia. Se devemos ou não praticar e quais exercícios e com qual intensidade.

“Muitos estudos científicos demonstram os benefícios do exercício físico durante a quimioterapia. Mas é muito importante levar em conta a individualidade de cada um, a intensidade e a duração dessa atividade aeróbia ou exercício com força. No entanto, estes estudos não são precisos quanto aos momentos mais apropriados na prescrição do exercício para cada tipo de câncer. O médico oncologista é que deve avaliar cada caso. Atualmente são recomendados para pacientes em tratamento de câncer: exercício aeróbio, de resistência e de flexibilidade.atividade fisica quimioterapia

Praticar exercícios durante este período melhora a qualidade de vida e a saúde geral do corpo e da cabeça.
Para que os efeitos sejam positivos, antes de começar qualquer atividade física durante e após tratamento do câncer, fale com o seu médico. Se necessário, consulte um cardiologista para conhecer e avaliar os seus limites cardiológicos e a pressão arterial, até porque algumas quimios e radios afetam o nosso coração. Em seguida procure orientação de um Educador Físico para ajudar no programa de exercícios mais apropriado à sua condição. Pelo menos no inicio para não correr o rico de se machucar.

Quais atividades devo praticar??
• Exercícios Aeróbios (caminhar, pedalar e quando possível nadar -depende da quimio e se tem cateter)
• Exercícios Resistidos: Pesos livres, maquinas de resistência ou exercicios funcionais (como sentar-levantar.) Isto trabalha os grandes grupos musculares.

Frequência:
• Exercícios Aeróbios: 3-5 dias/semana
• Exercícios resistidos (com carga) 2-3 dias/semana com, pelo menos, 48hrs de descanso entre sessões e nào se procupe em fazer nada pesado. É só para manutenção da massa magra que se vai com a quimioterapia (a chamada sarcopenia – veja mais efeitos da quimio aqui)

Intensidade:
• Exercícios Aeróbios 40-60% da sua capacidade máxima (procure um cardiologista para orientação).
• Exercícios Resistidos: 40-60% de 1RM (cargas leves a moderadas)
Tempo:
• Exercício aeróbio: 20-30min por dia.
• Exercícios Resistidos: 1 a 3 series de 8-12 repetições por exercício.”

Atividade fisica Cancer-de-mama

Considerações ao praticar alguma atividade física durante tratamento:

1. A Fadiga relacionada ao câncer é evidente nos pacientes que recebem quimioterapia e radioterapia e pode restringir a capacidade de se exercitar. Em alguns casos a fadiga pode persistir por longos períodos após completar o tratamento. É normal.
2. O osso é um local comum de metástases em muitos canceres, particularmente no câncer de mama, próstata e pulmão. Por isso evite esportes ou atividades de alto impacto e esportes de contato, para minimizar o risco de fratura.
3. O desgaste muscular acontece em indivíduos com câncer incurável e pode limitar a capacidade de se exercitar.
4. Os pacientes que receberam transplante de medula óssea e aqueles com baixa contagem de leucócitos devem evitar exercícios em locais públicos que comportam alto risco de contaminação microbiana. Estes estão com a imunidade mais baixa e por isso precisam de cuidados extra.
5.  A natação não deve ser prescrita aos pacientes com cateteres, linhas centrais, tubos alimentares, nem para os que estiverem recebendo radiação.
6. Os pacientes que recebem quimioterapia podem experimentar períodos flutuantes de enfermidade e fadiga durante os ciclos do tratamento que exigem modificações frequentes na prescrição do exercício, como reduzir a intensidade e a duração da sessão de exercícios. Respeite o seu corpo

Espero que tenham gostado :) e bons exercicios!

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

12 Comentários to “Atividade Física durante a quimioterapia

  1. Aline de Almeida Testa
    3 de novembro de 2016 às 22:58

    Olá!
    Terminei a um mês 6 ciclos de quimioterapia intercaladas entre vermelhas e brancas e estou me sentindo muito bem. Estou com vontade de fazer algum tipo de exercício aeróbico, como dança que eu adooooro. Eu tenho um portocath (catéter). Será que esse tipo de exercício poderá prejudicar meu catéter, tenho esse medo.

  2. 2 de novembro de 2015 às 20:05

    No final da quimio vermelha retomei os exercicios. Estava indo bem até que ao final da quimio branca
    não consegui mais, pois comecei a inchar sentir dores musculares principalmente nas pernas, além da
    fraqueza. Vai fazer dois meses que terminei as quimio, mas contínuo sentindo muitas dores e
    fraqueza. Mesmo assim retomei os exercicios com caminhadas na esteira. Alguem tem idéia de
    quando este desconforto vai passar. Bj a todos!

    • 4 de novembro de 2015 às 15:43

      Olá Suzane,

      vc teve como efeito colateral a sarcopenia, ou seja, a perda muscular. É normal sentir esse cansaço todo. Eu comecei um plano de exercícios diários 3 meses após os tratamentos. Foi quando comecei a sentir mais força. Mesmo assim ficava muito cansada. Fui respeitando o meu corpo e fui voltando aos poucos. tenha paciência e respeite seus limites. Daqui a pouco estará cheia de energia e pronta para qualquer coisa. Beijinhos

      • Suzane Coiado
        4 de novembro de 2015 às 18:13

        Obrigada Vânia você sempre atenciosa e carinhosa! Beijos!

  3. Daniela
    24 de outubro de 2014 às 18:24

    Olá Vânia, descobri meu CA de Mama em maio de 2014, passei por duas cirurgias. Logo, 20 dias após a segunda cirurgia retornei a academia com algumas limitações, conseguia levantar o braço esquerdo (da mama operada) até a altura do ombro. Aos poucos fui ganhando amplitude e hoje estou 100%. Após ter iniciado a sessão de quimio vermelha, fico parada apenas na semana posterior a aplicação e em seguida retorno as minhas atividades. O que notei de diferente é a recuperação que é bem mais demorada, mas não é impedimento para interromper nada. Sempre digo, que fazer academia durante o meu tratamento é o que está me ajudando a ficar de pé, com menos dor e melhor qualidade de vida. Um beijo

    • 28 de outubro de 2014 às 04:02

      Olá Daniela, isso mesmo. Parabens. Que bom que conseguiu dominar a sua cabeça e consegue viver apesar do tratamento. Um grande beijinho e força para essa fase que está cada vez mais próxima do fim. Beijinhos

Escreva um comentário

*