Bicho Prequiça e “Efeito Dori”Bicho Prequiça e “Efeito Dori”
Desde quarta-feira que fui apanhada por uma preguiça absurda! Para ser sincera, há 19 semanas que entrei neste estado. Vou melhorando e piorando. Uns dias enérgica e outros preguiçosa. A FADIGA, é um dos efeitos colaterais da quimioterapia. Uma sensação quase constante de fraqueza e de cansaço. Até da cabeça ficamos assim. Eu já sou meio “Dori” por natureza. Esqueço-me das coisas mas nunca das importantes, claro! A químio não nos provoca amnésia mas nos deixa mais “lerdas” por conta do cansaço e isso acaba por afetar a memória. Acabamos prestando menos atenção às coisas e temos dificuldades em nos concentrar. Por isso parece que nos esquecemos de tudo. É uma ótima desculpa, pelo menos!
Tanto os remédios quimioterápicos como a ANEMIA e a DIFICULDADE EM DORMIR (outros efeitos colaterais da QT), aumentam esta sensação de exaustão física. O engraçado é que num momento posso estar super enérgica, me sentindo a “Mulher Maravilha”, como no segundo seguinte estou com os “bofes de fora”, agarrada a lenços, tossindo, espirrando e ficando rouca. É de um segundo para o outro! Sem aviso prévio. Quando vou ver….já foi!
Eu, sou por natureza, agitada, prática, uma “resolvedora de problemas”. Gosto de caminhar, de me mexer, de fazer coisas. E, principalmente, tendo a desafiar os limites do meu corpo. Com este tratamento, estou aprendendo a ouvir o meu corpo, tentando perceber onde é o limite antes de o ultrapassar. E vos digo, não é tarefa nada fácil! Ainda hoje fui caminhar e só parei quando as minhas pernocas já estavam a ficar bambas, quando comecei a perder a força nas pernas. Costumo dizer que fico com pernas de galinha, assim “fraquitas”! Como combater este efeito, perguntam vocês?!
- Tenha uma alimentação saudável (corte nos doces e nas gorduras que baixam a imunidade) dividida em 6 pequenas porções diárias e dê preferência a proteínas e alimentos ricos em ferro
- Beba bastante liquido (3/4L dia)
- Tente ser o mais ativa possível: 15 a 30minutos de exercício leve diário (caminhada, bicicleta, alongamentos, Yoga, Tai Chi,…)
- Ouça o seu corpo e descanse quando ele pedir
- Tente tirar algumas sestas de 1h ao longo do dia
- Durma, pelo menos, 8h por dia
- Escolha as coisas mais importantes para fazer no dia
Depois de ter passado pelos enjoos e pelos cheiros provocados pelo quimioterápico da “poção mágica” vermelha, este efeito colateral não é nada. Para cansaço existe o descanso. E pronto, sempre é uma forma de colocar os seriados e filmes em dia 😉 .
hahahaha energia pelo que vi não falta! Quem me dera ter todo esse pique aí que vc tem!
Estou adorando acompanhar o blog, uma felicidade que vem de dentro que contagiaaaaaa…..tudo tem solução nesta vida e você mostra isso com tanto carinho e força que enche qualquer “bola murcha” rs.
Estou acompanhando o tratamento do meu avô que é uma figuraa…vou mostrar para ele o blog! bjokas!
Na vida sempre há alternativas – só que as vezes estamos cegos e não as conseguimos ver. Tudo de bom para o seu avô que deve ser uma pessoa fantástica.
Oi Tainá, querida! mostre sim. Ele que participe tambem e muita força para ele. Beijinhos
Mulher Maravilha, és fantástica…
Realmente, uma lição de vida.
Beijinho
😉
olá ‘Bichinho preguiça’, não me conheces, só t vi uma vez com 5 anos mais ou menos, mas conheço os teus pais ‘ós anos!’, ainda antes de ontem jantei com a mãe nos anos da n/ querida Goreti. Só para te dizer que eu e todos os que lêem o teu blogue, ficamos fãs incondicionais, apaixonados e a fazer a nossa maior força para te dar todas as forças do mundo! És linda Vânia e o blogue está fortíssimo mesmo! PARABÉNS!
Bébé, obrigada pelas palavras. Se só te conheci com 5 anos, temos 27 anos para recuperar!!! 😉 Beijinhos
E vale a pena recuperar – acreditem as duas que vão gostar muito uma da outra
Que super lição se vida!! Eu e jon estamos na torcida aqui!!! Ficou de olho no seu site p acompanhar seus post!! Adoro a maneira super mega criativa q vc passa… E uma vibração super positiva!!
Camila e Jon, um grande beijinho aqui do Brasil e obrigada pela torcida.
o marido também está bixo preguiça!
Beijinhos meus queridos. Leio tudo com imensa ternura, e partilho com emoção para que leiam esta lição de vida, positiva, força, e de ajuda para todos!