6 dicas para antes de começar a Quimioterapia

Como se preparar para um diagnóstico de câncer? Não sei! Por mais informados que estejamos, é sempre um choque. No entanto, após a noticia e definido o tratamento, há muita coisa que você pode fazer para estar melhor preparada para o enfrentar e, assim, melhorar a sua sensação de bem-estar e de controle da situação. Seguem então algumas dicas para estar melhor preparada para o tratamento com Quimio e com Radioterapia.

1. Esclareça tudo com seu médico

medico-consulta

Antes demais tenha a certeza que você e os seus médicos estão esclarecidos sobre qual o seu protocolo de tratamento. Pergunte tudo o que achar necessário até que fique esclarecida/o de como vai ser. Não pense por 1 minuto que possa estar a ser inconveniente com o seu médico. É da sua saúde que estamos falando e quem tem o controle sobre ela é você. Sempre!

2. Planeje o que estiver a seu alcance

Seja qual for o seu tratamento, você não vai estar na melhor das suas formas nem sensações. Por isso pense em tudo o que poderá precisar nesse período. Antecipe-se. A maior ansiedade antes e durante a quimioterapia nada tem a ver com o câncer em si mas com uma série de preocupações práticas:

“Como vou e como volto do hospital?”

“Quem irá tomar conta do meu cachorro?”

“Quem vai levar meus filhos na escola?”

“Quem vai cozinhar para a minha familia?”

etc.

Esta é a hora de acionar a sua rede de contatos. Peça ajuda à sua familia e amigos para, juntos, decidirem no que eles podem ajudar, exonerando você das duas tarefas. Peça a pessoas de confiança que façam tarefas especificas: ir buscar as crianças, passear o cachorro, limpar a casa,….Deixe a sopinha pronta (se vc cozinhar, senão peça a alguém que o faça) para quando vc vier e não precisar cozinhar nos 3 dias seguintes.

A minha mummy, na minha última quimio...aproveitou e pôs a leitura em dia :). Convide alguém para fazer o mesmo ;)

Enquanto eu estava recebendo a “poção mágica” (quimioterapia), a minha mummy, na minha última quimio…aproveitou e pôs a leitura em dia :) e ainda deu folga ao maridão. Convide alguém para fazer o mesmo ;)

Jamais tenha vergonha de pedir ajuda. As pessoas à sua volta querem ajudar mas não sabem como se disponibilizar. Por isso, se você pedir, é um favor que você está fazendo a elas também. 😉

3. Escolha o seu local de recuperação

Depois que chegar do tratamento, você talvez precise se recuperar em algum local: na sala, no quarto,….Escolha já qual será o lugar e prepare-o:

  • Encha uma garrafa de água gelada e deixe do lado, acessível ao seu braço, sem grandes esforços;
  • Deixe os remédios que talvez possa precisar e os que já sabe que vai precisar, separados;
  • Deixe o carregador do celular pronto para ser utilizado;
  • Deixe no criado mudo/Mesinha/braço do sofá seu santinho ou anjinho que sempre ajuda nas horas difíceis;
  • Telefone do lado;
  • Precisa trocar a roupa de cama? Troque antes;
  • Se você estiver deitada/o ou sentada/o neste local, você gosta do que você vê? Decore com imagens que a/o fazem sentir bem e forte. Fotos de familia, de lugares que goste de ir, natureza,…;
  • Dependendo da época do ano que vai fazer o tratamento, se for possível, pense em colocar um ar condicionado ou um bom ventilador (se entrar na menopausa durante o tratamento, os afrontamentos não são nada agradáveis e o calor só piora);
  • Deixe preparados aqueles filmes ou seriados que ficaram sempre “para depois” por falta de tempo. Poderá assisti-los sem culpa e durante a semana, enquanto todos estão trabalhando! Este momento de recuperação é só seu e, fazendo coisas que gosta e que fazem passar o tempo rápido, melhoram muito a qualidade desta fase (há sempre algo positivo em cada desafio da nossa vida).

4. Tenha hábitos saudáveisvida saudavel

Nos dias antes do seu tratamento, procure cuidar da sua mente e da sua saúde física. Coma comida saudável (de preferencia siga a prescrita pelo nutricionista para aumentar sua imunidade), pratique atividade física leve como caminhadas, pilates,…Faça meditação, yoga e, se possível converse com um Terapeuta ou com um Coach Médico, de Saúde e Bem-Estar. A forma como você se sente quando começa o tratamento pode afetar a forma como você lida com ele durante todo o processo e os resultados dos seus exames. É uma boa hora para começar a ter aqueles hábitos que sempre quis implementar na sua vida e encontrar o seu propósito e missão de vida. E a boa coisa é que, além de fazer bem, neste momento tão difícil, você vai leva-los para o resto da sua vida.

5. Esteja preparada/o para mudanças na sua aparênciaA rainha de copas...cabelos

A quimio e a radioterapia podem causar perda de cabelo, perda ou ganho de peso, erupções cutâneas, unhas roxas (ou queda das mesmas), etc, como efeitos colaterais. Prepare-se psicologicamente (procure uma coisa positiva para cada um dos efeitos mais prováveis) e fisicamente (avise os amigos que vai perder o cabelo e peça de presente lenços lindos e maquiagem top e anti-alérgica).

Pergunte ao seu médico, no seu caso, quais os efeitos colaterais mais prováveis.

Depois veja os videos no meu canal do Youtube para a ajudar a ficar mais bonita durante este processo :) .

6. Fale com alguém que tenha passado pelo mesmo

Cada pessoa tem o seu momento de ouvir outras histórias. Se você se sente preparada, fale com alguém que tenha passado pelo mesmo. Tire suas dúvidas e peça dicas. Pode ajudar a reduzir a sua ansiedade e o medo do desconhecido. Afinal você está apenas entrando numa fase que tem principio, meio e fim, tal como tantas outras que você já passou. E você não está sozinha. 

Para uma lista sobre os principais efeitos da quimioterapia veja neste post aqui. 

E quando chegar a sua hora de começar o tratamento, provavelmente vai ser mais leve do que imaginou. Por já estar lidando com tanta informação, a minha sugestão é que se concentre naquilo que você pode ter o controle, tal como os preparativos para você passar melhor pelo tratamento. Quando você vai fazer uma viagem para um país desconhecido, não pensa no que pode dar errado mas sim no que irá precisar para aquela viagem correr o melhor possível. Tente encarar o tratamento como uma viagem em que você vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que corra da melhor forma possível. E, se Deus quiser, vai passar rapidinho (todo o mundo diz que passa- e eu faço parte desse “todo o mundo”). Por isso, aproveite a viagem :) .aproveite a viagem cancer

Se você está entrando nesta fase do processo, espero que ajude. Se quiser saber mais dicas pode escrever nos comentários ou via email. Se você já passou por este processo, que dicas da fase “pré-quimio” você gostaria de deixar para os leitores que vão ler o post depois de você? Escreva nos comentários abaixo :) . As suas dicas são importantes para mais gente do que você imagina. Compartilhe conosco. :)

Beijinhos e muita saúde!
Fonte de consulta onde me inspirei: WebMD e experiência própria.

Agende uma sessão e dê um novo significado à doença e à sua vida. Marque a primeira sessão gratuita:

vania castanheira Medical Coach

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

17 Comentários to “6 dicas para antes de começar a Quimioterapia”

  1. Graziane Oliveira
    25 de dezembro de 2016 às 21:58

    Boa noite,
    Vou começar meu tratamento amanhã, será uma série de 4 químicos vermelhas, 12 brancas, cirurgia e radioterapia. Não sei como será minha reação, confesso que estou ansiosa, mas como Deus é maior que tudo na minha vida, sei que dará tudo certo e que Nossa Senhora me cobrirá com o seu manto sagrado durante todo esse processo, que sei que vai passar.
    Obrigada pelas dicas, foram muito úteis para mim.
    Abraços

    • Marcia Egawa
      13 de junho de 2017 às 20:41

      Ola ,comecei minha quimioterapia semana passada,amanhã será a segunda estou me sentindo fraca demais porém estou bem …o lado menos ruim não estou cm enjoos nem vomitei(graças a Deus)
      Gostaria de compartilhar informações sobre esse tratamento ,dicas p sentir melhor experiências seria muito bom pois estou
      M sentindo muito confusa e com medo das outras cessões .
      Faz 1 semana depois d primeira quimioterapia e não sai d casa me sinto muito fraca sem animo,porém tenho marido e filha q estão me ajudando muito graças a Deus !!!
      Mas gostaria d me sentir mehor vejo q muitas mulheres leva-o uma vida quase q normal depois d quimioterapia …

      • 20 de junho de 2017 às 11:32

        Olá Márcia,
        que bom que tem o apoio do seu marido e da sua filha e que nao está vomitando.:)
        Voce já leu o livro “O Cancer foi minha cura”? Tem muitas dicas para cada fase o tratamento e para depois.É este livro aqui: https://goo.gl/QqK8u1
        Beijinhos e força para esta etapa da sua vida,
        Vânia

  2. Susana Duarte
    21 de julho de 2016 às 22:05

    Oi Vânia!
    Encontrei seu blog e estou amando seus posts.
    Eu sou portuguesa e soube hoje que tenho cancro de mama, o famoso carcinoma…
    Ainda não sei o tipo de carcinoma ou o estágio do câncer. Farei a biópsia e a punção axilar amanhã.
    Deus colocou nesta fase da minha vida excelentes profissionais que agilizaram o meu processo em tempo Record… todos consideraram a minha situação urgente, desde a médica que me assistiu, aos médicos radiologistas que fizeram a mamografia (que doeu horrores) e a eco mamária. Em 3 duas tinha consulta inicial feira, exames prontos e consulta no hospital para fazer biópsia e punção axilar.
    Já sei que terei que fazer quimioterapia antes da cirurgia dado o tamanho dos nódulos.
    Compreender que estou neste momento uma doente oncológica, sim! , Eu recuso-me a pensar que sou uma doente oncológica… eu estou momentaneamente uma doente oncológica!, Faz mais sentido para mim; é uma realidade onde transbordam todas as questões relacionadas com os tratamentos… poderei trabalhar enquanto estiver a fazer quimioterapia?, Posso conviver com os meus animais de estimação?, Enfim…
    Grata pela partilha da sua história e pela ajuda e forçaque nos transmite!

  3. Carol
    30 de março de 2016 às 17:50

    Esse blog foi um achado de Deus na minha vida… minha mãe começa semana que vem sua 1° QT.. vou seguir suas dicas.. Muito Obrigado!!!!

Escreva um comentário

*