Sobre
Vânia Castanheira – Mentora de Saúde Integral, Medical Coach e Especialista em Neurociência do Comportamento
Existe um momento na vida em que tudo desaba. O corpo pede pausa. A mente entra em colapso. E a alma pede um novo caminho.
Eu conheço esse lugar — não só pela minha formação, mas pela minha própria história.
Em 2013, quando me preparava para engravidar, fui surpreendida por um diagnóstico de câncer de mama triplo negativo. Naquele instante, a vida que eu conhecia deixou de existir. Tudo precisou ser reconstruído: meu corpo, minha saúde, meus ritmos, minha identidade, minha maneira de viver.
O câncer foi meu portal de transformação — e também meu chamado.
Foi a partir desse marco que mergulhei no estudo da neurociência do comportamento, da medicina do estilo de vida, da psicologia aplicada, da espiritualidade e da saúde integral. Não só para me curar — mas para entender, na raiz, o que nos adoece, o que nos desconecta e o que nos permite realmente transformar.
Há mais de uma década, meu trabalho é guiar mulheres que viveram um câncer, um burnout ou uma crise de saúde — na reconstrução da sua vida, da sua saúde e da sua identidade.
É um processo que acolhe sua história — e, mais do que isso, te dá um mapa claro para reconstruir sua vida, sua saúde e sua identidade.
Meu trabalho é um processo estruturado, que integra neurociência do comportamento, medicina do estilo de vida, psicologia aplicada e espiritualidade.
Uma metodologia que atua na integração dos quatro pilares essenciais: físico, emocional, mental e espiritual.
Aqui, existe espaço para falar da vida, dos medos, das dores, dos traumas — mas também para transformar tudo isso em caminho, em potência e em vida real.
É um processo que une acolhimento e direção. Cuidado e método. Clareza e transformação.
Porque a verdadeira transformação não acontece quando cuidamos de um pedaço da vida — ela acontece quando olhamos para o todo.
Acredito profundamente que saúde não é voltar a ser quem você era, nem apenas estar livre de sintomas.
Saúde é construir, de forma consciente, uma nova rota de vida. Uma vida que faz sentido. Uma vida que te sustenta. Uma vida que te devolve potência, clareza e presença.
Além de mentora, sou palestrante TEDx, autora de três livros publicados no Brasil e em Portugal, educadora em saúde integral, especialista em neurociência do comportamento e apaixonada por ajudar mulheres a se reconectarem com a própria vida — de dentro para fora, de forma real, prática, sustentável e profunda.
Meu percurso começou no Jornalismo — sou formada pela Universidade Católica Portuguesa e, por quase uma década, atuei no mercado corporativo, liderando o escritório brasileiro de uma multinacional. Até que a vida mudou. E eu mudei com ela.
Algumas certificações:
• Pós-graduação em Neurociência do Comportamento (PURS)
• Medical Coach (Medical Coaching Institute of Israel)
• Lifestyle Medicine Coach (American College of Lifestyle Medicine)
• Lifestyle Medicine – Harvard Medical School
• Health & Wellness Coach (Wellcoaches e American College of Sports Medicine)
• Coach certificada pela International Coach Federation (ICF)


Olá Vania, Bom ver está alegria esfuziante estes olhos brilhantes… Isso tudo vem de DEUS, do seu interior e de todo amor que voce relata aqui dedicado pelo seu marido e pelos amigos, pessoas solifárias. Isto tudo faz toda a diferença.
Estou caminhsndo para minha 4ª e ultima QT vermelha, após mais 12 sesções semanais. Meu Ca é de mama, iniciei meu tratamento em 19 de dezembro de 2013. Segundo os médicos paos estes procedimentos passarei a fase da cirugia para retirada do nódulo que antes do tratamento media 3mm x 5mm, grande. hoje ao tocar meu seio sinto que está bem diminuido.
O pior sintoma que senti até agora foram os enjôos e os cheiros, muitos intensos… As vezes me sinto triste e muito só embora, seja só comigo, pois minha familia (filhos, irmãos, etc) sejam muitos atenciosos e dedicados. Creio que está tristeza se dê pela dependência que enfrento, sempre fui independente e guerreira, hoje me sinto meio sem chão.(especialmente no quesito financeiro).
Mas tenho lutado dia a dia para vencer estas sensções.
Parabéns pelo BLOG e relatos, muita saúde pra você e muito amor em sua vida,
DEUS te proteja.
Oi, Vânia querida!
Sinto-me honrada de ser sua conhecida e esperançosa em ser sua amiga…
O tempo passou desde as primeiras vezes que nos encontramos, quando nos conhecemos… Desde o dia em que você e o Rodrigo vieram nos visitar e visitar a Mel, depois de nascer.
Os anos passaram… 2013, surpresas pra você e não podemos dizer desagradáveis, pois você é forte, muito forte.
Desde que soubemos, Edu e eu, colocamos você em nossas orações diariamente, porém somente ontem e hoje que tive coragem de ler todo o blog e me colocar a para da situação… Sei que não fomos nada legais com vocês durante o ano que passou, porém eu estava amedrontada e insegura pois também soube de um pequenino caroço em meu seio (esquerdo na posição “3h” como os médicos falam). Não contei a ninguém e tão pouco tive coragem de fazer a mamografia… Porém está tudo bem, graças a Deus!
Mas gostaria de manifestar minha admiração por “ti”, pelo seu lindo blog e principalmente pelo seu objetivo. Objetivo de vida, objetivo de vida para o outro, assim como Cristo que veio para que tenhamos vida e vida em abundância…
O Rodrigo veio em casa e eu refleti bastante… Depois que ele saiu, eu e o Edu tivemos uma longa e gostosa conversa, ele ficou muito feliz com a vinda do Rodrigo.
Então só gostaria de pedir desculpas pela nossa ausência e “falar-vos” que estamos aqui, quietinhos, mas estamos aqui… Acompanhando, torcendo, rezando, admirando e nos emocionando… Contem conosco!
Um Grande beijo,
Cla e Edu
Vânia : Não tive a oportunidade de conhece-la , porém virtualmente já tive esse prazer , inclusive , junto com seu maridão ( Roveri ) . Tudo que você está passando milhares ou milhões estão passando nesse momento por isso . Todavia você tem o conhecimento e a sabedoria de enfrentar a fera de frente e sabe maneja-la com armas que somente uma pessoa com moral e ética possui . Tudo passará ! “as rosas não falam ,simplesmente exalam o perfume ” mestre Cartola ! A Vânia não fala , simplesmente exala a moral e a ética pela escrita e pela sua presença marcante !
José Vieira – Proprietário da AMORA BOUTIQUE HOTEL – Maresias
Isso eh um presente de Deus, Ele permite somente a certas pessoas poderem sentir o verdadeiro perfume das flores, a luz na sua intensidade jamais vista, o brilho da alma das pessoas. Isso aconteceu comigo depois da cura dadoença trofoblastica, com pouqissima chance de cura. Entreguei meu corpo a quimio, sentia correr nas veias a agua pura a hidrataçao, a minha cura, sentia que Deus estava lavando meu corpo naquele momento da quimio, e fui levada por sentimentos essenciais da vida. Sou outra pessoa, feliz e querendo aproveitar o maximo de minha vida. O olhar das pessoas sao importantes pra mim! Ha um ano busquei aventura de montar em um cavalo, e minha alma se encheu de amor de alegria, descobri no animal um aliado. Hoje faco equitaçao e sou a vovó mais criança desse mundo. Eu amo a vida! Bjs a todas a vida eh bela !
Olá prazer!
Minha mãe descobriu um nódulo mamário a dois dias e o seu blog foi a unica coisa que li e me trouxe conforto e certeza de um bom tratamento e de cura para minha mãe…
Obrigada!