Sobre

Em Janeiro de 2013, quando queria engravidar, com 31 anos e um ano e meio de casada, descobri um câncer de mama triplo negativo. 
A meu ver, foi um câncer com uma origem emocional. Um acúmulo de estresse e mágoa que guardei para mim, não compartilhei e não fiz questão de alterar o que estava errado. Até que o corpo reclamou. E algo precisou mudar.

Sou Medical & Lifestyle Medicine Coach, especialista em Neurociências do Comportamento e Mentora de Saúde Integral.

 Com certificações: ACC pelo ICF – International Coach Federation; Medical Coach pelo Medical Coaching Institute of Israel; Health & Wellness Coach pela Wellcoaches e ACSM – American College of Sports & Medicine; Lifestyle Medicine Coach pela American College of Lifestyle Medicine e; Lifestyle Medicine – Tools For Promoting Healthy Change pela Harvard Medical School). Membro do Institute of Coaching – Harvard Medical School. Pós graduada em Neurociências do Comportamento, pela PUCRS.

Autora do livro, publicado em Portugal e no Brasil,“Minha Vida Comigo – O câncer foi minha cura” e “O câncer foi minha Cura” e, em Portugal (no Brasil versão kindle na Amazon) do livro “Porque andamos tão exaustos? – Um Guia prático para vencer o burnout e ser feliz no trabalho”. Palestrou noTEDx São Paulo Women, em 2015, com o tema “Lições para uma vida melhor”. Autora deste blog e do projeto social “Lenços da Solidariedade”.

Sou também formada em Jornalismo pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Trabalhei até ao final de 2013 no mercado corporativo, como responsável pelo escritório do Brasil de uma empresa multinacional de tradução. Sou portuguesa e moro, desde 2004, no Brasil onde me casei, com um publicitário, em 2011.

Vânia castanheira medical coach

64 Comentários to “Sobre

  1. 31 de janeiro de 2014 às 11:29

    Olá Vania, Bom ver está alegria esfuziante estes olhos brilhantes… Isso tudo vem de DEUS, do seu interior e de todo amor que voce relata aqui dedicado pelo seu marido e pelos amigos, pessoas solifárias. Isto tudo faz toda a diferença.
    Estou caminhsndo para minha 4ª e ultima QT vermelha, após mais 12 sesções semanais. Meu Ca é de mama, iniciei meu tratamento em 19 de dezembro de 2013. Segundo os médicos paos estes procedimentos passarei a fase da cirugia para retirada do nódulo que antes do tratamento media 3mm x 5mm, grande. hoje ao tocar meu seio sinto que está bem diminuido.
    O pior sintoma que senti até agora foram os enjôos e os cheiros, muitos intensos… As vezes me sinto triste e muito só embora, seja só comigo, pois minha familia (filhos, irmãos, etc) sejam muitos atenciosos e dedicados. Creio que está tristeza se dê pela dependência que enfrento, sempre fui independente e guerreira, hoje me sinto meio sem chão.(especialmente no quesito financeiro).
    Mas tenho lutado dia a dia para vencer estas sensções.
    Parabéns pelo BLOG e relatos, muita saúde pra você e muito amor em sua vida,
    DEUS te proteja.

  2. Clarissa Souza Muniz Barreto
    23 de janeiro de 2014 às 00:34

    Oi, Vânia querida!
    Sinto-me honrada de ser sua conhecida e esperançosa em ser sua amiga…
    O tempo passou desde as primeiras vezes que nos encontramos, quando nos conhecemos… Desde o dia em que você e o Rodrigo vieram nos visitar e visitar a Mel, depois de nascer.
    Os anos passaram… 2013, surpresas pra você e não podemos dizer desagradáveis, pois você é forte, muito forte.
    Desde que soubemos, Edu e eu, colocamos você em nossas orações diariamente, porém somente ontem e hoje que tive coragem de ler todo o blog e me colocar a para da situação… Sei que não fomos nada legais com vocês durante o ano que passou, porém eu estava amedrontada e insegura pois também soube de um pequenino caroço em meu seio (esquerdo na posição “3h” como os médicos falam). Não contei a ninguém e tão pouco tive coragem de fazer a mamografia… Porém está tudo bem, graças a Deus!
    Mas gostaria de manifestar minha admiração por “ti”, pelo seu lindo blog e principalmente pelo seu objetivo. Objetivo de vida, objetivo de vida para o outro, assim como Cristo que veio para que tenhamos vida e vida em abundância…
    O Rodrigo veio em casa e eu refleti bastante… Depois que ele saiu, eu e o Edu tivemos uma longa e gostosa conversa, ele ficou muito feliz com a vinda do Rodrigo.
    Então só gostaria de pedir desculpas pela nossa ausência e “falar-vos” que estamos aqui, quietinhos, mas estamos aqui… Acompanhando, torcendo, rezando, admirando e nos emocionando… Contem conosco!
    Um Grande beijo,
    Cla e Edu

  3. José Ramos Vieira
    12 de janeiro de 2014 às 11:34

    Vânia : Não tive a oportunidade de conhece-la , porém virtualmente já tive esse prazer , inclusive , junto com seu maridão ( Roveri ) . Tudo que você está passando milhares ou milhões estão passando nesse momento por isso . Todavia você tem o conhecimento e a sabedoria de enfrentar a fera de frente e sabe maneja-la com armas que somente uma pessoa com moral e ética possui . Tudo passará ! “as rosas não falam ,simplesmente exalam o perfume ” mestre Cartola ! A Vânia não fala , simplesmente exala a moral e a ética pela escrita e pela sua presença marcante !

    José Vieira – Proprietário da AMORA BOUTIQUE HOTEL – Maresias

  4. Suely miranda
    13 de dezembro de 2013 às 00:45

    Isso eh um presente de Deus, Ele permite somente a certas pessoas poderem sentir o verdadeiro perfume das flores, a luz na sua intensidade jamais vista, o brilho da alma das pessoas. Isso aconteceu comigo depois da cura dadoença trofoblastica, com pouqissima chance de cura. Entreguei meu corpo a quimio, sentia correr nas veias a agua pura a hidrataçao, a minha cura, sentia que Deus estava lavando meu corpo naquele momento da quimio, e fui levada por sentimentos essenciais da vida. Sou outra pessoa, feliz e querendo aproveitar o maximo de minha vida. O olhar das pessoas sao importantes pra mim! Ha um ano busquei aventura de montar em um cavalo, e minha alma se encheu de amor de alegria, descobri no animal um aliado. Hoje faco equitaçao e sou a vovó mais criança desse mundo. Eu amo a vida! Bjs a todas a vida eh bela !

  5. Amábile Bessa de Castro
    8 de dezembro de 2013 às 17:35

    Olá prazer!
    Minha mãe descobriu um nódulo mamário a dois dias e o seu blog foi a unica coisa que li e me trouxe conforto e certeza de um bom tratamento e de cura para minha mãe…

    Obrigada!

Escreva um comentário

*