Quem está em quimioterapia deve ou não tomar vacina da gripe?

Estamos na época das vacinas das gripes e quando eu estive em tratamento, em 2013, o meu Oncologista proibiu-me veemente de tomar a vacina. Isto porque o meu sistema imunológico estava fragilizado (por conta das quimioterapias) e não teria como se defender do vírus introduzido pela vacina. No entanto, esta semana, ao atender uma das minhas clientes de Coaching Médico (a minha especialidade) e que está passando por tratamento com QT a Oncologista disse que ela teria que tomar esta vacina. E as minhas orelhas já ficaram alertas e na minha cabeça surgiu um grande “mas”.

Não sou médica e não posso entrar nesse campo nem aconselhar as minhas clientes neste sentido. No entanto, fiquei alarmada e resolvi, antes de dizer algo, procurar informação atualizada sobre esta questão, já que estamos vivendo um surto de gripe e cada vez são mais as pessoas em quimioterapia – esta é uma grande realidade à qual temos que nos acostumar.vacina e quimioterapia

Quem explica melhor o que fazer, neste caso, é o Dr. Gilberto Amorim*, Oncologista Clínico da Oncologia D’Or.

“O assunto vacinas (imunizações) em pacientes oncológicos sempre gerou muitas dúvidas…

Os pacientes em quimioterapia imunossupressora tem uma capacidade reduzida de produção de anticorpos, portanto dependendo do medicamento que o paciente recebe, a vacina pode não funcionar direito e se a vacina for de vírus atenuado, o paciente pode ficar doente.

Muitos pacientes oncológicos não fazem quimioterapia portanto estão liberados para receber a vacina contra o influenza (H1N1) seja trivalente ou tetravalente, esta última protege contra quatro sorotipos de gripe A e B.

Este ano com a chegada mais precoce do surto de gripe e com o surgimento de casos graves de síndrome respiratória aguda a preocupação aumentou, portanto pesando “risco vs benefícios” tenho orientado os pacientes a realizarem a vacinação. Muitos destes pacientes mantem boa imunidade durante o tratamento e diante do risco de um surto mais grave (epidemia) com a aproximação do inverno, entendo que seja recomendado. Este ano tenho sido mais “liberal” nesta questão da vacina.

A vacina contra o vírus influenza é feita em fragmentos do vírus inativado, e é muito segura. Pacientes com alergia à proteína do ovo ou alergia à uma imunização anterior devem evitar.

Fundamental é discutir com o oncologista responsável a particularidade de cada paciente, caso caso é um caso, pois os pacientes não podem estar com plaquetas muito baixas (a injeção é no músculo) entre outras considerações específicas.”

Eu fiquei aliviada! E você? :)

Beijinhos e muita saúde,

Vânia

#XôGripe #XôH1N1 #XôTumores #XôCancer #AlôSaúde

 

*Dr Gilberto Amorim – Oncologista clínico da Oncologia D’Or; Titular da Soc. Brasileira de Onologia Clínica (SBOC); Titular da American Society of Clinical Oncology (ASCO) e Membro Honorário da Soc. Brasileira de Mastologia (SBM).

 

 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

2 Comentários to “Quem está em quimioterapia deve ou não tomar vacina da gripe?”

  1. Ane
    28 de junho de 2016 às 02:22

    Bom dia. Sabemos que o processo de quimioterapia destrOi tudo células boas quantas as má. Mas uma dúvida gerou as vacinas que tomamos quando criança se faz necessário tomar novamente devido esse processo? Vejo pós quimioterapia como novo nascimento de organismo.

  2. 13 de abril de 2016 às 16:27

    fiz quimio em maio de 2014 .Hoje os exames estão normais .Posso do a vacina H1N1 ? grato

Escreva um comentário

*