O que é Biomassa de Banana Verde e como fazer
Tenho colocado algumas receitas que levam biomassa de banana verde mas apercebi-me que nunca tinha passado a receita. Ela está apenas no livro, aqui.
- No intestino, a biomassa é utilizada por bactérias boas do nosso organismos, chamadas probióticos, como uma fonte de energia, mantendo assim a integridade da mucosa intestinal, que é responsável pela absorção dos nutrientes;
- A biomassa auxilia no funcionamento intestinal, agindo na prevenção e no tratamento de quadros como diarreia, constipação, prevenção de doenças como câncer, obesidade, colesterol e triglicérides alterados e diabetes;
- É rica em vitaminas A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio, potássio e sódio;
- Ajuda no emagrecimento porque é saciante;
- Reduz a absorção de gordura e glicoses da dieta;
- Fonte de vitaminas antioxidantes e minerais que contribuem para a saúde óssea e também para a contração muscular.
80% da serotonina (hormônio do prazer) é produzida pelo nosso intestino. Se a nossa flora intestinal não funciona corretamente, ficamos, literalmente, infelizes pois nosso organismo não vai segregar a serotonina. Por isso quando ficamos com prisão de ventre ficamos “para baixo”, “enfezados”, deprimidos.
Ter um intestino que funciona bem é sinal de saúde!
Modo de preparo: Coloque 10 bananas nanicas bem verdes com a casca numa panela de pressão e cubra com água. Cozinhe por 15 minutos, espere sair a pressão e escorra. Retire a casca de metade e mantenha da outra metade. Bata no liquidificador a polpa ainda quente até formar um puré. Guarde na geladeira (dura quatro dias) ou no congelador e vá usando aos poucos (dura três meses).
Olá,
Andei a pesquisar sobre a biomassa de banana verde e dizem que as bananas de supermercado como são colocadas em estufas não servem para fazer biomassa.
que bananas usou?
Obrigada
Olá Ana Sofia,
eu costumo usar bananas orgânicas, livres de químicos e agrotóxicos. É possível adquiri-las?
beijinhos
Olá Vânia,
Na receita não está referido o que se faz à metade das bananas que não tirámos a casca e reduzimos a puré a polpa?
Já agora, sou super fã da Vânia e acompanho tudo o que faz e publica.
Gostaria de desafiá-la a, quando voltasse a Portugal, vir fazer uma visita a Grândola e conhecer a Associação da qual faço parte “Missão Coragem – Associação” que ajuda mulheres e homens vítimas de cancro da mama doando equipamento protésico (soutiens, próteses mamárias, cabeleiras, fatos de banhos, mangas de linfedema).
Eu sou a responsável pelo Núcleo de Grândola da Associação, que tem 4 Núcleos ao todo!
Adorava tê-la cá mas somos uma associação sem apoios do estado o que dificulta muito a nossa ação social!
Enfim, vamos lutando para conseguir ajudar cada vez mais “Corajos@s”.
Um beijo doce e cor de rosa para a Vânia.
Olá Ana,
quanto às cascas que retirar, pode deitar fora. Da 1a vez que fizrer a biomassa faça da forma que escrevi acima. Na vez seguinte, não retire nenhuma casca e veja como gosta mais. Eu bato todas com casca. Se for para fazer algum doce, como brigadeiro de biomassa, é melhor sem as cascas mas se for para pratos salgados eu uso a banana inteira :).
Muito obrigada pelo convite. Se surgir oportunidade será um prazer conhecer a “Missão Coragem – Associação” e voltar a Grândola que não vou há tantos anos!!
Um grande beijinho,
Vânia
Muito obrigada.
Cá a espero!
bjinhos