Exames pós câncer- como manter a calma?!
Depois de um diagnóstico como um câncer, a vida não é mais a mesma. Em vários aspetos, claro. Mas o que quero relatar aqui hoje é relativamente aos exames rotineiros (trimestrais que em breve serão semestrais e depois anuais). Principalmente quando estamos perto daquela data decisiva…os 2 anos sem “bichinho” depois de um câncer muito agressivo cujas chances de voltar nos primeiros 2 anos são acima de 50% (o triplo negativo). Não vivo com medo de metástases ou de uma recaída. Não mesmo. Mas, sempre que entro num aparelho de tomografia, de ressonância magnética ou de cintilografia, por exemplo, existe sempre uma certa tensão. É inconsciente mas ela está lá. São exames demorados (entre 20 a 45minutos) e que pedem contraste (injeção na veia com uma solução iodada nos casos de tomografia e ressonância ou injeção de preparação 4h antes, no caso da cintilografia óssea) e imobilização (no caso da cintilografia fica um aparelho “colado” no rosto). Nestes momentos, há que ter muita paciência e resiliência. E, o que me ajuda bastante a não pensar no que estão fazendo comigo, em toda a radiação que estou recebendo e em qual será o resultado, é meditar.
Respiro, pela barriga ( encho o diafragma ao invés do pulmão) profundamente e falo, mentalmente, o meu mantra. Ontem até me assustei quando a “máquina” falou comigo perguntando se estava tudo bem. Assim, o tempo passa rapidinho, eu quase que durmo. E não ocupei a minha cabeça com pensamentos que possam ser “sabotadores” ou nocivos para o meu bem-estar.
A vida pode nos trazer dramas todos os dias, nas mais pequenas coisas. Cabe-nos a nós criar pequenas técnicas de defesa para que o nosso foco não resida nestes dramas e sim nas coisas boas que temos. É tudo uma questão de foco e de perspectiva 😉 .
Namastê!
Vânia
Como você sabiamente disse: a vida não é mais a mesma. Nem nós somos mais as mesmas. Apesar do foco positivo e do otimismo nunca mais faremos exames de acompanhamento ( são para o resto da vida) com tranquilidade. Afinal seus resultados reperesentam vida longa ou vida não longa. Eu sempre pergunto se alguem me viu por aí. Eu não sou mais eu, se melhor ou pior não sei, mas que não sou eu não sou. Beijos
Ainda sei pouco sobre o assunto… Ha menos de tres meses fiz cirurgia pra retirada do nodulo maligno da mama. Na ocasiao mandei lhe um email dividindo minhas duvidas e medos. Infelizmente ainda nao recebi resposta, mas ainda continuo no aguardo.
Desejo lhe boa sorte e saude melhor ainda.
Bj
Olá. Conhecemo-nos na apresentação do seu livro em Braga. Adorei. Leio actualmente as suas dicas, recomendações. Obrigada . Tem sido muito útil e acompanha-me também nos meus receios. Também tive o triplo negativo e fui operada em Novembro de 2012. Agora como diz é aquela dorsinha na barriga quando chega a hora dos exames. Até agora Deus tem estado comigo…um abraço e que estejamos por aqui a dizer que tudo vai bem!!!
casos, mas para mim isso são números e nós somos seres únicos e capazes de feitos incríveis! Mantenho, tal como tu, o foco na solução, na alegria, no vibrar da vida e acredito que este é o caminho certo! Um beijo muito grande e muita saúde e amor para ti <3
Força querida, tudo ficará bem, você já é uma guerreira,não perderá essa batalha, tenha fé!! DEUS NO COMANDO SEMPRE!!