Nossa Senhora do Ó e seu Santo Cinto
Duas vezes por ano faço uma grande limpeza nos meus armários para fazer doações. No início do ano e na época do meu aniversário. E, estes dias, encontrei, perdida e embaixo de algumas roupas, uma Santa escondida. Ela foi propositalmente escondida pelo seu poder e significado e vou vos contar porquê ;).
Há presentes que nos marcam para toda uma vida. E quando isto acontece, na maior parte das vezes, não é pelo presente (material) em si mas sim pela intenção ou pela situação/experiência que o acompanham. No dia antes do meu casamento, uma grande amiga de família chegou toda feliz em casa porque queria nos (a mim e ao maridão – apesar de não parecer o casamento também é dos noivos e não só das noivas ), pessoalmente, o presente dela. A Paula, a grande amiga de família, é uma artista. Faz coisas lindas com as mãos. Por isso já estava toda curiosa para saber a arte que iríamos receber.
Desembrulhei o presente e era uma linda caixa de jóias feita por ela. Fiquei toda feliz pois sempre quis ter uma. Não é que tenha assim jóias jóias mas sempre quis ter uma caixa destas. E, é nessa hora que ela me diz: “Mas esse não é o presente. Esse é um embrulho mais bonitinho para guardar o verdadeiro presente”.
Pronto, aguçou a minha curiosidade e abri a caixa como quem abre a pandora….“O que estará aqui dentro?”, perguntava-me eu.
E, lá dentro, bem encaixadinha, estava uma Nossa Senhora…grávida. A Paula estava com uma cara toda feliz e acrescentou: “Era o que andavas à procura não era?! Fui eu que a pintei! E foi tão difícil de achar!”
Olhei para o maridão que estava com cara de “!” e assustadíssimo. O meu coração acelerou pois não sabia o que aquilo significava. Olhei para ela e disse, claro: “Obrigada. Não conhecia. A nossa primeira Santa.”
Ela ficou muito espantada e olhou logo para a “espertinha” da minha mãe que, parecia uma criança e desviou o olhar imediatamente, como quem não tem nada a ver com aquilo.
Resumindo e concluindo: A nossa amiga Paula perguntou à minha mãe o que é que ela poderia dar de original como presente de casamento. E a minha mãe, na sua inocência, disse que eu andava à procura de uma Nossa Senhora do Ó para nos ajudar a engravidar depois de casarmos mas que, segundo a lenda, para funcionar (ou seja eu engravidar) a Santa teria que ser um presente de alguém e não poderia ser comprada por mim. 😉 Mães! Fiquem espertas!
Desde o casamento que ela ficou escondida da nossa vista. Acreditando ou não na lenda não queríamos engravidar naquela época por isso era melhor ela ficar enclausurada. Ela iria sair do armário em 2013, mas o destino assim não quis e trouxe-nos um desafio. E estes dias encontre-ia, por acaso. Curioso não é?
Nota – em pesquisas descobri que reza a lenda que é o Santo Cinto que Nossa Senhora usa, que ajuda as mulheres a engravidar.
Estou a procura desta Nossa Senhora. Como poderia conseguir… Por favor me ajude . Aguardo contato.
Vania – nada é por acaso. Acredito que tudo tem um propósito e um tempo certo para acontecer. Fico muito feliz por você e pelo Rodrigo e agradeço por termos (eu e a Alê) connhecidos vocês.
Um grande abraço.
Edu
Que legal Edu e Ale ler a mensagem de vocês!!! Tamo junto… correria! Grande abraço.