Sheila Santos – Histórias que Inspiram #30
“Oi Vânia, obrigada pelo espaço de contar e ler estórias.
Descobri que tinha um câncer de mama em junho de 2014, nos exames de mamografia e ultrassom. Havia 2 anos e meio que não visitava a médica. O caroço eu já havia notado meses antes, no carro parada em um sinal vermelho quando deslizei a mão no peitoral. Não dei a menor importância,pois nunca imaginei que isso fosse me acontecer, cultivo uma alimentação equilibrada há anos, moro em sítio, sou calminha, Reikiana, praticante de Yoga, terapeuta de Constelações Familiares. Tudo em ordem na vida.
Tive as minhas 24horas de choque, mas passadas essas horas, junto a descoberta do marido abençoado que está comigo compartilhando tudo, eu me reergui e me apossei dessa bola da vez que só tem me trazido coisas boas.
A cada visita aos médicos as notícias eram animadoras.Aprendi a conhecer o câncer e saber das particularidades do tumor.
O câncer não sai por aí matando a torto e a direito, né?!
Em 15 dias fiz a mastectomia radical, retirada dos linfonodos, reconstrução e simetrizaçao da outra mama na mesma cirurgia.
Após a cirurgia ouvi dos médicos “Você está curada, seu caso foi muito fácil”
Optei por ser tratada em São Paulo, com uma equipe médica maravilhosa, atenciosa, acolhedora de primeira linha. Sou totalmente grata a todos.
Os piores momentos foram nesses 15 dias antes da cirurgia, pelos exames de pesquisa das metástases. Usei como mantra uma frase do meu médico e isso animou-me e deu-me força o tratamento inteiro: ” Ninguém morre de mama”
Então entrar naquelas máquinas, ser furada para os contrastes, num momento tão frágil, foi ruim. E depois, na expectativa pelos resultados, o médico abriu e sorriu….estava tudo limpo. Eu então ria de bobeira!!
Feita a cirurgia me recuperei muito bem, em 1 mês já dirigia, caminhava, ía à Yoga. Vida normal.
Comecei a quimioterapia em 19 de agosto e terminei ontem a última de 8. Fiz tudo no Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho, totalmente pelo SUS. Quero frisar que fui chamada em 1 semana para o atendimento que é sempre feito com acolhimento, sorrisos e respeito. A enfermeira até cantou pra mim na primeira aplicação
Fiz minha vida normal, fora a semana da quimio que sentia aquela Fadiga descomunal. Ia no parque caminhar, correr, supermercado, consultório, somente me preservando o necessário. Estou me achando fabulosa com os lenços, a maquiagem e aproveitando as suas dicas. A peruca só uso ocasionalmente. Não senti nenhum pesar em perder os cabelos. Tinha um desejo infantil de ser monja e brinquei disso. Com este calor estou aproveitando a careca.
A leitura do seu livro foi muito importante, pois também me sinto curada de algo muito maior que o câncer. Uma vida toda curada, livre para novos padrões de energia se manifestarem. Desejo colocar também a importância das minhas práticas de meditação, respiração, Reiki, e toda a minha dedicação para comigo mesma que sempre dirigi ao auto-conhecimento. Isso está sendo a base para lidar com cada etapa pós-diagnóstico.
Eu meditei durante todos os procedimentos, biópsia, ressonância, tomografia, cintilografia, antes da cirurgia, a cada dor pós cirúrgica, antes, durante e depois da quimioterapia.
Desde sempre acompanho com a homeopatia, aderi a acupuntura que me ajuda demais nos efeitos colaterais da quimio, uso um fitoterápico e estou aderindo agora também à Medicina Antroposófica. Alimentação de base alcalina, sem excluir como um mandamento nenhum alimento.
Pronto, achei a minha fórmula.
É bem provável que eu faça uma Pós Graduação em Medicina Integrativa e serei meu TCC!!
Descobri a vaidade e como ela é divertida!
Descobri que pedir e tomar ajuda é um estado de espírito maravilhoso.
Receber elogios é demais de bom!
Enfim, tem muito mais a ser descoberto nessa oportunidade de ter tido um câncer e estar me tratando como exige o protocolo.”
Sheila Santos 47 anos, casada Câncer de mama São José dos Campos, SP- BrasilParabéns Sheila e obrigada por compartilhar sua história. Agora é so comemorar e viver a vida.
As nossas histórias dão um sentido à nossa vida e ajudam a vida dos outros. Qual é sua história? O que faz vibrar seu coração? O que te dá força? Conte para mim, conte para nós….AQUI. Também quero histórias de homens! Se quiser conhecer as outras histórias, já publicadas, basta clicar AQUI, nas Histórias que Inspiram.
Beijo no coração
Lindo demais Sheila!
Você é um grande exemplo para muitos!
Que benção a ter como amiga!
Parabéns!
Gostei do seu depoimento, estou passando por um caso similar em minha família. Vamos começar a batalha, estou confiante. Qual o tipo de carcinoma que você teve? Chegou a fazear qtas sessoes de quimio?
Gostei de sua história. Tive diagnóstico de cancer de mama, já fiz duas cirurgias, estou aguardando início quimioterapia.
Tenho lido sobre alimentão, exercícios físicos como aumentar a resistencia…
As vezes fico tensa, mas a maioria das vezes me mantenho tranquila e de alguma forma concordo c/ vc q o cancer vai me trazer um aprendizado maior, um amadurecimento de espírito, q procuro a tempos…
Oi Diva! Também li e continuo lendo sobre viver bem nesta fase. Ha muita informação, bom para desmistificar o tratamento e passar por ele com força. É bom dentre tudo achar nosso próprio jeito, saber o que é bom comer e fazer,mas escolher o que você deseja o que teu corpo pede e que rejeita. Desejo muita força e luz no seu tratamento! Um beijo
Adorei sua história Sheila. Tem uma filosofia de vida super interessante e super positiva.
Parabéns!