Como recuperar nosso sistema imunológico

Desde que terminei os tratamentos (há 1 ano) que a minha imunidade ainda não está lá essas coisas e ouço muitas vezes a fatídica frase: “você tem que descansar” (brrr!). Como tal, tenho pesquisado muito sobre como funciona o nosso sistema imunológico, o que o afeta e como usufruir melhor dele. Deixa-lo “bombando” como um carro de corrida que funciona em perfeita sincronia! E assim cheguei, entre outros estudos de médicos na Europa e Estados Unidos, ao livro “The immune system – recovery plan”, apenas publicado ainda nos Estados Unidos mas que eu vou compartilhar as principais ideias. Ele é mágico, de tão simples e prático, com sugestões acessíveis a todos. E que veio confirmar as minhas ideologias.

Vamos lá contextualizar!

The Immune System Recovery PlanMais do que câncer de mama e doenças de coração juntas, as doenças que mais afetam as mulheres são as autoimunes. E estas doenças (que são mais de 100 tipos) têm um impacto enorme na qualidade de vida de quem as tem. As causas profundas da maioria destas doenças são as mesmas: micróbios, toxinas ambientais, alérgenos, estresse e má alimentação. A proposta da medicina funcional (do livro) e que eu vou expor aqui, diz que: se removermos estas causas profundas, o nosso organismo funciona em perfeito estado. E isto tem que ser através de algumas alterações na dieta e no estilo de vida (corpo/mente/espirito). Não precisamos viver numa bolha mas simples mudanças de hábitos, fazem toda a diferença.

A Medicina funcional foca também no uso dos alimentos como remédios para ajudar a reduzir as inflamações, curarmos o sistema imunológico, eliminarmos toxinas, equilibrarmos hormônios, diminuirmos o colesterol, e qualquer outra condição que possamos ter.

Comida é muito mais do que um conjunto de calorias. Ela traz informações ao corpo. Os alimentos levam informações às células. Como por exemplo, o resveratrol (através de uma taça de vinho ou de uvas vermelhas), ativa os “genes” da longevidade no interior da célula. Ou o açúcar, que desencadeia na célula a libertação de substâncias químicas que causam inflamações. Outro exemplo: alimentos com fibras solúveis ajudam a eliminar toxinas, hormônios e colesterol no intestino e ajudam as bactérias boas a crescer. É por isso que a dieta é muito útil para o fortalecimento da saúde do nosso intestino. Usar os alimentos como um tipo de medicina é fundamental para funcionarmos bem como um todo.

sistema imunologico

A Dra. Susan Blum, autora do livro mágico, atribui a causa das doenças autominues (e que deixam o nosso sistema imunologico bagunçado) aos: Glúten, estresse, disbiose intestinal (alteração da flora intestinal) e toxinas, especialmente o mercúrio. E mesmo que não tenhamos desenvolvido nenhuma doença autoimune, o nosso organismo pode se estar preparando para isso. Por isso temos que cuidar bem dele SEMPRE.

Para recuperarmos todo o nosso sistema imunológico, segundo a medicina funcional, precisamos passar por 4 etapas, de uma forma geral:

       1. Usar os Alimentos como remédios: Uma alteração nos alimentos que consumimos é a mais poderosa mudança de estilo de vida que podemos fazer para curar o sistema imunológico. A dieta sem glúten é apenas o começo. SAIBA AQUI

      2. Entender a Influência do Stress: devemos nos certificar que os hormônios do
 estresse estão em equilíbrio: Cortisol e Adrenalina. Estes hormônios causam uma  série de eventos fisiológicos no nosso organismo. Como controlar as nossas reações ao stress? SAIBA AQUI.

      3. Curar o aparelho digestivo (estomago e intestinos): foco na flora intestinal! É no nosso intestino que se concentra 70% da nossa imunidade! As bactérias boas do trato digestivo e o funcionamento do intestino precisam estar em equilíbrio.

      4. Cuidar do fígado: Comer certos alimentos e tomar suplementos específicos ajudam o fígado a limpar toxinas armazenadas que danificam o sistema imunológico.

Cada uma das etapas vou desenvolver num post diferente, a cada semana. Topa fazer os 4 passos? Eu, depois de ter tido uma mega inflamação no intestino na semana passada, estou no Passo 1! Já venho me alimentando bem faz tempo (e quem segue meu Instagram sabe disso) mas agora vou fazer o teste para ver se tenho as intolerâncias aos alimentos sugeridos (pois posso ter desenvolvido por causa da quimioterapia) e para ver se o o meu intestino funciona melhor. Faço tudo para aumentar a minha imunidade. Precisamos da nossa saúde tal como precisamos do ar que respiramos. 😉

Nota 1: Estou completamente apaixonada pela Dra. Susan Blum. Devoro cada estudo, cada palavra dela. Uma pioneira na medicina funcional e Professora Assistente Clinica no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina do Monte Sinai, em Nova York. Tem tratado, curado e prevenido doenças crônicas por quase duas décadas. Fundadora do Blum Center for Health.

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

8 Comentários to “Como recuperar nosso sistema imunológico

  1. 1 de novembro de 2014 às 19:20

    gostaria de participar deste blog…. como faço?

    • 1 de novembro de 2014 às 23:17

      Ola Iliana, bem vinda. Pode acessar e comentar sempre que quiser. Se desejar receber as atualizacoes no email, basta inscrever-se no canto inferior direito

      • NELCI OBUGALSKI
        29 de janeiro de 2016 às 14:05

        Nao tem espaço pra comentar. como faço?

  2. 31 de outubro de 2014 às 15:30

    Querida Vânia:
    Tema muitíssimo oportuno. Às vezes médicos mandam para casa, depois da intervenção cirúrgica correr bem e dizem após algum tempo de convalescença:
    – Agora faça vida normal!…
    Ora, penso como você que ainda temos muito a fazer a nível de recuperação do nosso sistema imunológico, quanto mais não seja para evitar eventuais recidivas!
    Bjs
    Manuel

    PS:
    Hoje para mim é dia de 1ºAniversário. Como é tão importante, fiz assim para evocar significado:
    Mensagem de 1º Aniversário:
    Quis o Destino que eu hoje estivesse aqui a evocar o meu 1ºAniversário da intervenção do Da Vinci no meu corpo, competindo como Referência de Vida com uma outra data que se distancia desta cerca de 68 anos.
    Realmente são Aniversários bem diferentes, mas que são alimentados pela própria Energia da Vida, partilhada hoje como no Passado, pelo Amor, Amizade e Solidariedade da Família e Amigos.
    Permitam-me que ao erguer simbolicamente a taça para brindar, recupere e retenha por alguns bons momentos a vossa companhia amiga e solidária dizendo:
    – Obrigado! Saúde!…
    Será também sempre tempo de Poesia, tendo-nos sido sugerida a companhia de Miguel Torga com:

    Recomeçar

    Recomeça….
    Se puderes
    Sem angústia
    E sem pressa.
    E os passos que deres,
    Nesse caminho duro
    Do futuro
    Dá-os em liberdade.
    Enquanto não alcances
    Não descanses.
    De nenhum fruto queiras só metade.

    E, nunca saciado,
    Vai colhendo ilusões sucessivas no pomar.
    Sempre a sonhar e vendo
    O logro da aventura.
    És homem, não te esqueças!
    Só é tua a loucura
    Onde, com lucidez, te reconheças…

    • 1 de novembro de 2014 às 23:20

      Ola Manuel, vamos fazer nossa parte nao é? Afinal nao queremos mais surpresas desagradaveis com a nossa saude!

Escreva um comentário

*