Romã – fruta poderosa e da safra (setembro a fevereiro)
Estamos na época da Romã. Como tal, devemos consumi-la não só para nos dar sorte no ano novo mas principalmente para nos dar muita saúde nesse período de safra (que além disso é muito mais barato consumirmos produtos que estão na safra)!! E quem nos dá todos os detalhes é a nossa nutri Andrea Pinchelli, quem cuidou de mim durante todo o meu tratamento em 2013.
A Romã nacional é amarela e não vermelha, como a Canadense e tem a casca mais grossa e mais sementes. A safra dela é entre Setembro e Fevereiro e pode ser consumida in natura, em suco ou em extrato.
Características nutritivas:
- É composta por 80% de água e 17% de açúcares;
- Rica em polifenóis que ajudam a promover um melhor funcionamento dos vasos sanguíneos, tendo efeito cardioprotetor por agirem principalmente diminuindo a fração LDL colesterol, também conhecido como o colesterol “ruim”;
- Pouco calórica: 100 gramas da fruta têm 62 calorias;
- Rica em Vitamina C, beta caroteno, cálcio e ferro;
- Antioxidante natural – Estudos científicos comprovam que o sumo de romã contém a mais alta capacidade antioxidante, quase três vezes mais que o vinho tinto e o chá verde;
- Considerada um alimento funcional, por conter substâncias com atividades biológicas que podem estar envolvidas na prevenção de doenças e na promoção da saúde;
-
Fortalece o sistema imunológico prevenindo o aparecimento de gripes, viroses, entre outras doenças;
-
Diminui a inflamação celular, relacionada a patologias como a fibromialgia;
-
É rica nos ácidos gálico, elágico e protocatequínico, com ação anticancerígena, por barrar as moléculas que danificam a estrutura celular e provocam o câncer.
Beneficios para as mulheres:
- As mulheres têm um beneficio extra, pois os polifenóis tem ação antioxidante (diminuem a oxidação celular inerente ao processo de envelhecimento natural) muito ativa na pele. A presença dos polifenóis inibem as enzimas colagenase e elastase que quebram o colágeno e a elastina, melhorando dessa forma a flacidez e elasticidade da pele, auxiliando inclusive nos processos inflamatórios de primeiro e segundo grau, como a celulite, tão temida pelas mulheres.
Como consumir:
- Todos os dias, entre Setembro e Fevereiro (safra);
- 1 a 2 porções ao dia, devendo-se variar o consumo com as outras frutas da época preferencialmente ricas em polifenóis, tendo como objetivo ingerir a recomendação de no mínimo 3 porções de frutas ao dia;
- Já o extrato de romã, a recomendação se usado sozinho, é de 350mg_1 a 2x/dia.
Modo de preparo:
- O fruto é consumido fresco e o suco feito com as sementes;
- Cortar a fruta ao meio e colocá-la virada em um prato. Bater ligeiramente por cima, para que caiam as suas sementes;
- Retirar as películas brancas que não são comestíveis;
- Para fazer suco, cortar a fruta e espremer como uma laranja. Coar o suco.
- Pode comer só a fruta ou colocar em saladas ou saladas de frutas. O suco pode ser reduzido para fazer molho que servem de acompanhamento para preparações doces e ou salgados como peixes, ou como ingrediente principal em almôndegas, entre outros.
A romã já está na sua listinha de hortifruti? Na minha já está…até estou salivando por uma romã….a fruta da prosperidade!
Prezada, favor informar , se possível, onde posso encontrar a romã nesta época do ano em São Paulo. Tenho extrema urgência dessa fruta para desobstruir veias. Ficarei muito grato se puder me ajudar.
Aguardo contato
Sidnei
Quando a romã estará pronta para ser colhida?
Não encontrei nenhuma informação a respeito.
Adoro romã e como muitas vezes ao pequeno-almoço.