Vegetarianos e Câncer
Este é um tema controverso e já há alguns meses que venho recebendo e-mails questionando o vegetarianismo durante a quimioterapia ou se a dieta vegetariana evita câncer, se prejudica ou se não faz diferença. Pedi ajuda à nutri Thereza Cristina Oliveira, da #minhavidateam e ela vai esclarecer esta polemica. Vou mostrar abaixo o resultado da nossa conversa. Se ficarem com dúvidas, perguntem nos comentários que ela responde. 😉
Existem muitos relatos dizendo que dietas vegetarianas podem evitar e curar o câncer. Infelizmente há poucas evidências que os suportam. Alguns relatos científicos sugerem uma maior sobrevivência nestes casos e até uma diminuição de casos de câncer de cólon e de próstata. No entanto, não existe nenhuma conclusão.
Outra questão também é para os pacientes em quimioterapia. Os nutricionistas temem que uma dieta vegetariana, durante a quimioterapia, possa vir a atrasar os resultados do tratamento porque podem causar desnutrição e perda de peso. O câncer é uma doença catabólica, que causa perda de peso, redução de massa muscular e queda de imunidade. A quimioterapia deixa o nosso organismo mais vulnerável e, não consumir, de forma adequada, as proteínas necessárias, pode comprometer a nutrição e a qualidade de vida do paciente. (veja AQUI o que escrevemos sobre a importância da proteína durante o tratamento 😉 )
A Soja e o câncer de mama
Tanto os vegetarianos (veganos – não comem nenhuma fonte animal – e ovolactovegetarianos –não comem carnes, mas ingerem ovos, leite e derivados ) como os Onívoros (os que comem os produtos animais – a maioria da população), consomem produtos com soja no seu dia a dia. A soja contém isoflavonoides que estimulam a produção de estrogênio no corpo, só que em níveis muito baixos. É considerada uma fonte de proteína saudável, encontrada em preparações como o tofú, o missô, o leite de soja, entre outros.
Um estudo apresentado no encontro anual da Associação Americana para a Pesquisa do Câncer (AACR), indicou que a adoção de uma dieta rica em soja poderia anular o efeito do tratamento quimioterápico em mulheres com CA de mama de receptor hormonal positivo (HER++), visto atrapalhar a ação do tamoxifeno (medicamento comumente prescrito no tratamento).
Ter em atenção:
- Muitos pacientes oncológicos, depois dos tratamentos, mudam a sua alimentação e passam a ser vegetarianos. Isto porque procuram uma alimentação mais natural, ou porque ganharam aversão a carne durante a quimioterapia, ou porque querem seguir um “modismo” . Seja qual for a razão, procure um nutricionista para que o oriente a fazer a mudança de hábito de forma correta;
- Durante os tratamentos, o paciente precisa ingerir alimentos que o façam sentir bem e que o mantenham saudável durante todo o tratamento – por isso, ter uma alimentação prescrita por um profissional é o mais adequado;
- Para pacientes vegetarianos e que estão mantendo o hábito alimentar durante o tratamento, o segredo é consumir uma ampla variedade de alimentos vegetais,especialmente leguminosas (que somam aí a boa parcela dos aminoácidos necessários), preparados de diversas maneiras e que assegurem um consumo adequado de calorias, proteínas, minerais e vitaminas. Nesse caso o nutricionista é o profissional indispensável nesse tipo de orientação
A alimentação vegetariana gera muitas dúvidas em relação a nutrição e saúde. Uns dizem ser prejudicial devido à falta de proteína e ferro, outros acreditam que o estilo de vida é mais saudável e evita doenças. Quando falamos em uma doença como o Câncer então… Aí o assunto é mais polêmico ainda, diz a nutri.
De qualquer forma, esperamos que estas informações tenham sido úteis e, vamos procurar estar sempre atualizados para passarmos as melhores dicas para que se sinta melhor. Ter saúde e qualidade de vida são indispensáveis. Temos que viver bem e não apenas sobreviver, correto?
Obrigada querida nutri e beijo no coração.
É isso mesmo, obrigada pela info Vânia. Um beijinho