Exame Genético – BRCA1 e BRCA2
Como vos contei, pela fanpage do facebook, ontem fiz o exame de sangue que vai analisar o meu DNA e dizer se tenho o gene do câncer de mama e ovário, o BRCA1 e o BRCA2 (exame genético). Como referi no post TRIPLO NEGATIVO (AQUI), a probabilidade é de 5% apenas mas devido ao tipo de câncer que tive, tinha que o fazer. Não gosto de viver na dúvida, na incerteza. Quero seguir em frente ou enfrentar os meus problemas de frente. E cá para mim, este exame só vai confirmar que eu não tenho estes genes. 😉
O meu médico pediu que eu fizesse o exame em Novembro (2013). No entanto, o valor é alto e resolvi esperar pelo dia 2 de Janeiro de 2014, data em que novos exames iriam entrar no rol de procedimentos aprovados pela ANS (Agência Nacional de Saúde). O processo foi complicado e fui várias vezes “enrolada”. Não vale a pena contar pelos passos que passei mas vou explicar o que precisam fazer para que possam tentar fazer este exame através do plano de saúde, no caso de terem mais de dois casos de câncer de mama ou ovário na família (ou um caso com duas neoplasias) ou no caso de terem um câncer triplo negativo (este último não está no rol da ANS, por isso complica):
- Enviar pedido de um médico Geneticista (Oncologista não é aceite) para o plano de saúde (no meu caso Sulamerica -atendimento.seguradosaude@sulamerica.com.br);
- O plano tem, por lei, 2 dias úteis para responder senão são penalizados pela ANS;
- Se não responderem em 2 dias, ligue várias vezes. Se não responderem, faça reclamação na ANS (0800 701 9656).
- Se o plano se negar e você tiver a real indicação para fazer este exame, reclame junto da ANS. Eles vão dar um protocolo e ou a ANS ou o plano de saúde vão entrar em contato com você (são super rápidos e solícitos).
- Se não der certo, entre no tribunal de pequenas causas pois você tem direito à vida e o seu plano de saúde não tem o direito de lhe tirar isso. Eu consegui através da reclamação junto da ANS. O plano disse que mesmo não estando no rol de procedimentos da Agência, iria cobrir o meu exame e indicaram o Laboratório Cura, em São Paulo.
E se der positivo? Isso é um assunto polémico e cheio de opções. Merece um post inteirinho!! Beijinhos e bom fim de semana 😉
Me siga também no facebook (https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo) e no Instagram (@minhavidacomigo). Bye Bye
Estou nesse mesmo processo, tive mãe e tias já falecidas a mais de 23 anos, vítimas da doença. Solicitado o exame pelo mastologista a operadora de saúde me pediu laudo médico justificando o pedido e agora, documentos que comprovem a morte ou diagnósticos de câncer dos meus familiares e também resultado de uma biopsia que fiz a 4 meses do útero e teve resultado benígno. Será que é correto? Tenho que apresentá-los? Desde já obrigada.
Nice
Oi Vânia,
Tenho 21 anos e sou de santa catarina. desde a minha bisavó, todas as mulheres da minha família tiveram o cancer de mama. ano passado minha mãe fez a mastectomia preventiva, e 6 anos atrás retirou útero, ovarios, etc.
Desde o ano passado faço acompanhamento semestral com um mastologista da minha cidade fazendo ultrassom e ressonancia.
Não tenho plano de saúde, e gostaria de saber o que devo fazer pra conseguir este exame pelo sus.
obrigada
Olá! Tenho 32 anos e tive cancer de mama há um ano, estou tomando o tamoxifeno e pelo protocolo serão 5 anos. Mas estava em pleno planejamento para engravidar quando descobri o cancer e então estou verificando agora a possibilidade de esperar ou não oa 5 anos e o teste genético me ajudaria muito nessa decisão. Sabes me dizer as restrições que o plano pode alegar para não cobrir o exame? Onde posso verificar isso? Pois não tenho caso próximo na família mas tive um câncer precoce pela idade e para o meu planejamento de engravidar o resultado pode mudar complemente meus planos em relação a quando vou engravidar e quanto posso esperar por isso.
Ola Fernanda, a ANS diz que so quando existem 2 casos na familia é que se justifica a realização do exame genético. A outra razão para a realização do mesmo que é indicada pelos ongogeneticistas é quando o câncer é um triplo negativo que nao é o seu caso. O seu câncer foi de causa hormonal. Voce falou com seu oncologista sobre a sua vontade de realizar o exame? Eu creio que ele nao vai aconselhar por nao se encaixar no perfil. Voce vai ter seus babies na hora certa, tal como eu. Siga a recomendaçao medica. Passa tudo tao rapido….um grande beijinho e siga seu coraçao
Oi, Vânia!
Estou vivendo esse processo. Já entreguei a solicitação do exame + relatório do geneticista e o plano simplismente disse que não tem rede credenciada para realização desse exame. Liguei para ANS e eles tiveram dificuldade para encontrar o nome do exame na lista deles. Falei que era o exame Gene BRCA1/BRCA2 ou sequenciamento genético para BRCA1/BRCA2, mas não acharam na lista. Tive que falar que no site de notícias dele havia uma matéria do dia 12/12/ 2013 falando da ampliação de cobertura para 29 doenças genéticas, e que essa estava incluída…. Você deu esse nome para a operadora?…bom… o atendente da ANS disse q eu tinha q insistir com a operadora e que ela tinha 21 dias para responder. Achei estranho esse prazo, já que eu li também que eram 48 horas.. Vou continuar insistindo… Boa sorte! Braço!
Ola Fernanda, ligue novamente e diga que é o exame: analise molecular de DNA para o gene BrCA. O que importa é analise molecular.
Obrigada! Vou ligar de novo
Vania voce fez o exame pela Sul America? qual o produto do seu plano?
Oi Leticia, tenho o 445 basico. Beijinhos