Exame Genético – BRCA1 e BRCA2
Como vos contei, pela fanpage do facebook, ontem fiz o exame de sangue que vai analisar o meu DNA e dizer se tenho o gene do câncer de mama e ovário, o BRCA1 e o BRCA2 (exame genético). Como referi no post TRIPLO NEGATIVO (AQUI), a probabilidade é de 5% apenas mas devido ao tipo de câncer que tive, tinha que o fazer. Não gosto de viver na dúvida, na incerteza. Quero seguir em frente ou enfrentar os meus problemas de frente. E cá para mim, este exame só vai confirmar que eu não tenho estes genes. 😉
O meu médico pediu que eu fizesse o exame em Novembro (2013). No entanto, o valor é alto e resolvi esperar pelo dia 2 de Janeiro de 2014, data em que novos exames iriam entrar no rol de procedimentos aprovados pela ANS (Agência Nacional de Saúde). O processo foi complicado e fui várias vezes “enrolada”. Não vale a pena contar pelos passos que passei mas vou explicar o que precisam fazer para que possam tentar fazer este exame através do plano de saúde, no caso de terem mais de dois casos de câncer de mama ou ovário na família (ou um caso com duas neoplasias) ou no caso de terem um câncer triplo negativo (este último não está no rol da ANS, por isso complica):
- Enviar pedido de um médico Geneticista (Oncologista não é aceite) para o plano de saúde (no meu caso Sulamerica -atendimento.seguradosaude@sulamerica.com.br);
- O plano tem, por lei, 2 dias úteis para responder senão são penalizados pela ANS;
- Se não responderem em 2 dias, ligue várias vezes. Se não responderem, faça reclamação na ANS (0800 701 9656).
- Se o plano se negar e você tiver a real indicação para fazer este exame, reclame junto da ANS. Eles vão dar um protocolo e ou a ANS ou o plano de saúde vão entrar em contato com você (são super rápidos e solícitos).
- Se não der certo, entre no tribunal de pequenas causas pois você tem direito à vida e o seu plano de saúde não tem o direito de lhe tirar isso. Eu consegui através da reclamação junto da ANS. O plano disse que mesmo não estando no rol de procedimentos da Agência, iria cobrir o meu exame e indicaram o Laboratório Cura, em São Paulo.
E se der positivo? Isso é um assunto polémico e cheio de opções. Merece um post inteirinho!! Beijinhos e bom fim de semana 😉
Me siga também no facebook (https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo) e no Instagram (@minhavidacomigo). Bye Bye
Olá Vania!
Fui diagnosticada com triplo negativo em março deste ano. Fiz quimio, agora vou começar a fazer radio e fui encaminhada para fazer o BRCA. Vc sabe me informar se “só” o fato de ter triplo negativo já é justificativa para o convênio pagar o exame? Nos requisitos que encontrei da ANS só achei a questão de ter casos na família. Acho (e espero…rs), que não tenha conseguido procurar direito.
Obrigada.
Beijo e parabéns pelo seu blog, ele nos ajuda mto!!!
Alessandra
Olá Alessandra,
que bom que acabou a Qt! Parabens.
Como o meu Oncologista me encaminhou para fazer o BRCA eu fui atrás do convenio e da ANS, conforme expliquei no post. Você tentou estes procedimentos?
Beijinhos e boa sorte
Gostaria de saber se quem já desenvolveu o ca e faz o ex genético tbm tem as mesmas chances com o tratamento radical???
Gente realmente agora faz parte.
Olha só no site da ANS que eu coloquei abaixo. Eu tenho o Saúde Bradesco e liguei lá.Pelo nome de BRCA1 e BRCA2 eles não sabem se autorizam, mas perguntei pelo nome que a Vania informou, ou seja, Análise Molecular de DNA e eles disseram que tem cobertura sim. Vou pedir pra minha médica solicitar. Ah ! Também perguntei se podia ser solicitado por minha mastologista e a atendente disse que sim.Espero que dê certo.
http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-do-consumidor/verificar-cobertura-de-plano
Flávia,
estou torcendo aqui. Depois conte como foi
Beijinhos e boa sorte