Recuperação da Quimioterapia e da Radio? Até quando?!
Terminada a quimioterapia e a radioterapia, ficamos a 100% de um momento para o outro? Já no dia seguinte? Será que vamos sentir o cansaço para sempre? E o “efeito Dori”, aquele que nos dá a sensação de não assimilarmos tudo o que nos dizem e que esquecemos tarefas, afazeres, nomes, etc? Seria bom termos uma fórmula certa para todas estas respostas. Um numero de dia exatos, um prazo. Mas também teria sido bom nem sequer passarmos por tudo isto não é?!
Lembre-se, é a perspectiva que faz toda a diferença no sucesso emocional de todas as “pedras” que aparecem no nosso caminho. Pode ir de 3 meses a 1 ano. Depende de pessoa para pessoa e da intensidade do tratamento. Terminei o meu tratamento há 5 meses. Retomei a minha vida. De uma forma totalmente diferente mas retomei.
Pratico atividade física todos os dias. O objetivo é voltar a fortalecer aqueles músculos que viraram “gelatina” no período da quimioterapia, combater a flacidez também da pele que ficou com “furinhos”, ganhar mais condicionamento físico, capacidade cardiorrespiratória e, claro emagrecer aqueles kg ganhos na comemoração do final dos tratamentos que durou 2 meses (guloooooosaaaaa)!!! E também preparar o meu organismo para gerar um baby. Ou seja, procurei o esporte para me ajudar a recuperar mais rapidamente. Não treino (ainda) com a força que poderia treinar se não tivesse passado pelo tratamento, mas cada dia melhoro um pouco. E isso é que importa. Esse é o meu foco.
Ainda continuo com os suplementos que me ajudam na imunidade: Glutamina (10gr em jejum e 10gr antes de dormir), Spirulina (500mg em desjejum) e Proteína – Whey (durante o tratamento tomava 10gr antes de dormir e agora tomo 30gr depois do treino)*. Comecei a toma-los na primeira cirurgia e nunca mais parei. A estes suplementos junto: Omega-3 e a Vitamina C. Tudo em prol do bom funcionamento do meu organismo.*
A minha alimentação é totalmente funcional. Sucos de fruta com vegetais, alimentos integrais, orgânicos, produtos da época, etc. E água, muita água (tomo cerca de 3litros). Alimento-me em prol da minha saúde e da recuperação. Hipócrates já dizia “que a alimentação seja o teu único remédio” e assim quero eu dizer o resto da minha vida.
O efeito “Dori” passou. Aliás não passou totalmente porque ele meio que faz parte de mim mas aquela lerdeza, prostração, incapacidade de pensar, passou-me cerca de 2 meses depois. Agora a cabeça está sempre cheia de ideias. O corpo ainda não acompanha mas estou cuidando para que ele recupere o mais rapidamente possível.
A minha mama ainda está “queimadita” e ainda tenho o cateter. Quando tenho um dia demasiado intenso, fico mais cansada. Bocejo sem parar e é incontrolável. O que é super inconveniente se estou num ambiente social ou profissional.
Em última análise, depois de vários dias demasiado intensos, a minha imunidade cai e fico com dor de garganta e no corpo. Ou seja, os efeitos não terminam com o tratamento. Lembre-se que foi uma “violência” muito grande para o nosso organismo. Afinal renascemos! E um bebé recém nascido precisa de cuidados :). Não importa o tempo que dure. O que importa é continuarmos ouvindo o nosso corpo. Dar descanso quando ele precisa mas alimentá-lo e dar-lhe a atividade física que ele precisa para que funcione bem e se mantenha livre de “bichinhos” indesejados. Cuidando de você, está cuidando de quem você ama.
Um grade beijinho,
Vânia
*Lembre-se: procure um nutricionista. Não tome suplementos por vontade própria. E um professor de educação física ou PT que passe um treino adequado. Não precisa treinar sempre com ele mas precisa de uma orientação. 😉
Oi Vânia,
Parabéns pelo blog, tem me ajudado muito neste processo todo; Terminei a radioterapia a 2 meses e
minha pele esta escura, tem algum creme que ajuda? Estou em tratamento com tamoxifeno e tive
uma pielonefrite, pode ter alguma relação com o medicamento? Obrigada.
Olá Adriana,
que eu conheça um creme que ajuda muito a regenerar a pele é o Tegum. Vc já experimentou?
Beijinhos
Terminei a quimo a 2semanas ainda sinto dores no corpo,parece que não vai terminar nunca o tratamento
Olaa! Muito lindo teu incentivo pra nós! Terminei agora em junho, 29 rádios e 8 quimio branca. Estou bem, Graças a Deus! Agora vou cuidar do exterior, rsrs, queria saber tua opinião sobre os horários em devo tomar os suplementos, tenho dúvida com o horário do Ômega e da vitamina C, cedo ou tarde!??
Bjoo! Deus no controle em nossas vidas!
Fiz a última quimio branca dia 11 de setembro de 2015, mas tenho
sentido muitas dores, principalmente nas pernas, pés e mãos. As dores
foram tão intensas que tive de ne afastar do trabalho por 15 dias.
Voltei a praticar exercícios devagar e sem pressa. Eu que acreditei
que os efeitos da branca seriam mais tranquilos (que engano o meu) ,
O meu corpo não responde como deveria…muito estressante esta situação.
O pior já passou e Deus não me desamparou, cuidou de
mim e continua ae sustentar, as vezes fico “pra baixo” com tudo, mas
me volto para Deus e sigo em frente, na certeza da vitória.
Meninas um forte abraço e continuem firmes e confiantes. Beijos a todas!
Olá Vânia, venho acompanhando seu blog a algum tempo, melhor, desde que iniciei o tratamento com QT, e tenho seguido algumas dicas tuas que tem me ajudado bastante, principalmente no quesito alimentação e atividade física. Nas ultimas QT’s tenho percebido que minhas veias já não são mais as mesmas, como eram no inicio, vi neste post que você tomou ESPIRULINA, já havia ouvido falar dela e dizem ser muito bom, ela realmente ta ajudou? Você tomou depois ou durante o tratamento?Gostaria de saber se foi útil e se foi indicação médica. Fico grata desde já, que Deus abençoe! Abraços