Sobre

Em Janeiro de 2013, quando queria engravidar, com 31 anos e um ano e meio de casada, descobri um câncer de mama. 
A meu ver, foi um câncer com uma origem emocional. Um acúmulo de estresse e mágoa que guardei para mim, não compartilhei e não fiz questão de alterar o que estava errado. Até que o corpo reclamou. E algo precisou mudar.

Sou Medical, Health, Wellness & Lifestyle Medicine Coach  (com certificações: ACC pelo ICF – International Coach Federation; Medical Coach pelo Medical Coaching Institute of Israel; Health & Wellness Coach pela Wellcoaches e ACSM – American College of Sports & Medicine; Lifestyle Medicine Coach pela American College of Lifestyle Medicine e; Lifestyle Medicine – Tools For Promoting Healthy Change pela Harvard Medical School). Membro do Institute of Coaching – Harvard Medical School. 

Autora do livro, publicado em Portugal e no Brasil,“Minha Vida Comigo – O câncer foi minha cura” e “O câncer foi minha Cura” e, em Portugal (no Brasil versão kindle na Amazon) do livro “Porque andamos tão exaustos? – Um Guia prático para vencer o burnout e ser feliz no trabalho”. Palestrou noTEDx São Paulo Women, em 2015, com o tema “Lições para uma vida melhor”. Autora deste blog e do projeto social “Lenços da Solidariedade”.

Sou também formada em Jornalismo pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Trabalhei até ao final de 2013 no mercado corporativo, como responsável pelo escritório do Brasil de uma empresa multinacional de tradução. Sou portuguesa e moro, há 12 anos, no Brasil onde me casei, com um publicitário, em 2011.

vania castanheira

17 Comentários to “Sobre

  1. 11 de março de 2017 às 09:33

    Ola, te vi no programa mulheres, geralmente não me interesso, mas ao te ouvir veio um pin em mim.
    Por favor, como você fortificou seu emocional?
    Preciso de uma dica, sofri um avc e desde então meu emocional que ja era um tanto fragilizado, ficou mais sensível.
    Abraço
    Diva

  2. luiza helena correa
    11 de abril de 2016 às 20:57

    Ola, adorei o seu blog, muito esclarecedor, gostaria de saber se você conhece alguém que usou a touca gelada para não cair os cabelos, um grande abraço, saúde sempre..

  3. Renata Valim de Campos Menck
    13 de março de 2016 às 15:56

    Oi Vânia!!!

    Tive um câncer de mama triplo negativo com diagnostico em dezembro deb2014. Iniciei o tratamento em janeiro de 2015 com 6 sessoes de quimioterapia. Cirurgia da mama esquerda e 28 sessoes de radio. Agora em fevereiro de 2016 recebi o diagnostico de mestastase no figado e no pulmao. Assisti sua palestra 3 vi que vcnpassou por quatto cirurgias e menidentofiqueo com seu caso. Gostaria debsaber se vc tbm teve metástase, por que estou muito preocupada pq ouvi de um medico que pode ser que eu nao volte dessa cirurgia e podem aparecer outras metastases tao logo eu me recupere dessa. E que meu tempo debvida nao e muito. Muito obrigada se puder me responder
    .

    • 15 de abril de 2016 às 11:45

      Olá querida Renata,
      obrigada por compartilhar a sua historia e o seu medo comigo.
      Eu não tive metastases. Como foi a sua cirurgia? cada caso é um caso e podemos reagir de formas diferentes ao mesmo diagnostico e tratamentos.
      Estou rezando por você e aguardando noticias. Um grande beijinho e força

  4. 31 de outubro de 2015 às 22:15

    Olá boa noite. Linda a sua história, eu também aos 36 anos descobri um câncer e creio que ele foi fruto de escolhas ruins que fiz, mágoas e ressentimentos que guardei, mas também tive a certeza que não morreria naquele momento, então tomei todas as decisões práticas e necessárias, fiz tudo o que tinha a ser feito e o mais importante decidi que seria feliz. A vida mudou claro…para melhor, ganhou cor, cheiro, sabor. Sim o câncer me curou e me apresentou a vida, ser feliz não é tarefa fácil, mais pode ser simples, tudo é mais simples quando se tem câncer. Um abraço querida.

    • 4 de novembro de 2015 às 15:44

      Olá Jeane,
      concordo com a sua perspectiva e desejo que viva sua vida com a intensidade, amor e saúde que deseja. Simples mas colorida e cheirosa. Um grande beijinho

  5. Elaine
    23 de abril de 2015 às 12:08

    Olá querida conheci vc através de vídeos no yotube, ja vi vários inclusive entrevistas acheio o máximo
    a forma tranquila que vc passa diante de um assunto que nos tira o chão. Em outubro fui diagnosticada
    com carcinoma invasivo padrão ductal de lá pra cá sinto como minha vida tivesse parado e realmente
    parou estou na terceira fase do tratamento ou seja quimios “brancas” que devo iniciar os ciclos
    em maio proximo. gostaria de manter contato. tenho tido disposição, coragem e principalmente
    muita fé que já deu tudo certo mas as vezes um ar deprimido vem soprar a minha volta e me sinto cansada. tinha alguns grupos no fase mas cancelei todos por as noticias triste e notas de falecimentos me deixavam arrasada por dias e percebir que estavam me fazendo muito mal. Peço sua ajuda querida preciso ter contato com pessoas vencedoras dessa grande guerra com astral bom
    e alegria dde viver !!!
    Sou de Suzano?SP

    Beijos no coração

    Elaine Silva

    • 23 de abril de 2015 às 17:00

      Olá Elaine,

      a vida parece mesmo que vai parar mas não pára :). Você não está sozinha neste sentimento nem nesta situação. E os casos vencedores são muito superiores aos outros. Confie no tratamento do seu médico e faça a sua parte. Cuide da sua alimentação e da sua cabeça. E quando puder acrescente a atividade fisica. Um grande beijinho e vá dando noticias. Se tiver dúvidas mande.
      Um grande beijinho

      • Elaine
        30 de abril de 2015 às 15:16

        Querida a questão da alimentação as vezes me stressa hora é melhor comer tal coisa outra não porque
        não é ideal para o tipo de tumor etc … no meu caso é Carcinoma padrão ductal Her2 positivo
        com receptor de estrogeno,queria saber se sabe quanto alimentação o que não posso realmente
        comer já fiz pesqueisas mas é muito confuso ….
        beijos estou no face…curti sua foto da academia e disse que era sua fã me lá tá ,

Escreva um comentário

*