Sobre

Em Janeiro de 2013, quando queria engravidar, com 31 anos e um ano e meio de casada, descobri um câncer de mama. 
A meu ver, foi um câncer com uma origem emocional. Um acúmulo de estresse e mágoa que guardei para mim, não compartilhei e não fiz questão de alterar o que estava errado. Até que o corpo reclamou. E algo precisou mudar.

Sou  Medical, Health & Wellness Coach  (com certificações: ACC pelo ICF – International Coach Federation; Medical Coach pelo Medical Coaching Institute of Israel e; Health & Wellness Coach pela Wellcoaches e ACSM – American College of Sports & Medicine).

Autora do livro, publicado em Portugal e no Brasil,“Minha Vida Comigo – O câncer foi minha cura”. Palestrou no TEDx São Paulo Women, em 2015, com o tema “Lições para uma vida melhor”. Autora deste blog e do projeto social “Lenços da Solidariedade”.

Sou também formada em Jornalismo pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Trabalhei até ao final de 2013 no mercado corporativo, como responsável pelo escritório do Brasil de uma empresa multinacional de tradução. Sou portuguesa e moro, há 12 anos, no Brasil onde me casei, com um publicitário, em 2011.

vania castanheira

58 Comentários to “Sobre

  1. Marianne de Souza Siqueira
    8 de junho de 2016 às 13:32

    Olá Vania!
    Assim como muitas aqui também recebi o diagnóstico de câncer de mama no dia 01/05/2016 (recentemente). Foi um susto enorme, pois tenho 30 anos e estava com o casamento marcado para dia 13/08/16. Estava tudo quase pronto para o casamento quando recebi essa notícia. Resolvi adiar o casamento para Março de 2017, pois sinceramente, fiquei insegura do que esperar da quimioterapia.
    O meu tratamento começou e vão ser 4 “vermelhas” de 21 em 21 dias e depois irei fazer semanal.No total vão ser 8 meses de quimioterapia e depois irei fazer a cirurgia para a retirada dos nódulos (são dois nódulos na mama esquerda). A quimioterapia foi recomendada primeiro para diminuir o tamanho dos nódulos, pois tenho a mama pequena e eles são grandes.
    Fiz a primeira quimio dia 19/05/16 e a segunda será quinta-feira agora dia 09/06.Graças a Deus não senti muito os efeitos até agora. Só efeitos leves. Só meu cabelo está caindo muito (Acho que vou ter que cortar tudo). Gostei muito de conhecer e ler suas histórias tem me ajudado muito. Creio que Deus tem um propósito em tudo isso. Muitas pessoas estão orando por mim e isso me fortalece a cada dia.Gostaria de saber como posso comprar um livro seu?
    Parabéns pela sua determinação e pela sua maneira de encarar as situações! Pode ter certeza que isso nos inspira e nos alegra muito.Também gostaria de ir em uma palestra sua, por favor, quando vier em Goiânia me informe.
    Parabéns a todas nós que somos guerreiras!Quero sair curada desse tratamento, assim como muitas que já escreveram aqui.
    Um grande abraço!!!

  2. Joyce Libório
    11 de abril de 2016 às 16:09

    Olá Vânia,
    Achei seu blog e viajei em suas histórias. Muito interessante a maneira de contá-las.
    Tenho 30 anos e em fevereiro/16 recebi o resultado da biópsia feita em Janeiro desse mesmo ano. Câncer de mama D, como receber tal diagnóstico sem deixar cair uma lágrima, sem pensar que sua vida acabou ali naquele momento. Que todos os sonhos podem simplesmente não virar realidade! Passei por tudo isso, mas logo me veio à vontade de vencer, e o que eu mais quero é sem duvidas viver é viver muito. Fiz a cirurgia de retirada da lesão com linfonodosentinela, graças a Deus NEGATIVO. Fiz imuno histoquimico positivo para receptores hormonais. Iniciei o tratamento com o Tamoxifeno há exatamente uma semana e ainda não tive nenhum tipo de reação. Quanto a radioterapia, vou iniciar após o dia 17/4, pois nesse dia farei um mês de operada e só indicado o tratamento após 30 dias de pós operatório. Me sinto um pouco ansiosa com tudo isso, mas Deus é grande demais e tem um propósito para todos nós! Como já dizem por aí, Ele dar aos seus melhores guerreiros sua maiores batalhas!!!
    Meu sonho assim como o seu eh poder ser mãe um dia, e após o tratamento será minha primeira vitória, conseguir gerar uma vida!
    Obrigada pela oportunidade de desabafar.
    Fica com Deus

    • 15 de abril de 2016 às 11:26

      Olá querida Joyce,
      nunca ninguem esta preparado para receber uma noticia de um cancer. Não importa a idade ou situacao. E, o que importa, como vc mesma diz, é encontrar o seu propósito. Procure tirar o máximo de aprendizados positivos sobre esta fase da sua vida para levar adiante. E depois, estarei torcendo para que realize o seu (nosso :) ) sonho, ser mãe!
      Um grande beijinho e muita saúde

  3. 11 de janeiro de 2016 às 09:08

    Eu vendo o Creme Biafine.
    Peco licença para divulgar . Dê um gosto na pagina e um partilhar. É um ato de amor e solidariedade para fazer as pessoas conhecerem o produto.
    Creme para proteção das queimaduras do doloroso processo da radioterapia. Queimaduras de 1 a 3 graus sejam solares ( o creme não tem protetor solar) ou queimaduras de coisas quentes. Pos depilação e tatuagens. Embelezamento das maos, pés. Reconstrução de partes extremamente ressecadas.
    Me contatem:
    E-mail:irlemr@hotmail.com
    WhatssApp:00351961436711
    Blog:cremebiafinebrasil.blogspot.pt

    https://www.facebook.com/Biafine-Brasil-Creme-proteção-radioterapia-1561054340810427/

  4. Cristian
    23 de outubro de 2015 às 14:55

    Oi Vania, tenho 32 anos recebi um diagnóstico de ca de mama em agosto deste ano. No início foi muito difícil, um choque realmente… E foram os sites e blogs sobre o assunto que me ajudaram a enxergar que eu não era a única a passar por isso tão nova, e que me ajudaram a entender mais a doença. Em nenhum momento desanimo, estou careca já, as vezes fico bem fraca, mas tenho fé que isso tudo é passageiro e logo estarei bem e saudável.
    Te conheci buscando na net formas de amarrar os lenços e adorei seus videos, já usei várias amarrações já fui elogiada por elas, :).
    Obrigado pelas postagens, você faz diferença na vida das pessoas que estão passando por um cancêr.
    Muita luz, saúde e sucesso.
    Beijos

    • 4 de novembro de 2015 às 15:48

      Olá Cris,

      é uma fase chatinha mas não é o fim do mundo não é? Felizmente tem tratamento e, depois de todos os tratamentos continuamos com a nossa vida. Deve estar com uma carequinha linda e fico feliz em saber que esta sendo elogiada com os lenços. Sei bem a sensação ue dá quando isso acontece. Sentimos a nossa autoestima tão frágil e de repente chega um elogio…ai que delicia! :)
      Um grande beijinho. Força e paciência até chegar no final desta etapa

  5. Thainara Alves
    16 de outubro de 2015 às 22:05

    Olá Vânia, estou adorando ler o blog. Confesso que após começar a lê-lo mudei muito meu ponto de vista em relação ao Câncer. Meu caso é diferente, fui diagnosticada com Leucemia Mielóide Aguda, já em estado avançado. Tem sido difícil aceitar, pois não é fácil o tratamento.. Sessões de quimioterapias, transfusão de sangue, o famoso catéter que não é nada agradável, cabelos (que são a minha paixão) caindo muito etc …
    Gostaria de conversar melhor com voce se não se importar é claro. Se tiver algum telefone que eu possa ligar ou falar pelo ”zapzap” ficarei muito feliz.
    Um abraço carinhoso. Boa Noite!

    • 13 de fevereiro de 2016 às 14:09

      Olá Thainara,

      Gostaria de ter contato contigo pois estou também com Leucemia Mielóide Aguda e comecei o Tratamento em 28/12/15.
      Seria interessante podermos traçar algumas idéias durante o tratamento.
      Seria possível passar uma forma de contato.

      Clair

Escreva um comentário

*